BLOG

Menos votado e alinhado a Bolsonaro vira reitor

Cândido Albuquerque ficou em terceiro lugar na lista tríplice enviada a Bolsonaro pelo conselho universitário da Universidade Federal do Ceará.

Como tem ideias mais alinhadas ao presidente da república, foi o escolhido para ser o reitor da universidade. Cândido é professor de Direito.

Em Alagoas, o conselho universitário se reúne em outubro para discutir os três nomes mais votados na eleição para reitor, escolhidos pela comunidade acadêmica no início de agosto.

São eles: Josealdo Tonholo, Valéria Correia (atual reitora) e José Vieira (atual vice-reitor)- a ordem aqui foi do mais ao menos votado.

Tonholo deve ser o escolhido.

Uma resposta

  1. Não é bem assim. A inscrição para compor a lista tríplice independe da consulta à comunidade acadêmica, o que parece contraditório.
    Qualquer professor doutor pode se candidatar. Ressalva-se, contudo, que o Regimento da Ufal recomenda considerar o resultado da consulta à comunidade.
    Essa ambiguidade dá margem a diferentes interpretações.
    O pacto tácito dos candidatos nos últimos 33 anos na Ufal é de apenas o vencedor da consulta se inscrever e as outras duas vagas serem preenchidas por apoiadores do mesmo.
    Essa situação foi questionada por candidatos de direita alinhados com o governo que se candidataram à lista tríplice e conseguiram ser indicados pelo Conselho e nomeados pelo presidente.
    Este é o caso do Reitor Cândido Albuquerque da UFC. O mesmo ocorreu na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS.

SOBRE O AUTOR

..