BLOG

Fúria: servidores públicos protestam contra Rui, quebram prédio da Câmara, que suspende atividades

As mudanças na lei que atingem servidores públicos em Maceió enfureceram os sindicatos que representam as categorias e levou ao quebra-quebra do prédio da Câmara de Vereadores da capital nesta terça-feira.

 

Em nota, os edis lamentaram o ocorrido e classificou a atitude de vandalismo:

Diante dos fatos ocorridos na tarde desta terça-feira (9), quando servidores públicos municipais invadiram a Câmara Municipal de Maceió e o Plenário da Casa, provocando quebradeira generalizada, o presidente do Legislativo, vereador Kelmann Vieira (PSDB), decidiu suspender as atividades parlamentares pelo restante desta semana. Apesar de lamentar o vandalismo ocorrido nas dependências da Casa, Kelmann Vieira e toda Mesa Diretora afirmam que seguem abertos ao diálogo para cumprir o papel de intermediar um acordo entre o funcionalismo e o Executivo.  Tanto que os vereadores recebem, mais uma vez, os líderes sindicais para uma nova reunião nesta quarta-feira (10), a partir das 16h, na sede da Câmara em Jaraguá. O presidente também informa que determinou o levantamento dos danos causados ao patrimônio público para que sejam adotadas todas as medidas cabíveis.

Todos os vidros do prédio, reformado este ano, foram quebrados. O legislativo municipal funciona em prédio alugado, no bairro de Jaraguá, onde era a sede da Faculdade de Alagoas (FAL).

Os sindicatos alegam que o projeto de lei, assinado pelo prefeito Rui Palmeira, mexe com os planos de cargos, carreiras e salários, principalmente nas progressões.

O secretário do Governo, Eduardo Canuto, diz que as medidas não reduzem salários. “Continuam asseguradas a produtividade, periculosidade e risco à vida”, acrescenta. “Agentes de trânsito e de endemias, guardas municipais, professores, pessoal do administrativo, ninguém terá baixa em seus vencimentos”, reforça Canuto.

 

SOBRE O AUTOR

..