Fugitivos de Mossoró são capturados após 51 dias de perseguição policial

A Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam, na tarde de quinta-feira (4/4), em Marabá (PA), os dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró: Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33.

Os criminosos conseguiram escapar do complexo de segurança máxima em 14 de fevereiro e foram localizados em Marabá, a uma distância de 1,6 mil quilômetros da penitenciária, apresentando alterações em suas aparências.

A distância dos fugitivos da prisão em Mossoró chamou a atenção. Um membro do Comando Vermelho, suspeito de dar suporte aos fugitivos, foi preso em Fortaleza.

O mandado foi emitido pela 8ª Vara Federal de Mossoró. Na terça-feira (2/4), a Corregedoria-Geral da Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), concluiu um relatório sobre a fuga, apontando falhas nos procedimentos de segurança da penitenciária.

Não foram encontrados indícios de corrupção, mas três processos administrativos disciplinares (PADs) envolvendo 10 servidores foram abertos.

A fuga dos criminosos ocorreu na madrugada de 14 de fevereiro, por volta das 3h30.

Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, ambos membros do Comando Vermelho, escaparam das celas através de um buraco na parede, utilizando ferramentas da obra em andamento na unidade prisional.

As câmeras de segurança não estavam em funcionamento no momento da fuga.

Inaugurada em 2009, a Penitenciária Federal de Mossoró está localizada em uma área rural no Rio Grande do Norte.

.