Moradores denunciam incêndio criminoso no José Tenório

Moradores do Conjunto José Tenório, localizado no bairro da Serraria, denunciam incêndio criminoso. Segundo eles, a área é de proteção ambiental. No relato, os blocos e apartamentos do Conjunto amanheceram com a presença de cinzas do incêndio que ocorreu na última quarta-feira (16). O Batalhão Ambiental foi chamado, mas, na versão deles, não houve resposta.

Há dois dias, eles perceberam a movimentação de veículos descaracterizados com funcionários responsáveis pela derrubada de árvores próximas aos blocos. Os moradores pediram explicações aos funcionários que disseram que o desmatamento estava acontecendo devido a construção de um espaço poliesportivo a partir de uma ação da SUDES (Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável).

Os moradores disseram ter contactado a instituição que informou desconhecer o serviço. Aos moradores foi dito que enviariam um agente fiscalizador e que iriam tomar as medidas cabíveis.

Ao Repórter Nordeste, a SUDES informou que o caso está fora da sua alçada mas que apuraria se agentes fiscalizadores foram encaminhados para conjunto. Se a informação for enviada, atualizaremos o texto.

A superintendência informou ainda que nossa equipe deveria procurar o IMA (Instituto do Meio Ambiente).

Procurado pela reportagem, o Instituto afirmou:

“Segundo a Gerência de Monitoramento e Fiscalização do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) a ação de fiscalização, para averiguação da possível irregularidade em área verde localizada no Conjunto José Tenório, em Maceió-AL, pode ser realizada tanto pelo órgão estadual como pelo municipal, mas é importante que a população denuncie. Sem a denúncia feita a um órgão fiscalizador é difícil atender à demanda. No IMA/AL a denúncia, inclusive, pode ser feita de forma anônima, pelo aplicativo IMA Denuncie. De todo modo, os fiscais devem averiguar os possíveis danos ambientais e policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) estão a caminho do local.”

 

.