BLOG

Matriz: padre restaura imagem secular de Santa Luzia

Celebrações das festas e depois procissão de Santa Luzia em Matriz de Camaragibe, tudo dentro da tradição, mas houve um fato que  me causou espanto, pois havia três representações da santa, e uma imagem encolhidinha no andor, ao qual acostumei acompanhar com a grande Santa Luzia! Esta mesma que logo abaixo estava em seu altar dentro da igreja; esse ano não iria fazer a volta pela cidade. Procurei saber o que aconteceu.

Foi então que descobri a novidade: a primeira imagem da santa que havia chegado ao município há quase um século teria estado na casa de uma pessoa da cidade; havia sido substituída pela maior e levada para casa por quem se comprometeu em cuidar dela, contudo, com o passar dos anos, houve esquecimento do fato.

Antes de mostrar a imagem original, a terceira Santa Luzia foi doada à comunidade, e durante as celebrações abençoava a rua, na missa campal.

O mais curioso na história, é que a descoberta da santa original foi feita por um padre, ao estudar a história da cidade. Ao descobrir a existência, fui informada de que encontrou a imagem em estado de desgaste, precisando ser recuperada por profissionais.

A campanha pela restauração da Santa Luzia original contou com a ajuda dos fiéis, que pela primeira vez, nesta procissão histórica, puderam apreciá-la no andor, entre as flores.

A imagem pequenina recuperou sua força histórica na fé dos primeiros fiéis, relembrada e tomada como exemplo pelo pároco, Padre Gilberto.

Apesar do carinho pela imagem que acompanhou diversas gerações, os católicos estavam felizes ao verem a restauração exitosa e o retorno da primeira representação de Santa Luzia ao andor, na procissão que marca a passagem do seu dia.

A fé pode ser muito bela! Viva o povo que crê! Viva Santa Luzia!

SOBRE O AUTOR

..