BLOG

Histórias vividas, memórias construídas: Coletivo Mulheres que Escrevem

Era uma vez mulheres reais, que viviam escrevendo e vivendo como se não escrevessem!

Um dia, encontraram no caminho um convite, e resolveram olhar para as próprias escritas com lentes de alcance mais potentes do que as que tinham utilizado até aquele dia.

Da redescoberta, nasceu um Coletivo.

Neste, estavam mulheres que escreviam!

Eram todas escritoras? Não, mas todas escreviam! E saber disso fez a diferença.

Nasceu em 2019 o Coletivo Mulheres que Escrevem, na cidade de Maceió. E construiu memórias com encontros bimensais.

Para que não se perdesse com os eflúvios dos primeiros encontros, recebeu uma pauta humanitária para fazer valer cada momento.

Homens sempre puderam participar e ajudar com a logística, mas eles sabiam que aquele território sagrado abraçava o tempo e a palavra de cada mulher ali presente.

A pandemia suspendeu a caminhada do Coletivo, e muitas mulheres que trilharam aquelas estradas juntas, mudaram seus rumos. Contudo, a roda ainda está aberta. História nunca finda, sempre continua.

O último encontro vivido teve como temática Oficina de Escrita Criativa, e não conseguiu cumprir toda a agenda, porque era preciso liberar os rios contidos, as mágoas, as emoções, as descobertas, as paixões, em uma partilha que esvaziaria um tantinho de cada alma, para transformar em outros códigos aquela vivência.

Porém, não foi possível ajustar vazão e tempo. As mulheres precisavam falar, trocar lágrimas, sorrisos, apoios mútuos, e assim libertar suspiros novos para escrever outras linhas de existência.

A pandemia colocou reticências.

Esta memória, porém, segue embebida em seiva. O vigor deste Coletivo está em corpos e mentes espalhados em lugares diferentes, mas impulsionados pelos desejos de reagrupamento, que ocorrerá quando a hora anunciada nos encontrar acordadas e dispostas a recomeçar.

Vida de mulher é correria. Mulher que escreve se reencontra um dia!

VEJA TAMBÉM

SOBRE O AUTOR

..