Narcotráfico avança no México, mesmo com ação policial

Segundo o relatório, o Governo mexicano tem intensificado o combate ao tráfico, às organizações criminosas, mas a venda da droga no varejo, os sequestros, extorsões e tráfico humano vêm crescendo, na mesma proporção

Apesar dos esforços do Governo, a produção e o consumo de drogas está aumentando no México, disse à CNN o Departamento de Estado dos Estados Unidos.

“Apesar destes esforços, a violência continua, a produção e o consumo interno de narcóticos ilegais está crescendo, e as drogas ilícitas da América do Sul passam México em rotas para os mercados dos EUA”, diz o relatório de Estratégia Internacional de Fiscalização de Entorpecentes.

Segundo o relatório, o Governo mexicano tem intensificado o combate ao tráfico, às organizações criminosas, mas a venda da droga no varejo, os sequestros, extorsões e tráfico humano vêm crescendo, na mesma proporção.

Quase 80% da cocaína enviada da América do Sul para os Estados Unidos atravessa o México após uma escala na América Central.

“O México é um importante fornecedor de maconha, heroína e metanfetaminas nos Estados Unidos.”, diz o documento.

A publicação do relatório ocorre no último ano do governo do presidente Felipe Calderon, que iniciou a estratégia de combate contra o crime organizado no México no final de 2006. Mais de 47.000 pessoas morreram desde então em conexão com o crime, segundo dados federais.

.