Provoca AÇÃO: O antifascismo avança nas polícias, confira

O programa Provoca AÇÃO de 14/08/2020 contou com a presença do Coronel Luciano da Silva e do Agente da Polícia Civil André Oliveira. O tema da conversa? O Antifascismo na polícia brasileira.

Ora, o tema é extremamente importante no contexto em que vivemos onde as distintas faces do autoritarismo todos os dias aparecem para chocar muitos e dar prazer a alguns.

No entanto, nossos caminhos são outros. Como disse o Coronel Luciano: “o que a gente trabalha, o que a gente entende, o que a gente busca é uma polícia mais cidadã, uma polícia mais democrática”.

Este suspirar de alívio ao encontrar figuras da polícia que se posicionam contra o autoritarismo fascistóide de Bolsonaro é comum a todos os que não compactuam com a barbárie.

“Nos preocupa quando o presidente da república coloca mais armas circulando na população brasileira” – Diz o Coronel. Todos nós nos preocupamos, afinal de contas, todos nós sofremos, de uma forma ou de outra, com a violência que têm se expressado com mais intensidade na sociedade brasileira após o pleito de 2018, onde a simbologia das armas era o início da guinada fascista.

“A democracia não o atrai” – Diz André Oliveira sobre Jair Bolsonaro. “Ele flerta o tempo inteiro com uma ruptura institucional” – completa.

O fato é que com ruptura explicita ou não, ele consegue mobilizar grupo considerável de pessoas que surfam neste discurso e prática autoritária. O que sobra para o policial é entender que não é herói e sim um servidor público.

Separar o joio do trigo é o desafio neste contexto de confusão e crise.

No entanto, esta foi apenas uma parte pequena de toda uma conversa super interessante sobre a ação e organização dos policiais antifascistas no Brasil.

O canal Repórter Nordeste TV lhe convida para ver a entrevista completa logo a baixo. Não deixa de curtir, comentar, compartilhar e, claro, se inscrever no canal para mais conversas interessantes como esta.

Veja o vídeo completo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *