Lixo e quadriciclos ameaçam beleza e segurança na praia do Gunga

Considerada por sites especializados em turismo como uma das mais belas praias do Brasil, o Gunga, na cidade de Roteiro, registra em suas areias brancas o lixo e o trânsito de quadriciclos, circulando na região sem fiscalização. A praia fica em uma fazenda, pertencente ao usineiro Nivaldo Jatobá. Para entrar no local, paga-se uma taxa, que varia (depende do porte do veículo).

Mesmo o valor não garante segurança ou limpeza. O Repórter Alagoas esteve neste sábado (1) na praia e constatou que, enquanto turistas caminhavam pela praia admirando os coqueiros e o encontro da lagoa de Roteiro com o mar, não era difícil flagrar o lixo.

Além disso, como é uma área particular, o Gunga não tem fiscalização para o uso de quadriciclos, que andam lado a lado aos turistas. Ano passado, o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) baixou uma série de normas para a circulação deste tipo de veículos. Eles precisam do Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT), que é emitido pelos fabricantes para carros, motos, ônibus e outros veículos. Praias, condomínios e loteamentos são considerados vias públicas segundo a resolução.

Já o transporte de bugre na região é organizado por uma associação. Os bugreiros são identificados com camisetas. Os comerciantes também têm barracas identificadas.

Veja fotos com os flagrantes:

 

.