BLOG

Quem é quem no Governo JHC? Blog traça perfil do secretariado

Parte dos nomes do secretariado do governo JHC foi divulgada no final da tarde desta segunda-feira (4).

Entre os mais próximos ao prefeito houve surpresa entre alguns dos indicados.

A maior delas: o ex-prefeito de Maceió Pedro Vieira, engenheiro, que assume a Secretaria do Desenvolvimento Territorial. Vieira foi prefeito da capital entre 1992 e 1993 (nove meses de mandato). Ficou conhecido por cercar com grades as praças de Maceió.

Carlos Jorge, empreendedor social, assume a Assistência Social. Ele coordena uma ONG na orla lagunar, a área mais empobrecida de Maceió. A escolha de JHC por Carlos envolveu três critérios: seu trabalho foi destaque em programas nacionais de televisão e revistas (mais recente, reportagem publicada em novembro da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios); possui mais de 30 mil seguidores no Instagram e; é apoiado pela Fundação Lemann, a nova direita com pautas semelhantes as de Jair Bolsonaro, só que menos radical nos costumes e mais liberal na economia.

O delegado da Polícia Federal André Costa assume a SMTT mas a previsão é que fique pouco tempo na função. Ele é cotado para assumir a coordenação dos bairros que afundam em Maceió. O cargo ainda não existe porque precisa ser elaborado através de projeto de lei e encaminhado à Câmara de Vereadores para aprovação, o que deve acontecer a partir de 15 de fevereiro, quando acaba o recesso no parlamento mirim.

O  tenente do Exército Nemer Ibrahim (ligado ao 59o BIMTz, instalado na Fernandes Lima) assume a Infraestrutura. Foi indicado pelo vereador Francisco Sales, que era cotado para esta função mas acabou ficando na Secretaria de Governo. Sales assume a articulação com a Câmara de Vereadores da capital. Nemer Ibrahim é peça útil: do Exército, pode ajudar nas articulações em Brasília para atrair recursos do Governo Jair Bolsonaro.

Ricardo Santaritta que se diz empresário assume a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer que deve ser dividida. A parte de esporte e lazer deve ser entregue ao PDT. Santaritta foi um dos financiadores da campanha de JHC, tem ligação com Jota desde quando ele era deputado estadual. O pai dele, Ricardinho Santaritta, é aliado do senador Renan Calheiros mas Ricardinho foi secretário Nacional de Irrigação, no Ministério da Integração Nacional, na era Michel Temer.

Na Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social, o delegado Thiago Prado foi indicado por JHC e também pelo vereador mais votado da capital, Fábio Costa.

O procurador Geral do Município, João Lobo, foi advogado da campanha eleitoral do prefeito.

João Neto, secretário de Controle Interno, foi indicação do pai de JHC, João Caldas. Era procurador em Santana do Ipanema, na gestão de Isnaldo Bulhões.

Pedro Madeiro, secretário de Saúde, indicado pelo deputado estadual Davi Maia. Foi secretário de Saúde em Quebrangulo, celeiro eleitoral da familia Maia há décadas. Davi Maia tentou emplacar o irmão, Marcelo, em uma secretaria. Não conseguiu.

João Folha é o novo superintendente de Iluminação Pública. É indicado pelo vice, Ronaldo Lessa, do PDT. João é tesoureiro do partido.

Rayane Tenório, secretaria de Gestão, é ligada à juventude do PSB, partido do prefeito.

Sérgio Alencar, da Comarhp, é de Santana do Ipanema e trabalhou na Sudene.

Na Superintendência de Desenvolvimento Sustentável, o engenheiro Ivens Peixoto tem mais de 40 anos de profissão e fez parte do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). O pai, Ironildes Peixoto, foi vereador por Maceió por décadas.

Uma resposta

SOBRE O AUTOR

..