BLOG

Privatização da água: Como votaram os senadores Collor, R.Cunha e Renan Calheiros?

Os senadores alagoanos Fernando Collor (PROS) e Rodrigo Cunha (PSDB) disseram “sim” ao projeto de lei, aprovado no Senado, que abre um novo marco regulatório do saneamento básico no país. Renan Calheiros (MDB) não votou.

O projeto de lei abre as portas para a privatização dos serviços de água e esgoto no país (hoje nas mãos do Estado, através de empresas estatais), como acontece com a Companhia de Saneamento de Alagoas, a Casal, cuja proposta é vender, para uma empresa privada, a área metropolitana- que dá mais lucros à Casal- e deixa com o Estado a administração da parte que dá prejuízo.

Isso encerra o subsídio cruzado- quando um município mais rico financia os mais pobres para que se alcance o acesso universal à água e ao esgoto.

“700 bilhões de investimentos privados em saneamento graças à mudança na regulação. Donde as pessoas tiram esses números?”, disse o economista Alexandre Andrada, ao falar dos números levantados pelo Senado de investimentos do setor privado em água e esgoto.

7 respostas

  1. Na realidade, a casal, já deveria ser privatizada há muito tempo, pois só serve para beneficiar politicos desonestos.

    1. Igual a Ceal né? agora o povo ta vendo como pesa no bolso quando uma empresa é privatizada, merece mais, já já é o ar que se respira

  2. O Cunha tá sendo o averso do que pensei quan do dei meu voto de confiança.
    Nunca mais tem meu voto.

  3. Os países da Europa sem exercessao todos que privatizaram voltaram pq isso é falácia pq a privatização da telecomunicações a quase 20 anos até hoje os lugares pequenos não tem nem sinal de celular e os maiores q pegar é uma operadora que a grande maioria não tem celulares dela. Nas Cidade grandes vão brigarem nas pequenas vão ficar com o estado pq não dão lucro, pq é isso que iniciativa privada quer. Se iniciativa é tão Boa pq agora nessa pandemia o governo tem que socorre las?

  4. Jamais farei um voto pra nenhum dos dois, essa história de privatizar só faz com que os serviços fiquem mais caros e depois nas eleições vão financiar as campanhas políticas. Rodrigo você me decepcionou e também sua finada mãe.

SOBRE O AUTOR

..