Presidente da Federação espanhola se desculpa por beijo em jogadora após críticas; entenda a polêmica

O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, pediu desculpas pelo beijo dado na jogadora Jenni Hermoso durante a entrega das medalhas após a final da Copa do Mundo de futebol feminino.

Em um vídeo, Luis admitiu que se equivocou e que o gesto foi feito sem má fé, durante um momento de muita emoção. Ele reconheceu que, como presidente, deve ter mais cuidado em suas ações.

Jenni Hermoso reclamou inicialmente, mas depois suavizou suas críticas. A atitude de Luis foi duramente criticada pelo Ministro da Cultura e do Esporte da Espanha, Miquel Iceta, que classificou o ocorrido como lamentável. A Espanha conquistou seu primeiro título de Copa do Mundo feminina ao derrotar a Inglaterra por 1 x 0.

Veja o momento do beijo:

Entenda o caso:

  • Jenni Hermoso, meio-campista titular da equipe da Espanha, recebe um beijo na boca do presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, durante a premiação da final da Copa do Mundo Feminina.
  • Jenni Hermoso declara que não gostou da atitude do mandatário e comenta o ocorrido em uma transmissão ao vivo no Instagram.
  • A cena do beijo causa repercussão nas redes sociais, com condenações à atitude de Rubiales por internautas e pela ministra de igualdade da Espanha, Irene Montero.
  • A Espanha conquista o título mundial inédito após vencer a Inglaterra por 1 a 0 na final da Copa do Mundo Feminina.
  • As jogadoras superam conflitos internos com o técnico Jorge Vilda e fazem abaixo-assinado que é ignorado pela federação espanhola.
  • Com essa conquista, a Espanha se torna o primeiro país a vencer todos os Mundiais com seleções de base e principal.

.