BLOG

EXCLUSIVO: Dengue atinge 16 pessoas por dia em Alagoas; Governo discute volta do fumacê

Números do Ministério da Saúde apontam que, por dia, 16 pessoas pegaram dengue em Alagoas apenas este ano, segundo o Painel de Arboviroses. São 1.506 casos confirmados da doença, 644 apenas em Maceió. Uma pessoa morreu e outros dois óbitos são investigados. A Secretaria Estadual de Saúde apresenta nesta quarta-feira o Plano Estadual de Controle e Prevenção da Dengue e se prepara para um desafio: a falta de hemogramas suficientes nas unidades de pronto atendimento, as UPAs.

O hemograma ajuda a detectar principalmente os casos de dengue grave, mais conhecida como hemorrágica.

A Sesau também discutirá o retorno dos carros fumacê e a previsão de leitos nas unidades de saúde.

Gerentes e técnicos do Governo terão dois encontros nesta quarta: o primeiro às nove da manhã, na sala de situação da Sesau, no bairro de Jaraguá, onde também avaliam um plano conjunto com administrações municipais. No mesmo horário, o Conselho Estadual de Saúde realiza uma reunião, no auditório do Centro Universitário de Maceió (Unima), no bairro de Cruz das Almas, também para ouvir e falar sobre as condições dos leitos, hospitais e cobrar ações.

De acordo com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde, a Uncisal, o Hospital Escola Hélvio Auto continua como referência no pronto-atendimento em urgência e emergência e internações para dengue. A unidade faz parte da Uncisal.

Pelo relatório de arboviroses de Maceió, houve aumento de 73% dos casos de dengue notificados este ano, comparado ao mesmo período do ano passado. A Secretaria Municipal de Saúde intensifica as ações até o dia 8 de abril, visitando também pontos comerciais, prédios públicos, borracharias, ferros-velhos e galpões de reciclagem.

SOBRE O AUTOR

..