BLOG

Redes sociais agregam espíritas progressistas

Os depoimentos são encantadores, no sentido justo da fraterna esperança, de que não seja necessário deixar de ser espírita para continuar sendo cidadão ou cidadã progressista.

Páginas e grupos onlines com as tarjas “progressista”, “esquerda”, “democracia” e “socialismo” dentre outras, promovem espaços de encontros virtuais entre espíritas, que em grande parte sofreram decepções com as posturas incoerentes de irmãos de doutrina, que falavam de amor e caridade fazendo arminhas com as mãos, demonstrando apoio a Bolsonaro.

No entanto, este movimento não é novo, embora a aura de “união, fraternidade e caridade” que pairava sobre a visão das casas espíritas no Brasil, servisse como estratégia de invisibilização dos direcionamentos progressistas, pois qualquer dissidência logo era taxada de “assédio espiritual” e “obsessão”, um gesto político e intimidatório.

Se é verdade que a vida tira flores até dos lodaçais mais pantanosos, eis que Bolsonaro e sua desumana atuação política remexeu nas águas falsamente pacíficas nas quais estava mergulhado o movimento espírita brasileiro.

Foi impossível conter a turbulência no interior dos seres, que de muitas maneiras, balançaram a estabilidade de plástico de muitas casas.

Este rebuliço salutar se deu de uma extremidade a outra deste país continental, e as redes sociais revelaram e agregaram aqueles que pensam o amor como justiça social e não negociam a fé em nome do status quo.

Ser de esquerda e espírita não é mais um tabu, pois o amor não se resume ao “assim seja” das manobras condicionantes; eis que o cérebro reconhece sua função diante da fé, e os princípios que assinalam a ética cristã em consonância com as orientações de Kardec florescem no território da perseguição, exalando perfume de libertação.

Amar sem preconceitos. Os braços longos de Jesus acolhem a todos nós. Seus ensinamentos, porém, nos apontam os vulnerabilizados pela astúcia e sede de poder de parte da humanidade, como prediletos do senhor.

A voz dos que são silenciados pela força, e a força dos que são enfraquecidos pelo silêncio, eis a Boa Nova Evangélica do Mestre. Um anúncio de paz aos corações feridos pelas guerras, Jesus humanizado em vida real, acolhendo as crianças, mulheres e homens caídos.

Espíritas progressistas, que as bençãos da misericórdia perdurem na acolhida fraternal, em todos os espaços da vida. Na presença, na virtualidade e na relação mediúnica, o amor integral seja o lume da ação.

Que a terra, nossa mãe matéria, seja honrada pelas escolhas sociais desta hora, fortalecendo a luz desde os nossos corações, para disseminarmos ideias de paz com justiça social.

139 respostas

    1. Não é um magnifico artigo,mas se apropriar do Espiritismo.Ele não é o que os contrarios a Bolsonaro dizem. A esquerda tem matado muita gente no mundo.
      O Espiritismo é os ensinamento de Jesus e Ele nunca colocou ninguém acima do outro.E nem condenou nenhum filho seu,até em quem não acredita Nele.E progressista não existe na termologia espírita assim como Espiritismo kardequiano.Só Espiritismo.E ele nunca separa.Mas nós sim quando nos apropriamos dele.
      O Espirtismo é Ciência,Filosofia e Religião.

    2. Só faltava essa, refúgio sórdido de comunistas que agem como bactérias. Espiritismo está no Pentateuco Kardequiano e não no disfarce político.

      1. a senhora é completamente ignorante em matéria de Comunismo portanto portanto recolha seu seu maniqueísmo e não queira Influenciar Pessoas bem intencionadas que bem entende o que seja comunismo histórico bem entendido econômico e filosófico

      2. Querido irmão, ponha mais amor no seu coração. Somos todos irmãos. De esquerda, de direita, de centro,.. reflita

    3. Que bobagem. Que perda de tempo. Esqueça essas discussões sem propósito Cristão. Vá praticar a caridade. Deus abençoe a todos.

      1. “Espíritas progressistas”? “Espíritas de esquerda”?? Isso tem nada a ver com espiritismo! Na minha opinião eh claro! Vamos seguir a codificação! O resto eh intetesse próprio, vaidade, egoísmo, etc.

        1. voce com certeza votou no BOLSONARO diz que faz CARIDADE distribuindo sopa e cestas básicas para os “pobres” o seu Centro….
          Mas o que você já fez pela luta da igualdade social… Você e todos que pensam igual a voce não passam de FARISEUS HIPÓCRITAS

      2. Eu tenho é medo dessa divisão no meio espírita. Os esquerdistas espíritas são agressivos e mordazes. Os de direita, cheiram à igrejismos e hipocrisia. Não vou pra nenhum dos lados. Estudo a Doutrina Espírita, é me esforço em meu melhoramento. Auxílio meu próximo dentro da minha capacidade. Ponto.

    4. Meus amigos irmãos, que Jesus nos guie nesse momento em que o ódio contamina o coração da criança mais pura.
      Somos todos imperfeitos, em busca da evolução.
      Doutrinas de direita e de esquerda foram avessas à proposição do Cristo, simplesmente porque foram colocadas em prática pelos homens, em pleno desenrolar de sua evolução.
      Erramos erguendo ambos os estandartes, da direita e da esquerda.
      Com muito respeito aos irmãos que interpretam de forma contrária, enxergo o cristianismo (e não somente o espiritismo) como um movimento de revolução moral, que prega comportamentos que mais se alinham ao campo progressista, no momento em que trazidos à realidade social, política e econômica.
      Quando pensamos no conceito de “céu” (e os livros que retratam as colônias espirituais seguem essa linha) traduzimos o próprio conceito do comunismo utópico (lideres por ascensão moral, igualdade de oportunidades, harmonia plena, etc…).
      Para quem quiser se aprofundar um pouquinho em história, vai descobrir que o mundo jamais viu o verdadeiro comunismo, senão uma aristocracia que implementou um regime totalitarista com alguns vieses socialistas, mas longe do comunismo utópico.
      Diante desse cenário, o mais ferrenho crítico do que ocorreu na URSS é o próprio idealizador do comunismo.
      Um cristão progressista, se alinha ao ideal comunista, mas somente pela via democrática, sem qualquer intervenção violenta, por mínima que seja.
      Mas o foco da questão, que deu ensejo ao artigo, não é o comunismo meus queridos irmãos, mas o neofascismo que contaminou boa parte do mundo democrático, inclusive o nosso amado país.
      Nós espíritas devemos estar ao lado de um governante que se lamenta pelo fato de o Brasil não ter tido a mesma sorte que o povo americano, porque os índios daqui não foram todos massacrados como os de lá?
      De um governante que fomenta o desmatamento e a grilagem de terras indígenas?
      De um governo que quer armar (não amar) a população, ainda que todos os estudos comprovem que isso só irá aumentar a violência?
      De um governo que quer acabar com os direitos sociais, o que levará com que haja ainda mais concentração de renda?
      De um governante que já se pronunciou publicamente contra os direitos das mulheres, dos homossexuais, dos negros e das minorias de um modo geral?
      Como apoiar alguém que tem um torturador ou torturadores como heróis (Ustra, Pinochet, etc…)?
      Eu poderia aqui dar outros exemplos de vários outros comportamentos não cristãos, mas paro por aqui porque o sentido dessa post não é atacar um irmão eleito presidente, mas apenas uma dialética a luz da sua conduta como cristão; se merece ou não o apoio da comunidade espírita.
      Meus caros, ao criticar o nosso governo, o fazendo com muito respeito, não estou a defender corruptos de outrora, tampouco deixando de aceitar uma derrota, até porque não disputei as eleições ou faço parte de algum partido político.
      Se trata de uma análise reflexiva acerca do nosso presente, da postura que nós espíritas devemos tomar diante desse cenário catastrófico que se aponta no plano político, social e econômico.
      Irmãos queridos, devemos olhar para o passado apenas com efeito didático, mas não para justificar a insistência do erro no nosso presente.
      Amor e caridade é a nossa bandeira maior.
      Respeitemos a posição partidária e política de cada um, só não podemos ser coniventes com a postura anti cristã, de qualquer governante que seja (de direita ou de esquerda).
      Que Jesus abençoe a todos nós, que nos ilumine ao um futuro de igualdade de oportunidades, de amor, respeito às diferenças; a um mundo em que o capital sirva o social e não o contrário!
      Que Jesus esteja conosco, sempre!

      1. Ótima reflexão. Acrescento como ilustração/esclarecimento:
        AS LEIS MORAIS- LIVRO III-Capítulo I
        *LEI DIVINA OU NATURAL*
        LE. 616 – …os homens, por sua vez, são obrigados a modificar suas leis, por serem imperfeitas…
        LE. 621 – Na consciência.
        *O BEM E O MAL*
        LE. 632 – …observai o que gostaríeis e o que não gostaríeis que vos fizessem…
        *DIVISÃO DA LEI NATURAL*
        LE. 647 – …os preceitos genéricos e muito vagos deixam muitas portas abertas à interpretação.
        LE.648 – “A última lei é a mais importante; é pir meio dela que o homem pode progredir mais na vida espiritual, visto que resume todas as outras”.
        *LIMITE DO TRABALHO. REPOUSO*
        LE. 685 – obrigação e forças devem ser proporcionais.
        685a – O forte deve trabalhar para o fraco. (APOSENTADORIA, COMO UM DIREITO), destaque meu.
        Capítulo VII
        * VI. LEI DE SOCIEDADE*
        LE.767 – …e todos devem colaborar para o progresso, ajudando-se mutuamente…
        LE.768 – …mas, sozinho, não pode fazê-lo, porque não dispõe de todas as faculdades…

        Observem que destaquei trechos de ordem conclusivas nas respostas. Ao entendimento de fundo, recorram a pergunta formulada por Kardec.

        Ótima reflexão:
        “não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual; somos seres Espíritos ETERNOS, passando por uma experiência humana”.
        PAZ E BEM!

      2. Nossa!!!!
        Perfeita reflexão sobre a atualidade e contexto histórico que se intitulou como comunismo.
        Parabéns

  1. Ótimo artigo, é bem isso mesmo, esse conservadorismo estava lá, escondido, bastou um chacoalhada pra vir à tona

  2. QUEM DIZ QUE QUE É ESPÍRITA MAS, NA VERDADE, APÓIA A DOUTRINA COMUNISTA, DEVERIA VER OS SEGUINTES TRECHOS DE LIVROS DE KARDEC E DE CHICO XAVIER, ALÉM DESTE VÍDEO DE DIVALDO P FRANCO: https://www.youtube.com/watch?v=BQ877gXUccM
    1) Livro dos Espíritos:
    811. Será possível e já terá existido a igualdade absoluta das riquezas?
    “Não; nem é possível. A isso se opõe a diversidade das faculdades e dos caracteres.”
    a) — Há, no entanto, homens que julgam ser esse o remédio aos males da sociedade. Que pensais a respeito?
    “São sistemáticos esses tais, ou AMBICIOSOS CHEIOS DE INVEJA. Não compreendem que a igualdade com que sonham seria a curto prazo desfeita pela força das coisas. Combatei o EGOISMO, que é a vossa CHAGA social, e não corrais atrás de QUIMERAS.”
    2) Capítulo XVI do Evangelho Segundo o Espiritismo, item 8:
    ”A desigualdade das riquezas é um dos problemas que inutilmente se procurará resolver, desde que se considere apenas a vida atual. A primeira questão que se apresenta é esta: Por que não são igualmente ricos todos os homens? Não o são por uma razão muito simples: por não serem igualmente inteligentes, ativos e laboriosos para adquirir, nem sóbrios e previdentes para conservar. É, aliás, ponto matematicamente demonstrado que a riqueza, repartida com igualdade, a cada um daria uma parcela mínima e insuficiente; que, supondo efetuada essa repartição, o equilíbrio em pouco tempo estaria desfeito, pela diversidade dos caracteres e das aptidões; que, supondo-a possível e durável, tendo cada um somente com que viver, o resultado seria o aniquilamento de todos os grandes trabalhos que concorrem para o progresso e para o bem-estar da Humanidade; que, admitido desse ela a cada um o necessário, já não haveria o aguilhão que impele os homens às grandes descobertas e aos empreendimentos úteis. Se Deus a concentra em certos pontos, é para que daí se expanda em quantidade suficiente, de acordo com as necessidades.”
    3) No livro Brasil Coração do Mundo Pátria do Evangelho, o espírito Humberto de Campos destrói o marxismo e diz que o capitalismo é o sistema chamado pelo alto para encaminhas as nações para o progresso, essa mensagem esta no capítulo 30 do livro, que é o último:
    ”Nesta época de confusão e amargura, quando, com as mais justas razões, se tem, por toda parte, a triste organização do homem econômico da filosofia marxista, que vem destruir todo o patrimônio de tradições dos que lutaram e sofreram no pretérito da humanidade, as medidas de repressão e de segurança devem ser tomadas a bem das coletividades e das instituições, a fim de que uma onda inconsciente de destruição e morticínio não elimine o altar de esperanças da pátria. Que o capitalismo, visando à própria tranquilidade coletiva, seja chamado pelas administrações ao debate, a incentivar com os seus largos recursos a campanha do livro, do saneamento e do trabalho, em favor da concórdia universal.”
    4) Emmanuel, no livro A Caminho da Luz, fala sobre o socialismo, no que marca o capítulo XXIV da obra, que ele intitula de “O espiritismo e as grandes transições” e elenca vários temas, esse abaixo é o que esta escrito no trecho em que ele dedica ao socialismo, fazendo clara menção aos desastres dos regimes socialistas no séc XX:
    “Aparece o socialismo propondo reformas viscerais e imediatas. Alguns idealistas tocam a Utopia de Thomas More, ou a República perfeita, idealizada por Platão. Fundam-se as alianças de anarquismo, as sociedades de caráter universal. Uma revolução sociológica de conseqüências imprevisíveis ameaça a estabilidade da própria civilização, condenando-a à destruição mais completa. O fim do século que passou é o cenário vastíssimo dessas lutas.”.
    No trecho que se segue, onde Emmanuel denomina “Restabelecendo a Verdade”, ele fala da missão do espiritismo e inclui que, dentre elas, compete a nós espíritas o combate, no sentindo de desmenti-las, às teorias igualitárias absolutas (mesma denominação que, no trecho anterior, ele usa para referir-se ao socialismo):
    “Com as verdades da reencarnação [ele esta se referindo ao espiritismo], veio explicar o absurdo das teorias igualitárias absolutas”.
    5) Kardec diz em ”Viagem Espírita”, de 1862, nos ‘Discursos pronunciados nas reuniões gerais dos Espíritas de Lyon e Bordeaux – III’, o seguinte: “a totalidade das riquezas, postas em comum, criaria uma miséria geral, em vez de uma miséria parcial; que a igualdade hoje estabelecida seria rompida amanhã pela mobilidade da população e pela diferença entre as aptidões.”.
    6) Na Revista Espírita do ano de 1863, Edição de Fevereiro, na parte denominada ‘Sermões contra o Espiritismo’, Allan Kardec, em resposta a injúrias contra a Doutrina Espírita proferidas por um bispo do Texas, em sermão realizado na Igreja de Saint-Nizier, o qual acusava o espiritismo com os seguintes dizeres: ”O espiritismo vem destruir a família, aviltar a mulher, pregar o suicídio, o adultério e o aborto, preconizar o comunismo, dissolver a sociedade.”.
    Kardec, de forma segura e inconteste, responde: ”Temos necessidade de refutar semelhantes asserções? Não; basta remeter ao estudo da doutrina, à leitura do que ela ensina, que é o que se faz em toda parte. Quem poderá acreditar que pregamos o comunismo depois das instruções que demos a respeito no discurso publicado in extenso [referindo-se ao discurso da ”Viagem Espírita”, de 1862] no relatório de nossa viagem em 1862? Quem poderá ver nas palavras seguintes uma excitação à anarquia, encontradas na mesma brochura, página 58 ‘Em todo caso, os espíritas devem ser os primeiros a dar exemplo de submissão às leis, no caso de serem convocados’.”
    E mais recentemente foi editado o livro O Partido (espírito Angelo Inácio) que também condena o Comunismo.

    1. https://jornalggn.com.br/analise/ser-progressista-qual-o-significado-desta-posicao-por-rogerio-maestri/

      Primeiro vc precisa entender o q significa progressista.
      Queremos igualdade de oportunidades. Onde o pobre e o rico estudem nas mesmas escolas e possam concorrer igualmente as vagas oferecidas pelo mercado. Queremos que o negro, pobre, gay, mulher, homem etc… tenham respeito igual na sociedade. Existem hj no mundo, mais casas vazias do que gente sem casa. Isso é justo?? É justo que uma pequena porcentagem ganhe milhões de reais por dia enquanto tem gente passando fome??? Então o espiritismo diz q a gente tem que dar esmola e pronto??? Se o egoísmo é a chaga da humanidade, os que querem dinheiro e lucro a qq custo estão certos e nós que queremos um mundo menos injusto estamos errados???? Jesus nasceu numa manjedoura em meio a simplicidade. É certo que homens vivam numa vida de extremo luxo e riqueza enquanto outros passam fome????

      1. É preciso entender que os espíritas que votaram em Bolsonaro, o fizeram contra a corrupção que atingiu medidas insustentáveis. Entraram na onda do nós contra eles, que o PT sempre difundiu em suas campanhas. Exigiram mudanças e o fim da bandalheira instalada, que destruiu o Brasil. Portanto, essa conversa entre direita e esquerda não está bem colocada. Acho que deveria ser colocado entre a corrupção x limpeza. Muita paz e fé no Brasil.

        1. O “espirita ! que votou no bolsonaro escolheu o discurso do ódio, a xenofobia, a corrupção, sendo escancarada e clara ainda mais agora, escolheu o ódio especialmente aos pobres, pois todos viram ele dizer que pobre só serva para votar. tem que chegar com o título de eleitor na mão e o diploma de burro no bolso.
          Resumo: não enganou nenhum “bom cristão” que votou nele. Esse é tipo de religioso, hipócrita e egoista. votaram contra o povo, não contra a corrupção.

      2. QUER DIZER ENTÃO QUE KARDEC, CHICO XAVIER E DIVALDO P FRANCO ESTÃO ERRADOS. E VOCÊ ESTÁ CERTO(A).
        QUE PIADA SEM GRAÇA.

    2. Jesus ensinou na passagem do jovem rico que a matéria nos prende a terra. O capitalismo, com seu objetivo de acumular riquezas desvirtua nossa procura para o desenvolvimento espiritual. No meu ver, cidades como Nosso Lar parece mais com uma sociedade socialista do que uma sociedade capitalista. Entendemos que a evolução vem do mundo espiritual para o mundo material, assim , um dia, teremos sociedade a exemplo de Nossa Lar no mundo material. Com certeza ,para mim que sou socialista , adaptarei muito facilmente nesta nova sociedade.

    3. A desigualdade existe, mas não é humano simplesmente deixar os pobres e miseráveis abandonados à sua própria sorte. Simples assim

    4. Meu caro
      Você seria o primeiro a crucificar Jesus, se acaso ele estivesse encarnado nesses tempos. Vejo que você não entende absolutamente nada de comunismo.

      1. QUER DIZER ENTÃO QUE KARDEC, CHICO XAVIER E DIVALDO P FRANCO ESTÃO ERRADOS. E VOCÊ ESTÁ CERTO(A).
        CONTE OUTRA PIADA.

    5. Todos os que se consideram de esquerda são comunistas? O texto sequer citou “comunista”. Ser de esquerda, progressista, não tem absolutamente nenhuma relação com ser comunista. Kardec nos orientou a estudar. A falsa compreensão do espiritismo e de história, leva a comentários infelizes como esses.

    6. Mas quem está falando em comunismo? Só não dá pra aceitar a hipocrisia e o desgoverno que tomou conta do país nos últimos tempos.
      Amar o próximo ou suportar as diferenças. E dividir o que se pode dividir. Me parece que alguns elitistas espiritas há alguns anos atrás torceram o nariz para a umbanda. Seria os irmãos contrários à progressistas de outra monta?

    7. Estou tentando entender que ESPIRITA se empenharia tanto para falar num espaço como esse, de um comunismo que não existe no Brasil… selecionando, interpretando a ” sua maneira…” esqueceu de falar da MAXIMA do ESPIRITISMO a CARIDADE!!! Sim, as desigualdades, sociais, intelectuais… existem para nossa evolução… e a evolução é justamente o AMOR FRATERNO, AMOR AO PRÓXIMO!!! DAR o que nos faz falta, não o que nos sobra! Se isso não é buscar a igualdade não sei o que é… Assim Buscamos um Mundo de Regeneração… Você pelo visto entende a EVOLUÇÃO.Lamento.
      Gostaria de saber se a FEB foi consultada a respeito dessa matéria? É você meu caro, fala em nome de que?

    8. Cada um interpreta a Doutrina como lhe convém. É certo?
      Não gostaria de estar na mesma Casa Espírita que você.

    9. Absolutamente correto e coerente . ESPIRITISMO nada tem a ver com ideologias de esquerda !
      ESPIRITISMO chegou até nós como síntese de todo CONHECIMENTO, é uma doutrina ESPIRITUALISTA e repleta de paz e harmonia.
      A esquerda jamais dará bons frutos. Vejam Stálin, Mao, Castro, Guevara, e outros, vítimas da psicopatologia esquerdista.

    10. Parabéns a você que, com toda propriedade, e tão bem fundamentado expôs a essência do Espiritismo. Faço das suas as minhas palavras, com sua licença, em defesa do Espiritismo. Estão fazendo do Espiritismo o que fizeram do Catolicismo, ou seja, estão tomando partidos, dividindo o movimento e promovendo o enfraquecimento do que o Cristo nos prometeu para um salto na nossa evolução. Que Deus continue lhe abençoando e fortalecendo nos seu propósito cristão.

    11. Parabéns pelo comentário esclarecedor para os atropelados por uma ideia sem sentido, o comunismo. Essa insana teoria não se adequa à fé cristã, por prega o seu extermínio, isso a história jamais desmentirá.

      1. bom dia! Venho aqui expressar minha tristeza com o artigo acima, que expõe de forma clara o quanto nós, os espíritas, ainda não compreendemos o que Kardec postulou com a ajuda dos Espíritos Codificadores.
        Quando criamos rótulos, tal qual o “Espírita Progressista” descrito no artigo, fomentamos a separatividade no movimento no qual estamos inseridos.
        Esquecemos o novo mandamento que Jesus nos deixou, expresso no evangelho de João, capítulo 13, versículo 34: amai-vos uns aos outros. Como Eu vos amei, assim também deveis amar-vos uns aos outros.
        A intolerância, a incompreensão, a vaidade e o orgulho permeiam e poluem nossas relações dentro das casas espíritas. Damos importância exagerada a detalhes que deveriam ser relegados a segundo plano.
        Meus irmãos, somos imperfeitos, como sabeis! Ainda falta-nos a compreensão de muitas coisas, mas o que não deve nos faltar nunca é o Amor.
        Aprendamos a conviver pacificamente, Aprendamos a compreender as imperfeições alheias. Aprendamos a conviver com as diferenças. Aprendamos a ver o lado bom de cada pessoa, desenvolvendo a capacidade de aproveitar o melhor que elas têm a oferecer.
        Recomendo a todos a leitura do capítulo 5, da segunda parte do livro Paulo e Estêvão, psicografado por Chico Xavier e ditado pelo Espírito Emmanuel. O capítulo tem por título “Lutas pelo Evangelho”. Essa leitura dará subsídios indispensáveis à compreensão da importância da mudança de nossas condutas frente à relação com nossos confrades e confreiras e nos ajudará na resolução dos conflitos que possam surgir.
        Que Deus proteja a todos.

    12. Primeiramente ser de esquerda,nada tem haver com as besteiras dita por voce,ser de esquerda nao é ser comunista nem nunca foi ser de esquerda não é esse socialismo afundado que se refere,é sim devender uma luta social justa uma condição de igualdades de forças,e no mais é certo que ser espirita nao é ser neo liberal capitalista e provocar a fome e misseria dos menos afortunados.Deus é so um,alguns seres também falam asneiras,tudo deve ser questionado

    13. Parabéns pelo comentário, com a pele da fraternidade, os lobos da esquerda, querem se infiltrar entre os espíritas, para ter nosso apoio para seus fins egoístas e nefastos, com sua ideologia hipócrita, e a serviço das trevas, querem novamente ter o poder, que graças ao Cristo, deles foi tirado e foi colocado nas mãos de homens competentes e justos.

    14. Daí a Cesar o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus. MT 22:21. Amigo!!! parabéns pela exposição. Aliás de maneira sucinta, coerente, embasada e fundamentada no evangelho e na doutrina espírita. Ideologias políticas pessoais ou partidaria como defendida pelo autor da meteria, ao meu vê não representa necessariamente o entendimento proposto pela doutrina.

    15. Deus vos abençoe pela aula à nobre jornalista que se permite guiar por um viés onde novamente Barrabás deve ser solto, e o Cristo crucificado por milhões!

    16. A velha história de criticar o “cisco no olho do irmão e não enxergar a trave no próprio olho”, ou de fazer primeiro o julgamento antes da compaixão. Ao invés de entender o porquê do esforço dos amigos em coadunarem suas crenças espíritas e espiritualistas com uma visão política mais progressistas o colega acima preferiu fazer um tendencioso esforço intelectual para associar a postura de espíritas progressistas com a doutrinação comunista nos moldes totalitários. O colega optou discutir política e para isso manejou até mesmo passagem descontextualizadas da Codificação e da obra de Emmanuel.
      Amigo, quando falamos de visão mais progressistas estamos falando de defesa de Direiros Humanos, proteção ao corpo feminino, ao meio ambiente, combate ao preconceito, à xenofobia, ao racismo, ao genicidio indígena, leis e políticas públicas de proteção à vida e promoção ao bem estar.. não é mais ou menos isso que os livros de Andre Luiz diz constar nas esferas superiores ? E porque não começarmos a “exercitar” isso aqui? Veja só, isto não tem a ver com doutrinação, mas sim com coerência cristã. Fim da tortura? Sou comunista por defender isso, jura? Sei que haverá muitos escândalos, já que vivemos num mundo de provas e expiações, mas que não seja por mim que esse escândalo venha e que eu não se omita ou silencie quando ele emergir: a humanidade conquistou ferramentas suficientes para dirimir desigualdades e limitar o poder de tiranos. E temos que ter muito cuidado quando lemos, fichamos e palestramos sobre o Evangelho achando que isso é viver o Evangelho. Colega, você citou muitas passagens da codificação, mas acredito que tanto eu, quanto você precisamos ler e viver o capítulo XI e o XII do ESE -“amai o próximo como a si mesmo” e “amai os vossos inimigos”.. talvez seria um primeiro passo para aceitarmos que não estamos de um todo errado mas talvez falte a nós viver mais o evangelho e seguir o exemplo do Cristo ao invés de adequarmos a doutrina à nossa concepção política. Que os bons mentores possa lhe auxiliar nessa jornada e deixo aqui meu Instagram para que possamos partilhar o pão do conhecimento de cada dia, ciente qud estou que posso aprender muito contigo. Victor_de_S0uz4

      1. ACORDE!
        DESDE QUANDO OS COMUNISTAS AMAM O PRÓXIMO?
        MAIS DE 100 MILHÕES DE PESSOAS FORAM MORTAS PELOS GOVERNANTES COMUNISTAS NA CHINA, RÚSSIA, UCRÂNIA, CUBA, CORÉIA DO NORTE, VENEZUELA, ETC.
        E VEJA O QUE APRONTARAM OS PRESIDENTES COMUNISTAS BRASILEIROS NOS ÚLTIMOS 16 ANOS. AFUNDARAM O BRASIL E FORAM PRESOS (E A OUTRA FOI EXPULSA DA PRESIDÊNCIA).

    17. Excelente! Aos tendenciosos que estudem para que suas colocações entremeadas de rancor, não causem mais mal que o socialismo tem causado à humanidade. A cada qual, segundo as suas obras.

    18. Gostaria de saber porquê que todos aqueles que lutam por uma sociedade mais justa e igualitária são logo tachados de Comunistas? acredito que amar ao próximo como a ti mesmo é desejar para o seu semelhante o que deseja pra vc mesmo e isso estar em desejar uma sociedade mais fraterna e igualitária tal como Jesus nos ensinou. E quanto a questão do LE em que diz que nem todos são ricos por conta de não terem as mesmas aptidões e capacidades não quer dizer com isso que eu vá me tornar um egoísta e orgulhoso ao ponto de não ajudar ao meu irmão desprovido de intelecto ou capacidade o ESE nos diz que devemos fazer o bem sem olhar a quem, então acredito que os que interpretam tais ensinamentos e com isso tentam justificar que a sociedade estar assim por conta da lei natural estão simplesmente arranjando subterfúgios para esconderem seu orgulho e falta de humanidade e amor para com seu semelhante.

      1. É como eu penso. Não me enquadro na doutrina materialista e nem como liberal. Penso que já passou da hora da humanidade encontrar um ponto de equilíbrio. Essa discussão de ser de esquerda ou de direita não leva a lugar algum. O momento é de pensarmos numa sociedade mais justa, inclusiva, que explore menos as pessoas que não atingiram o aprimoramento intelectual, ou seja, de vivenciar o evangelho em sua plenitude: amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo!

    19. Primeiro, ninguém é comunista, não queremos comunismo. Segundo o livro dos espiritos foi escrito em uma época determinada que não é a mesma de hoje, ou seja para aquela época estava certo para agora, como todas as coisas evoluem, o pensamento espírita deveria evoluir também compreendendo que por exemplo hoje já existem recursos suficientes para todos, o que falta é a correta destribuição etc etc etc…. Cansei de escrever…

      1. ENGANO SEU. LEIA O LIVRO QUE FOI ESCRITO EM 2015 CHAMADO “O PARTIDO” (espírito Angelo Inácio).
        ESSE LIVRO EXPLICA AS MOTIVAÇÕES ESPIRITUAIS DA CRIAÇÃO DO COMUNISMO E COMO OS ESPÍRITOS TREVOSOS IMPLANTARAM E CONTINUAM IMPLANTANDO ESSA DOUTRINA ABSURDA NA MENTE DAS PESSOAS.

      1. Queridos;
        Sendo cristão, qualquer pessoa de bom senso logo começa a praticar a caridade, mas com o tempo amadurece e conclui que nivelar as oportunidades oferecidas pela civilização possa ser o ato decisivo para que todos possam evoluir com igualdade de condições, deixando assim de existirem os desfavorecidos pela sorte bem como o orgulho dos filantropos de fundo de poço.
        Para que possamos edificar em nós o reino do Pai.

    20. Tão feio querer justificar o próprio sentido de “justiça” se apoiando em terceiros assim. Fala logo “tenho privilégios e problema de quem não tem”.

    21. Trechos da obra “Os Filósofos”, de Herculano Pires, o grande filósofo espírita, em que ele fala sobre Karl Marx:

      Podemos discordar de Marx, e mais ainda dos seus seguidores, e ainda mais dos seus intérpretes, mas não podemos negar-lhe a profunda humanidade de suas intenções e a grandeza profética de seu pensamento.
      Nele confluem a coragem e a audácia dos profetas hebraicos, para se fundirem com a audácia e a coragem dos modernos reformadores sociais.
      […]
      O Capital é uma baliza histórica. Antes dele, estende-se o panorama da pré-história socialista, com os sonhos e as utopias que vêm de Platão até Proudhon. Depois dele, o Socialismo adquire consistência filosófica e científica, estrutura política, e está assim preparado para tomar o seu lugar na realidade social. Jesus pregara a socialização pelo amor, e depois dele os primeiros cristãos reuniram-se em comunidades fraternas, das quais o Livro de Atos nos conserva algumas notícias. Marx vai ser apontado como o anticristo, pois pregará a socialização pela violência.
      Mas não se pode dizer que a pregasse pelo ódio. Bem ao contrário, encontramos em Marx a mais profunda compreensão do processo de desenvolvimento econômico e da influência inevitável das suas leis sobre os homens. A violência marxista, que decorre das leis de transformação da Natureza, pretende ser uma lei e não um princípio moral. É a constatação de uma fatalidade histórica, e não uma pregação intencional. […]

      O século renovador se transforma, assim, num século profético, de anúncio e preparação do futuro. Que é esse futuro, como será ele? Marx o diz incessantemente: é o reino da verdadeira humanização, do humanismo legítimo, ou da “humanidade socializada”. Vemo-lo sonhar a todo momento com esse mundo diferente, livre da exploração e da violência, esse verdadeiro Reino de Deus na terra, que Jesus não conseguiu com o amor, porque Jesus também era utopista e não científico. Mas no século XIX a era dos utopistas passou: estamos numa fase de superação histórica e novas perspectivas se abrem para a Humanidade toda. Sim, a Humanidade toda. Porque Marx não deseja a felicidade apenas para os proletários, como dizem os seus críticos de má-fé, mas também para os burgueses, para os ricos, que não perderão somente os seus haveres e o poder, mas também aquilo que os desumaniza: a embriaguez do dinheiro e da propriedade privada.
      Marx contempla os operários reunidos para tratar da revolução e escreve a Engels: “Em seus lábios, a fraternidade humana não é uma frase, mas uma verdade, e dos rostos que o trabalho tornou rudes, emana toda a beleza do humano”. Escreve também sobre o Comunismo, afirmando com a ênfase de um profeta bíblico: “… é uma fase real da emancipação e do renascimento humanos, fase necessária para a evolução histórica próxima… é a forma necessária e o princípio enérgico do porvir próximo… mas não é, como tal, o fim da evolução humana — é uma forma de sociedade humana”.
      E ainda, na Revue Marxiste, I, 13:
      Esse comunismo, sendo um naturalismo acabado, coincide com o Humanismo. É o verdadeiro fim da disputa entre o Homem e a Natureza e entre o Homem e o Homem. É o verdadeiro fim da disputa entre a existência e a essência, entre a objetivação e a afirmação de si, entre a liberdade e a necessidade, entre o indivíduo e a espécie.
      […]

      […]Seu lar é como a casca de noz de um barquinho milagroso, pairando sempre na crista das ondas, em meio aos temporais que ele vive enfrentando.
      Riazanov comenta esse fato, emocionado com o mundo de ternura que se derrama nas suas cartas à filha maior, cuja morte o feriu tão profundamente, que parentes e amigos temeram também pela sua vida. Aos amigos que lhe perguntavam qual era o seu lema preferido, costumava responder: Homo sum; humani nihil e a me alienum puto, ou seja: Sou homem; nada do que é humano me é alheio. Homem, portanto, vivendo entre homens, voltado para os problemas humanos, Marx não pretendia ser o profeta que foi, nem o Zaratustra que às vezes o pintam, mas apenas um descobridor de caminhos para a emancipação humana.

      1. “O espiritismo conduz precisamente ao fim que se propõe todos os homens progressistas. É, pois, impossível que, mesmo sem se conhecerem, eles não pensem da mesma maneira sobre certos pontos e que, quando se conhecerem, não se deem as mãos para caminhar juntos, na mesma rota, ao encontro de seus inimigos comuns, os preconceitos sociais, a rotina, o fanatismo, a intolerência e a ignorância.”
        Allan Kardec, na Revista Espírita, em junho de 1868.

        “O homem é livre na medida em que coloca seus atos em harmonia com as leis universais. Para reinar a ordem social, o Espiritismo, o Socialismo e o Cristianismo devem dar-se as mãos; do Espiritismo pode nascer o Socialismo idealista”.
        Léon Denis, em Socialismo e Espiritismo.

    22. Estou indignada com esse artigo. O presidente não disse em momento nenhum que é para ter armas e sair atirando a esmo.
      Ele é o 1o presidente eleito democraticamente e está trabalhando incansavelmente pelo país.
      O espírita não é obrigado a ter armas.
      Agora propagar mentiras é inadmissível.

    23. Meu irmão o espiritismo não condena nada e sim ensina que seus adeptos avaliem tudo e retenham o bem! Logo, não me venha criar regras ortodoxas em cima de opiniões sejam elas de Kardec, Chico, Divaldo ou de outros Espíritos! Afinal nem no mundo dos Espíritos eles tem concordância absolutista sobre estes assuntos! Amaí-vos e Intruí-vos!
      Um abraço fraternal!

    24. A patética e falaciosa tese da meritocracia sendo evocada constantemente para coonestar a censura aos que buscam igualdade de oportunidades e não igualdade de riquezas como se pinta, de propósito o suposto interesse do socialismo. Respondam o que é o “nosso lar”. Uma sociedade de classes regida pelos princípios de Mises, Hayek e cia ltda?

  3. Quem diz ser espírita e apoia Bolsonaro, deveria estudar melhor o Ev.de Jesus!

  4. Texto patético e completamente tendencioso, mostra claramente a intenção de subverter ao invés de esclarecer.
    O que jamais vai ser compatível é o comunismo/esquerdismo frente a quaisquer religiões ou doutrinas que não sejam as ditadas pelos seguidores do marxismo /leninismo.
    Textinho medíocre que mostra bem o que são as intenções nada espiritualizadas em detrimento da verdadeira forma de expressar a espiritualidade de cada um.

    1. Preferência por fascistas no poder e o capitalismo predador, perverso e assassino. Que raio de espírita é esse?!

    2. Quem falou em comunismo? Ser de esquerda é ser comunista? Está mais do que na hora de rever os conceitos corretos. Afinal, somos responsáveis por todo mal que surja do bem que deixamos de fazer. Deturpar conceitos é uma forma de fazer o mal. E confundir esquerda com comunismo é um mal proveniente da ignorância

    3. Então faz arminha para matar o seu próximo, índios, negros e pobres. Seu espírita sem noção. Então vc acha melhor a ditadura do que o comunismo? Cadê os seus olhos de ver?
      Está cego, dorme.

  5. Toda vez que vejo um comentário como esse partindo de um dito espírita o meu espirito se arrepia. Essa fascinação pelo comunismo que provocou o mais tenebroso período da nossa história recente com a ditadura. Parece que estou ouvindo os reacionarios , estes sim distantes e destruidores do cristianismo redivivo a que o espiritismo se propõe, lembrando os sectarios membros da seita católica TFP . Muito triste.

      1. Infelizmente o pessoal tá usando a lógica esquerda = comunista e isso é realmente muito triste. Lógico que o Espiritismo é contrário ao materialismo e sendo os postulados de Marx ou de outros economistas do outro espectro político também pautados no materialismo, o socialismo não se trata de algo prático (como o capitalismo contemporâneo tem provado suas falhas), isto é, um sistema que o codificador teria classificado como viável para o progresso da humanidade terrestre. O que nós espíritas devemos fazer é prezar pela solução que mais condiz com a doutrina, sem esquecermos de tolerar as divergências de opiniões do mundo de nossos irmãos.
        Não foi o Cristo que disse para reservar a César o que é de César? Por que tornar as querelas políticas o novo modus vivendi e vermos nossos irmãos de doutrina como opositores de guerra? Entendo os que prezam pela defesa de estruturas que veem como ameaçadas pelo materialismo, mas não é o fundamentalismo dos ditos Cristãos o maior obstáculo para a preservação da Árvore do Evangelho? É legítimo acreditarmos que nosso Deus deve estar acima de todos? Não estamos transgredindo a Lei de Liberdade ao vedarmos de nossos irmãos o Livre Pensar? A quem adoramos? Deus ou Mamon? Abraçaremos nossos irmãos espíritas ou foi adicionada a frase “serão reconhecidos por muito se amarem” o restante “e terem votado N em 2019”?

        1. Artigo em sintonia com a civilidade, onde o ideal de justiça engrandece o sentido de humanidade. Certamente a mentira que alimenta preconceitos e instiga falácias transitará pelos costumeiros ataques ao que desconhecem. Infelizmente as absurdas contradições explícitas dessa insanidade, não são suficientes para abrir os olhos de quem se diz em busca de paz e idolatra instrumentos de violência.

          1. a senhora é completamente ignorante em matéria de Comunismo portanto portanto recolha seu seu maniqueísmo e não queira Influenciar Pessoas bem intencionadas que bem entende o que seja comunismo histórico bem entendido econômico e filosófico no passado e no presente

      2. Que tal se colocar como progressista? Porque o poder reacionários, esse que acha que o conhecimento tem de estar restrito às mãos de uma minoria privilegiada, que se deve armar a população detentora das riquezas…etc. isso não se coaduna com o “fora da caridade não há salvação”.

  6. Se ser comunista é ser solidário, ser humano e trabalhar em prol do direito dos menos favorecidos, Jesus foi o maior comunista. Por que rotular tudo e institucionalizar essa divisão. Não é estranho viver essa divisão hj? Deus quer união. Ser homofóbico, racista, defender reformas que reduzem os direitos da população mais carente é o quê? Pelo amor de Deus, leiam o evangelho mas nas passagens que Jesus transitava entre os pobres e excluídos. Naquela época ele foi rotulado de rebelde, de ser contrário a ordem institucionalizada… Hj ele tb seria chamado de Comunista. Vamos por favor parar com rótulos e brigas e pregar a paz.

    1. Excelente texto vou repassar. Parabéns e não se intimide com discussos de ódio. Infelizmente vemos isso dentro do próprio movimento espírita

    2. A resposta mais sensata ate agora! Precisamos utilizar os conhecimentos da Doutrina Espírita para ajudar, para unir, para mostrar que ter piedade, cuidar e defender os mais fracos nao é ideologia política. Mas se um seguidor da Doutrina pensa diferente, ele precisa etudar mais o Evangelho e os ensinamentos do Cristo. Espírita fazendo “arminha” e com preconceitos não dá!.

    3. KKKKKK KARDEC FOI ORIENTADO PELOS ESPÍRITOS PARA NÃO SE ENVOLVER COM CARL MARX, PARA NÃO MACULAR A DOUTRINA PERCEBE !

    4. Pelo que eu sei, Jesus nunca condenou o rico, o próspero, apenas pregava o amor ao próximo e o desapego à vida material. Ele jamais se enquadraria como comunista em razão de grande sabedoria.

      1. Jesus nunca condenou ninguém, isso é fato. Mas ele pregou algo diferente do que os que se dizem Cristãos e são a favor da postura do atual governante pregam. Não, Jesus não era comunista, da mesma forma que não era capitalista, pois são rótulos que viram somente quase 1900 anos após sua passagem. Mas reduzir-se a tentar rotular o Cristo como não sendo comunista por sua sabedoria evidencia uma lógica perigosamente rasa, que eu acredito ser incompatível com o “ser espírita”.

    5. Parabéns pela lucidez. Não impo de Direita ou Esquerda, vamos focar no amor a paz, ao próximo e às transformações pelas quais passa o planeta, o Universo… Amemos, respeitemos as idéias e ideais em pro da evolução espiritual de cada um. Paz e bem.

    6. Lei o livro “A Lei” de Frederic Bastiat.

      Se vc continuar sendo de esquerda depois de ler esse livro gostaria muito de saber o pq.

    7. ACORDE!
      DESDE QUANDO OS COMUNISTAS AMAM O PRÓXIMO?
      MAIS DE 100 MILHÕES DE PESSOAS FORAM MORTAS PELOS GOVERNANTES COMUNISTAS NA CHINA, RÚSSIA, UCRÂNIA, CUBA, CORÉIA DO NORTE, VENEZUELA, ETC.
      E VEJA O QUE APRONTARAM OS PRESIDENTES COMUNISTAS BRASILEIROS NOS ÚLTIMOS 16 ANOS: AFUNDARAM O BRASIL E FORAM PRESOS (E A OUTRA FOI EXPULSA DA PRESIDÊNCIA, SENDO QUE, DURANTE O GOVERNO DELA, O BRASIL PASSOU A SER CAMPEÃO MUNDIAL EM NÚMERO DE MORTES VIOLENTAS).

  7. Excelente texto vou repassar. Parabéns e não se intimide com discussos de ódio. Infelizmente vemos isso dentro do próprio movimento espírita

  8. Ninguém é dono da verdade. Somos aprendizes e como tal devemos ter a humildade de reconhecer nossa limitação e nossa fragilidade no julgamento de nosso irmão. Acredito que enquanto colocarmos nossas ideias e valores como os corretos e impingirmos nossas “verdades”, vamos nos distanciando, cada vez mais, do amor, que deveria ser o principal e único sentimento para seguir.

  9. Acho que não se pode confundir um espectro político que se auto denomina progressista com uma doutrina de princípios cristãos. Há várias serpentes por trás dessa discussão. Muitos progressistas dizem que o aborto é progresso. Que tal?

  10. Triste é a falta de conhecimento de dizer que ser de esquerda é ser comunista.Sou espírita e de esquerda. Nunca serei a favor de armar pessoas,fazer dos dedos”armas”apontando em direção ao próximo. Depois da era Bolsonaro me tornei expectante ante a posturas de espiritistas de renome se pondo a favor da violência.

  11. Texto maravilhoso, totalmente coerente a verdadeira doutrina espírita, que Deus proteja nos dos falsos cristãos que enganam a muitos, assim como apoiadores de Bolsonaro com suas atrocidades.

  12. Nós espíritas não podemos deixar que turbulências políticas interfiram em nossa doutrina,fazendo com que haja uma certa divisão entre espíritas comunistas ou não…
    Se existe esse tipo de divergência política não deve ser incorporada á doutrina.
    Quando Kardec a codificou ele não impôs nenhum tipo de escolha política,e sim o conhecimento geral que os espíritos nos trouxeram para o melhor entendimento e prática cristã.
    EU APROVO O MOVIMENTO DE QUE PRIMEIRAMENTE SOMOS TODOS CRISTÃOS E O ESPIRITISMO NÃO SE PRONÚNCIA EM POLÍTICA ALGUMA,POIS ESSE NÃO É O SEU FIM….

  13. Precisamos de mais amor, caridade e sensibilidade com o próximo. Infelizmente, o nosso governo é o Bolsonaro, eleito pelos neopentecostais fanáticos. Nem esquerda, nem direita, mas amor ao próximo.

  14. Triste… Os edpiritas ortodoxos combatem a pobreza, porém. Degrndem a miséria estrutural. Contradição.

  15. Ah tá. O capitalismo que vigora é a saída para o bem comum. Ah por favor! O espiritismo é acima de tudo a liberdade de poder questionar, ter senso crítico. O Cristo, aprovaria o apoio a esse desgoverno que tem como base o ódio? !Com certeza não!Então, fico com o Cristo.

  16. Infelizmente muitos espíritas não compreendem o verdadeiro sentido de ser espírita. Não sabem o que é a verdadeira solidariedade, e taxam aqueles que não pensam como eles de esquerdopatas, ou outros. Esse é o véu da ignorância.

  17. Um absurdo. A doutrinação ideológica do mais b a ixo nível. Estar no mundo sem ser do mundo.Jesus amou os amigos e inimigos.Porém cada um colhe o que planta .O comunismo é a maior facção criminosa do mundo Mata milhões de pessoas no mundo inteiro.

  18. “Progressista” é um termo que políticos desonestos se apoderaram para iludir pessoas incautas. Induzem-nas a acreditar que eles lutam pelo bem do povo. Na verdade, esses “progressistas” lutam pelo próprio bem. O amor deles não é ao próximo e sim ao dinheiro e poder!

  19. Espiritismo é uma doutrina, não um partido. A espiritualidade evolui, não fica estagnada: nós aqui na Terra é q temos demorado a ampliar nosso entendimento.
    Duvido muito q algum espírito, com o mínimo de esclarecimento, se identifique com atitudes q estimulem o desamor, (como fazer arminha com a mão, por exemplo).
    Não adianta muito ser conhecedor de vasta bibliografia espírita, sem disposição de praticar o propósito maior do Criador: o amor.
    Melhor uma religião sem templo, com um Deus presente em todas as atitudes, q a prática vazia e repetida de gestos q desenham a antítese de Deus.

  20. Sou Espírita e sou de esquerda .
    Sou LULA LIVRE.
    Um dia esse grupo que está no poder hoje no Brasil vai avançar. Paciência e esperança.
    Vai entender que temos que nos tornar pequeno com os pequenos para chegar junto às conquistas.
    Estar ao lado dos caídos, cuida-los até sarar as feridas.
    Espiritas sim comprometidos com a dignidade do povo brasileiro.
    Viva Kardec
    Viva Jesus nosso Guia e Modelo.
    LULA LIVRE.

    1. SE VOCÊ CONHECESSE A FUNDO A DOUTRINA COMUNISTA E A DOUTRINA ESPÍRITA VOCÊ NÃO DIRIA ESSES ABSURDOS.

  21. Sou Espirita e sou de esquerda!
    Na casa espírita que frequento, não me sinto discriminada, também não discrimino… claro que me causa incômodo ver alguém apoiando golpe, atitudes que ameaçam a
    ademocracia, República… mas cada um está em momento evolutivo diferente… e o livre arbítrio é direito de todos! Que façamos as escolhas certas…

  22. Entendo que a livre iniciativa de pensamentos e práticas é o melhor partido sempre em respeito as leis e a ordem. O livre arbitrio é fundamental. Nunca repressão. Temos que ter uma fé raciocinada e não cega acreditando naquilo que politicos desiquilibrados pregam. O comunismo entendo que é a escravidão do livre arbitrio. Respeito, amor ao proximo, governos liberais com idéias progressistas de desenvolvimento e geração e acesso de oportunidades iguais para todos é o melhor.

  23. Se Jesus, reencarnado, hoje estivesse no Brasil, não seria usado uma cruz, mais seria morto pelas “arminhas de mão” de muitos neofariseus.

    《É mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus》(Lucas 18:24-25)

  24. Aconselho os ditos irmãos espíritas a lerem e refletirem sobre o livro de Leon Denis,Socialismo e Espiritismo.Tem em PDF para baixar gratuitamente…quem sabe essa confusão se esclarece.”A palavra mata,o espírito vivifica.”

  25. Ultimamente tenho visto espíritas apoiando o aborto, e gritando LULA LIVRE, o que mostra que existem muitos esquerdistas infiltrado no movimento espírita…… é preciso sempre lembrar que Kardec foi orientado a não se misturar com Marx pelos espiritos, para não deixar essa doutrina materialista dilacerar a doutrina espírita

  26. O Comunismo matou mais 100 milhões de pessoas mundo afora, na realidade, só conseguiu socializar a miséria por onde passou ou passa. O segundo comentário é melhor que o próprio texto. O menos pior é o capitalismo, pelo menos dá chance a um indivíduo prosperar, ao contrário do comunismo/socialismo.

  27. É muito ridículo esta postura de pessoas que se dizem espiritas e apoiam as insanidades deste Ser Bestial Bolsonaro que usando a farsa de ser um anti-comunista agride , descrmina e menospreza tod@os que não são brancos e ricos.
    Mas o que estamos vendo no meio espírita são pobres que ganham R$ 5.000,00 e se acharam classe média e são contra o aborto e querem o extermínio de adolescentes infratores e o fim da bolsa família para fazerem ” Caridade ” distribuindo sopa.
    Tem Espírita que não estuda história e diz que o Nazismo é de esquerda. Para estes desenfomados o” Nazismo é de extrema direita ”
    E parem de meter Jesus nesta covardia contra os mais pobres e excluídos. Jesus Cristo é a favor dos pobres , excluidos e descriminados.
    Além do Evangelho se informem no Livro dos Espíritos – cap. 11 – Da lei de justiça, amor e caridade.
    Muito será cobrado à quem muito recebeu.”JESUS “

  28. SÓ EXISTE UM ESPIRITISMO E É AQUELE CODIFICADO POR KARDEC NO SÉCULO DEZENOVE.
    E SÓ EXISTE UM ESPÍRITA E É AQUELE QUE SEGUE O ESPIRITISMO VERDADEIRO, OU SEJA, AQUELE CODIFICADO POR KARDEC.

    1. Mais uma demonstração de intolerancia religiosa e fundamentalismo, que triste.

  29. No capítulo intitulado Bônus-hora do livro Nosso Lar, encontra-se a perfeita descrição de um modelo econômico comunista. Lá dá certo por ser uma comunidade avançada. Se com a doutrina aprendemos que não há retrocesso, logo percebemos que esse é o caminho: evoluirmos ao ponto (e além, claro) em que se aplica tal modelo.
    Kardec também deixou clara orientação aos espíritas para se atentarem à fatos e não opiniões, como quando afirmou que esta doutrina deverá se submeter ao crivo da ciência, corrigindo-se ao ponto divergente quando este houver. Pois bem. À sua época pode ser que o mundo não fosse tão rico quanto hoje, daí que a divisão da riqueza pudesse causar sim, um colapso econômico. Mas hoje a concentração que 1% da população geral mantém, poderia suprir a carência do restante, sem que ninguém ficasse pobre. Ainda cedo pra aplicarmos tal utopia? Talvez. Mas bastaria-nos por ora medidas sociais mais brandas, que não chegam nem perto da ideologia marxista que tantos temem, para aplacar um pouco os efeitos nocivos de um capitalismo tão predatório como o que vemos atualmente, e que transforma o mundo numa grande arena de competição uns com os outros, inclusive com a natureza.
    Defender as adversidades “naturais” do capitalismo sob a ótica reencarnacionista é exatamente o mesmo que apoiar as divisões de castas da Índia, sob as mesmas desculpas.
    Mas Deus está conosco, não importa o lado que sigamos. Nós também estamos com Ele, só não sabemos ainda.

  30. Ser de esquerda é simplesmente apoiar uma agenda política que favoreça à redução das desigualdades. Nada além do que já está previsto na Constituição Federal. Agora as pessoas não percebem que essa confusão entre esquerda e comunismo é plantada com a finalidade única de destruir as conquistas sociais que favorecem os mais pobres. As pessoas perderam totalmente o senso crítico. Mas a fatura já está chegando. Aqueles que promovem ataques ao meio ambiente, às minorias indígenas e aos mais pobres em geral não saíram ilesos. Muito menos seus apoiadores. Vai todo mundo perder.

  31. Eu acho que o verdadeiro espírita é aquele que consegue conviver com as diferenças. Sejam de esquerda ou direita, estamos no mesmo barco. O problema que estão fazendo é a polarização: Bolsonarista de um lado e os esquerdopatas do outro. Acredito que nenhum país do mundo consegue viver com apenas uma ideologia. Vejam exemplos de Cuba, Venezuela e Coréia do Norte. Precisa haver um equilíbrio entre as ideologias. Se não vira ditadura (tanto para a direita quanto para a esquerda). Mas pior ditadura é aquela da mente.

  32. bom dia! Venho aqui expressar minha tristeza com o artigo acima, que expõe de forma clara o quanto nós, os espíritas, ainda não compreendemos o que Kardec postulou com a ajuda dos Espíritos Codificadores.
    Quando criamos rótulos, tal qual o “Espírita Progressista” descrito no artigo, fomentamos a separatividade no movimento no qual estamos inseridos.
    Esquecemos o novo mandamento que Jesus nos deixou, expresso no evangelho de João, capítulo 13, versículo 34: amai-vos uns aos outros. Como Eu vos amei, assim também deveis amar-vos uns aos outros.
    A intolerância, a incompreensão, a vaidade e o orgulho permeiam e poluem nossas relações dentro das casas espíritas. Damos importância exagerada a detalhes que deveriam ser relegados a segundo plano.
    Meus irmãos, somos imperfeitos, como sabeis! Ainda falta-nos a compreensão de muitas coisas, mas o que não deve nos faltar nunca é o Amor.
    Aprendamos a conviver pacificamente, Aprendamos a compreender as imperfeições alheias. Aprendamos a conviver com as diferenças. Aprendamos a ver o lado bom de cada pessoa, desenvolvendo a capacidade de aproveitar o melhor que elas têm a oferecer.
    Recomendo a todos a leitura do capítulo 5, da segunda parte do livro Paulo e Estêvão, psicografado por Chico Xavier e ditado pelo Espírito Emmanuel. O capítulo tem por título “Lutas pelo Evangelho”. Essa leitura dará subsídios indispensáveis à compreensão da importância da mudança de nossas condutas frente à relação com nossos confrades e confreiras e nos ajudará na resolução dos conflitos que possam surgir.
    Que Deus proteja a todos.

  33. Lamentável aprisionar a doutrina espírita as questões ideológicas, o espíritismo não acolhe as criações humanas tão deterioradas de caridade, direita ou esquerda é uma necessidade dessa humanidade aínda defeituosa, não, o espíritismo não é de direita e nem de esquerda, ele é o consolador, que torna todas essas nossas infantilidades pueris, tenho pena do espírita que vincula qualquer viés político ou partidário, não imponha ao espíritismo a percepção de verdade ainda medíocre do indivíduo.

  34. Você é contrário ao governo, ou algumas atitudes suas , é logo as pessoas te taxam como comunista ou esquerdista.
    Nem todas as pessoas que não aprovam o governo ou determinadas atitudes dele ,são comunistas ou esquerdistas. Eu por exemplo sou totalmente contra os governos passados me considero sim, direitista, mas nem , por isso devo ser a favor de olhos fechados a todos as atitudes desse governo. Votei nele. Arrependida? Não.
    Porque simplesmente, não existia outro melhorzinho para ser colocado, e o país necessitava urgentemente banir a esquerda ou viveríamos uma Venezuela.
    Mas como espírita e cristã. Não concordo com algumas atitudes desse governo.
    E Vale um alerta!!
    UM VERDADEIRO CRISTÃO NÃO APOIA ARMAMENTOS, PENA DE MORTE , A LEI DO OLHO POR OLHO E DENTE POR DENTE , NAO APROVA O PRECONCEITO CONTRA HOMOSSEXUAIS, NAO APROVA TAMPOUCO IDEOLOGIA DE GÉNERO OU FAZ APOLOGIA AO ABORTO. PORTANTO , NÃO IMPORTA DE QUE LADO VOCÊ ESTEJA, DO DIREITO OU DO ESQUERDO , SE VOCÊ APOIA QUALQUER UM DESSES ITENS , SINTO LHE DIZER MAS VOCÊ NAO PODE SE CONSIDERAR UM ESPIRITA E MUITO MENOS UM CRISTÃO DE VERDADE.

  35. Quem quer comunismo pelo amor de Deus??? Estamos no século XXI, o que queremos é dignidade para todos, colaboração e fraternidade.

    1. Resposta: Quem quer o comunismo é a autora deste artigo e os outros comunistas que seguem esta doutrina macabra.

  36. Ninguém quer comunismo, pelo amor de Deus, só queremos menos armas, menos desmatamento, menos fome e menos preconceito e ódio.

    1. QUEM QUER COMUNISMO É A AUTORA DESTA REPORTAGEM E OS QUE ESTÃO FAZENDO COMENTÁRIOS A FAVOR DELA.
      E A AUTO DEFESA NÃO É PECADO. E DEFENDER A VIDA DOS OUTROS TAMBÉM NÃO É.
      E QUEM MAIS PROVOCA FOME É O COMUNISMO (EXEMPLOS ATUAIS: VENEZUELA, CUBA, IMIGRANTES QUE QUEREM ENTRAR NOS E. U. A. FUGINDO DO COMUNISMO DOS SEUS PAÍSES, ETC)

  37. É ABSURDO FUNDAR UMA SEITA COMUNISTA E COLOCAR O NOME DE ESPIRITISMO NESSA SEITA.
    QUEM AGE COM ESSA INSENSATEZ ESTÁ SENDO VÍTIMA DE OBSESSÃO E NÃO PERCEBE.

  38. Nós que fazemos o blog Espíritas pela Democracia nos encontramos nesse texto da ANA. Há pouco mais de três anos iniciamos nossa luta para libertar a Doutrina Espírita de inimigos ferozes que criaram uma Doutrina Customizada e distante do Cristo. A maioria das Casas Espíritas foi transformada em filiais do Lyons Club, Rotary Club, Maçonaria e por vezes em Clube Militar. Já assistimos até ato de continência dentro de Casa Espírita Hoje somos 2000 membros no Facebook espalhados por todo o Brasil. Não tínhamos noção que o blog fosse durar tanto tempo.

      1. MISTURAR COMUNISMO COM ESPIRITISMO É MISTURAR JOIO COM TRIGO.
        NÃO ADIANTA VOCÊS MISTURAREM PORQUE JESUS AVISOU QUE VAI SEPARAR O JOIO DO TRIGO.
        SE ARREPENDAM ENQUANTO É TEMPO PORQUE JESUS AVISOU QUE O JOIO SERÁ QUEIMADO (Mateus, 13)

      2. MISTURAR COMUNISMO COM ESPIRITISMO É O MESMO QUE MISTURAR JOIO COM TRIGO.
        NÃO ADIANTA VOCÊS MISTURAREM PORQUE JESUS AVISOU QUE VAI SEPARAR O JOIO DO TRIGO E AVISOU TAMBÉM QUE O JOIO SERÁ QUEIMADO (vide BÍBLIA, MATEUS, capítulo 13).
        SE ARREPENDAM ENQUANTO É TEMPO.

    1. QUEM DIZ QUE QUE É ESPÍRITA MAS, NA VERDADE, APÓIA A DOUTRINA COMUNISTA, DEVERIA VER OS SEGUINTES TRECHOS DE LIVROS DE KARDEC E DE CHICO XAVIER, ALÉM DESTE VÍDEO DE DIVALDO P FRANCO: https://www.youtube.com/watch?v=BQ877gXUccM
      1) Livro dos Espíritos:
      811. Será possível e já terá existido a igualdade absoluta das riquezas?
      “Não; nem é possível. A isso se opõe a diversidade das faculdades e dos caracteres.”
      a) — Há, no entanto, homens que julgam ser esse o remédio aos males da sociedade. Que pensais a respeito?
      “São sistemáticos esses tais, ou AMBICIOSOS CHEIOS DE INVEJA. Não compreendem que a igualdade com que sonham seria a curto prazo desfeita pela força das coisas. Combatei o EGOISMO, que é a vossa CHAGA social, e não corrais atrás de QUIMERAS.”
      2) Capítulo XVI do Evangelho Segundo o Espiritismo, item 8:
      ”A desigualdade das riquezas é um dos problemas que inutilmente se procurará resolver, desde que se considere apenas a vida atual. A primeira questão que se apresenta é esta: Por que não são igualmente ricos todos os homens? Não o são por uma razão muito simples: por não serem igualmente inteligentes, ativos e laboriosos para adquirir, nem sóbrios e previdentes para conservar. É, aliás, ponto matematicamente demonstrado que a riqueza, repartida com igualdade, a cada um daria uma parcela mínima e insuficiente; que, supondo efetuada essa repartição, o equilíbrio em pouco tempo estaria desfeito, pela diversidade dos caracteres e das aptidões; que, supondo-a possível e durável, tendo cada um somente com que viver, o resultado seria o aniquilamento de todos os grandes trabalhos que concorrem para o progresso e para o bem-estar da Humanidade; que, admitido desse ela a cada um o necessário, já não haveria o aguilhão que impele os homens às grandes descobertas e aos empreendimentos úteis. Se Deus a concentra em certos pontos, é para que daí se expanda em quantidade suficiente, de acordo com as necessidades.”
      3) No livro Brasil Coração do Mundo Pátria do Evangelho, o espírito Humberto de Campos destrói o marxismo e diz que o capitalismo é o sistema chamado pelo alto para encaminhas as nações para o progresso, essa mensagem esta no capítulo 30 do livro, que é o último:
      ”Nesta época de confusão e amargura, quando, com as mais justas razões, se tem, por toda parte, a triste organização do homem econômico da filosofia marxista, que vem destruir todo o patrimônio de tradições dos que lutaram e sofreram no pretérito da humanidade, as medidas de repressão e de segurança devem ser tomadas a bem das coletividades e das instituições, a fim de que uma onda inconsciente de destruição e morticínio não elimine o altar de esperanças da pátria. Que o capitalismo, visando à própria tranquilidade coletiva, seja chamado pelas administrações ao debate, a incentivar com os seus largos recursos a campanha do livro, do saneamento e do trabalho, em favor da concórdia universal.”
      4) Emmanuel, no livro A Caminho da Luz, fala sobre o socialismo, no que marca o capítulo XXIV da obra, que ele intitula de “O espiritismo e as grandes transições” e elenca vários temas, esse abaixo é o que esta escrito no trecho em que ele dedica ao socialismo, fazendo clara menção aos desastres dos regimes socialistas no séc XX:
      “Aparece o socialismo propondo reformas viscerais e imediatas. Alguns idealistas tocam a Utopia de Thomas More, ou a República perfeita, idealizada por Platão. Fundam-se as alianças de anarquismo, as sociedades de caráter universal. Uma revolução sociológica de conseqüências imprevisíveis ameaça a estabilidade da própria civilização, condenando-a à destruição mais completa. O fim do século que passou é o cenário vastíssimo dessas lutas.”.
      No trecho que se segue, onde Emmanuel denomina “Restabelecendo a Verdade”, ele fala da missão do espiritismo e inclui que, dentre elas, compete a nós espíritas o combate, no sentindo de desmenti-las, às teorias igualitárias absolutas (mesma denominação que, no trecho anterior, ele usa para referir-se ao socialismo):
      “Com as verdades da reencarnação [ele esta se referindo ao espiritismo], veio explicar o absurdo das teorias igualitárias absolutas”.
      5) Kardec diz em ”Viagem Espírita”, de 1862, nos ‘Discursos pronunciados nas reuniões gerais dos Espíritas de Lyon e Bordeaux – III’, o seguinte: “a totalidade das riquezas, postas em comum, criaria uma miséria geral, em vez de uma miséria parcial; que a igualdade hoje estabelecida seria rompida amanhã pela mobilidade da população e pela diferença entre as aptidões.”.
      6) Na Revista Espírita do ano de 1863, Edição de Fevereiro, na parte denominada ‘Sermões contra o Espiritismo’, Allan Kardec, em resposta a injúrias contra a Doutrina Espírita proferidas por um bispo do Texas, em sermão realizado na Igreja de Saint-Nizier, o qual acusava o espiritismo com os seguintes dizeres: ”O espiritismo vem destruir a família, aviltar a mulher, pregar o suicídio, o adultério e o aborto, preconizar o comunismo, dissolver a sociedade.”.
      Kardec, de forma segura e inconteste, responde: ”Temos necessidade de refutar semelhantes asserções? Não; basta remeter ao estudo da doutrina, à leitura do que ela ensina, que é o que se faz em toda parte. Quem poderá acreditar que pregamos o comunismo depois das instruções que demos a respeito no discurso publicado in extenso [referindo-se ao discurso da ”Viagem Espírita”, de 1862] no relatório de nossa viagem em 1862? Quem poderá ver nas palavras seguintes uma excitação à anarquia, encontradas na mesma brochura, página 58 ‘Em todo caso, os espíritas devem ser os primeiros a dar exemplo de submissão às leis, no caso de serem convocados’.”
      E mais recentemente foi editado o livro O Partido (espírito Angelo Inácio, médium Robson Pinheiro) que também condena o Comunismo.

    2. MISTURAR COMUNISMO COM ESPIRITISMO É O MESMO QUE MISTURAR JOIO COM TRIGO.
      NÃO ADIANTA VOCÊS MISTURAREM PORQUE JESUS AVISOU QUE VAI SEPARAR O JOIO DO TRIGO E AVISOU TAMBÉM QUE O JOIO SERÁ QUEIMADO (vide BÍBLIA, MATEUS, capítulo 13).
      SE ARREPENDAM ENQUANTO É TEMPO.

    3. MISTURAR COMUNISMO COM ESPIRITISMO É O MESMO QUE MISTURAR JOIO COM TRIGO.
      NÃO ADIANTA VOCÊS MISTURAREM PORQUE JESUS AVISOU QUE VAI SEPARAR O JOIO DO TRIGO.
      SE ARREPENDAM PORQUE ESTÁ PRÓXIMA A VOLTA DE JESUS.

  39. ACORDEM!
    USAR O NOME DO ESPIRITISMO PARA DENOMINAR UMA SEITA COMUNISTA É PROFANAR A SAGRADA DOUTRINA ESPÍRITA CODIFICADA POR KARDEC SOB ORIENTAÇÃO DE ESPÍRITOS SUPERIORES.
    QUEM FAZ ISTO ESTÁ SENDO JOGUETE DE ESPÍRITOS TREVOSOS QUE QUEREM MANTER O ATRASO ESPIRITUAL DA HUMANIDADE.
    PROFANAR COISAS SAGRADAS É UM GRANDE PECADO E TODO PECADO É PUNIDO POR DEUS ATRAVÉS DA LEI DE CAUSA E EFEITO.

  40. Pseudo espíritas condenam os irmãos progressistas! Jesus não disse : “Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei!”? Ele andava com os pobres, prostitutas, ladrões….E aí vem esse povo com o Evangelho debaixo do braço, que desconhecem a verdadeira caridade “posar ” de espírita! Fala sério!

SOBRE O AUTOR

..