O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer, negou pedido do prefeito de Traipu, Marcos Santos (PTB) de retornar ao cargo na cidade. A decisão é do dia 17 de setembro. Veja documento
Ao negar o recurso, Fischer reproduziu decisão da Justiça alagoana, em que pede o afastamento do gestor público do comando da Prefeitura “para preservação da instrução processual e para evitar o agravamento dos prejuizos já experimentados pelo município de Traipu”
“Frise-se, nesse passo, que o requerente, investigado pela suposta prática de ilícitos criminais e atos de improbidade de cuja apuração estão à frente todas as instituições estatais responsáveis pela segurança pública e controle das contas públicas, já está há muito afastado do Executivo municipal, por força de sucessivas decisões judiciais”, diz o Judiciário.
Um dos argumentos de Marcos Santos- ao tentar a liminar- é que seu afastamento prejudicao andamento das políticas públicas em Traipu.
“Aponta decisões desta Corte que versam sobre a mesma matéria, a fim de demonstrar a ocorrência de grave lesão à ordem pública constitucional, bem como a segurança e economia, “pois impede a continuidade de políticas públicas consistentes que visem a erradicação da pobreza e da miséria, em consonância com a vontade e desejo da população, conforme externado desejo popular consubstanciado na preferência popular externada por mais de 60% (sessenta por cento) dos eleitores” (fl. 50)”.
O ministro, porém, rejeita os argumentos do prefeito afastado. “Via de consequência, não se compreende a súbita urgência no seu retorno, tampouco se vislumbra a existência de lesão à ordem pública, já que não se tem notícia de que a sua ausência tenha gerado um clima tal de descontentamento entre os munícipes ou uma dificuldade administrativa na condução dos negócios do município que justifique a medida suspensiva. É dizer, se a decisão de primeiro grau acarreta lesão de sensível gravidade, esta se dá apenas na esfera de interesses particulares do requerente” (fls. 336/337)”, explica a decisão do presidente do STJ.
Marcos Santos foi preso cinco vezes pela Polícia Federal. E é acusado de desviar pelo menos R$ 16 milhões dos cofres públicos- apenas em recursos federais- em Traipu.







Respostas de 2
Esse cidadão tem todo direito de espernear. Mas ele precisa colocar algum juízo na cabeça. Ele não tem mais condições morais sequer de continuar na disputa da eleição. Marcos Santos para quem não sabe já foi preso, teve a esposa presa, o filho preso, a nora presa, o sogro do filho preso,… ele quer transformar Traipu numa cidade de ex-presidiários, onde o normal é ser preso. Para ele todos são bandidos, e assim ele pode disputar uma candidatura numa boa. Mais vergonhoso é presenciar algumas pessoas empunhando a bandeira para defendê-lo. Isso é psicopatia, perderam o noção das coisas mais elementares. Minha gente, vocês tem direito de votar nele, mas do jeito que se expressam é vergonhoso para vocês.Ele agora virou até pastor, desmoralizando assim esse instituição. Prega a paz, mas solta seu sabujos para aterrorizar o povo simples dos povoados. Ele próprio cita a Bíblia com a mesma facilidade com que injuria seus adversários políticos. Uma pena. Uma pena que a ignorância e o analfabetismo ainda façam com que algumas pessoas ainda permanecam cegas para enxergar o que ele fez de ruim por Traipu.
Bom, Em Primeira Instância a Pacata Traipu é Uma Cidade De Respeito, Com Moral Em Todas as Suas Abrangências. Meu Caro Notei que seu Comentário Favorece a Uma Determinada Candidata Democrata, Bom Se Você Quer a Melhoria de Traipu não Favoreca a Uma pessoa Cujo Passado e Presente assemelham ao Candidato que vc Exculachou Anteriormente Epigrafado.
Não Estou Defendendo Ninguém só Não Concordo Que vc Levante a Bandeira Cujo Mesmo Da no Mesmo. Se lIGA Traipu ainda Tem Bons Politícos. Não Permaneça Na Monotonia, Do Contrário Deu Pra Perceber que vc Tbm é um dos Caboco Mamador.
SE, Você não sabe traipu Tem três Candidatos a Cargo de Prefeito, analise direitinho o Passado dos Três e Verais o Que Realmente Merece está ao Comando do Execultivo. OBS: TRAIPU TEM MORAL SIM… a Varias Pessoas Que Elevam o Nome dessa Cidade sem ao Menos Serem Notadas e VALORIZADAS, Um Exemplo é a Classe dos Músicos Que Por Sinal é a Classe Que Mais Divugam a Moral Dessa Pacata Cidade. Por Fim, Viva! a Democracia Participativa…