MTST organiza Natal Solidário em Maceió; saiba como contribuir

O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) está organizando o Natal Solidário em ocupações e territórios de luta pela moradia em Maceió. A coordenadora nacional do Movimento em Alagoas, Eliane Silva, mobiliza voluntários e setores da sociedade civil para arrecadar doações. A campanha levará comida à população periférica que vem sofrendo com o agravamento da fome na capital.

Segundo Eliane a proposta vai além das ocupações e atividades promovidas pelo Movimento e atende também as comunidades circunvizinhas, inclusive pessoas que receberam casas de programas habitacionais do Governo mas que padecem com a fome.

“Queremos realizar o Natal Solidário na Ocupação Tereza de Benguela, que fez 3 anos, localizada na Avenida Alice Carolina. E na nossa Cozinha Solidária, que tem distribuição diária de 100 marmitex, no Conjunto Professor Paulo Bandeira, no bairro do Benedito Bentes. Vamos fazer 3 anos de distribuições de comida para o povo das periferias na luta contra a fome e em defesa da soberania alimentar.”, explica a coordenadora.

O Projeto Cozinha Solidária foi criado pelo MTST com o objetivo de combater o aumento da fome e da pobreza gerada pela pandemia no Brasil.

Foto: Divulgação

Em Alagoas a Cozinha Solidária funciona no bairro do Benedito Bentes em Maceió e foi inaugurada pelo coordenador nacional do MTST Guilherme Boulos em 2021.

Mesmo após a diminuição da crise pandêmica e do avanço das vacinas, as Cozinhas continuam nas comunidades para amenizar o peso das condições de vida da população mais vulnerável que agora sofre pelo desemprego e falta de oportunidades.

“O MTST é um movimento político organizado no país inteiro mas a única maneira da gente conseguir construir essas atividades é através de campanha de solidariedade que são doadas de trabalhadores para trabalhadores.”, diz Eliane

Sobre a Ocupação Tereza de Benguela

Cerca de 300 pessoas moram na Ocupação, localizada ao fundo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e reivindicam o direito à moradia e justiça social.

Foto: Divulgação

O nome Tereza de Benguela é em homenagem a líder do Quilombo de Quariterê, localizado no Mato Grosso. Ela organizou a resistência da comunidade e esteve à frente do quilombo no século XVIII, de 1730 a 1770.

Como e onde doar?

Através do PIX (82) 98848-4618 ou entregando doações na Cozinha Solidária, no Conjunto Professor Paulo bandeira, quadra 02, no bairro do Benedito Bentes 2.

Também é possível doar na Ocupação Tereza de Benguela, localizada na Avenida Alice Carolina no bairro Cidade Universitária.

ÚLTIMAS

.