BLOG

Obras atrasam, mas Renan Filho promete 2 hospitais e 2 UPAs até final do ano

O governador Renan Filho anunciou a entrega dos hospitais da Mulher e Ib Gatto Falcão, além de duas UPAs na capital, até o final do ano.

Segundo o cronograma apresentado em coletiva à imprensa, ao lado do secretário de Saúde, Alexandre Ayres, em 30 de setembro será inaugurado o Hospital da Mulher, adaptado com leitos para atender transgêneros, vítimas de violência sexual, linha oncológica feminina, centro cirúrgico ginecológico e parto humanizado.

Os contratados no processo de seleção para trabalharem no hospital por 6 meses serão anunciados na noite desta segunda-feira.

Em outubro (não foi divulgada a data) serão entregues duas UPAsç em novembro (também sem data), o Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo, que já funciona, mas o Governo promete remodelar a gestão.

Quanto ao Hospital Metropolitano, ele será entregue- disse o governador- no primeiro semestre de 2020; o de Porto Calvo em agosto de 2020; Delmiro Gouveia (primeiro semestre de 2021) e o Hospital da Mata no segundo semestre de 2021.

Ao todo, serão 430 leitos.

A espera pelos hospitais é marcada por idas e vindas. Após a informação de que o senador Fernando Collor prepara uma série de discursos direcionados ao governador, Renan Filho determinou pressa nas entregas.

O Hospital da Mulher, por exemplo, deveria ter sido inaugurado em junho do ano passado.

Já o Metropolitano foi prometido para outubro do ano passado.

Principal estratégia da Secretaria Estadual de Saúde é desafogar o Hospital Geral do Estado, em Maceió.

Segundo o governador, em média 600 pessoas são atendidas no HGE por dia. Destas, metade entra no hospital porque não existem postos de saúde para atender os casos.

Renan Filho prometeu entregar clínicas da família, especializadas em atender casos menos graves.

SOBRE O AUTOR

..