Prefeitos acusados de desviar merenda serão julgados dia 14

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, em Recife, vai julgar no dia 14 – quarta-feira próxima – 17 prefeitos e ex-prefeitos alagoanos envolvidos na “Operação Gabiru”, realizada pela Polícia Federal em maio de 2005. Todos eles foram denunciados por  desvio de recursos federais destinados à compra de merenda escolar. O relator do processo é o desembargador Marcelo Navarro.

Entre os “gabirus” mais vistosos estão Neiwton Silva, prefeito de Igreja Nova; Cícero Cavalcante, ex-prefeito de São Luiz do Quitunde; Paulo Roberto Pereira, ex-prefeito de São José da Laje; Marcos Paulo, prefeito eleito de Matriz do Camaragibe; Carlos Eurico Leão e Lima, o Kakai, prefeito de Porto Calvo; Fábio Lira, prefeito de Feira Grande, e José Hermes, prefeito de Canapi.

O ex-prefeito Danilo Dâmaso, de Marechal Deodoro, que morreu este ano,  também constava da lista negra. O prefeito eleito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, e o ex-prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira, foram excluídos da denúncia. Os demais réus são ex-secretários municipais. Todos são acusados de desviar verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e de lavagem de dinheiro. O esquema pode ter desviado cerca de R$ 2 milhão, segundo a PF.

As informações são do Extra

.