Exaustão térmica matou fã de Taylor Swift no Rio, diz laudo

De acordo com o laudo de necropsia, Ana Clara Benevides, uma jovem de 23 anos, faleceu devido à exaustão térmica causada pelo intenso calor durante o primeiro show da cantora Taylor Swift no Brasil. O evento ocorreu em 17 de novembro, no Rio de Janeiro, período em que o estado registrou recordes de temperatura, com os termômetros atingindo mais de 40ºC.

Ana Clara estava aguardando o início do show no Engenhão, localizado na zona norte do Rio de Janeiro, quando passou mal. Ela sofreu uma parada cardíaca e foi levada ao hospital, mas infelizmente não resistiu.

O laudo preliminar do Instituto Médico Legal (IML) constatou pequenas hemorragias nos pulmões como um dos aspectos observados.

A delegada Juliana Almeida revelou que o calor excessivo, a insolação e a desidratação são alguns dos fatores que podem ter contribuído para essa tragédia, porém, somente após a conclusão dos exames será possível afirmar com certeza.

Ela destacou que ainda é prematuro afirmar que Ana Clara faleceu devido à hipertermia (excesso de calor). Se os exames não apresentarem resultados nesse sentido, a causa da morte poderá ser relacionada ao calor.

O laudo final determinou que a jovem faleceu em decorrência da hemorragia alveolar, indicando rompimento dos vasos sanguíneos que irrigam os pulmões, e da congestão polivisceral, que ocorre quando diversos órgãos param de funcionar devido à exposição difusa ao calor.

Fãs que estiveram presentes no primeiro show de Taylor Swift no Rio de Janeiro afirmaram que a organizadora da turnê, Time For Fun (T4F), proibiu a entrada de garrafas de qualquer tipo no Engenhão. Também houve relatos de escassez de água dentro do estádio, sendo que as garrafas eram vendidas por R$ 8, segundo testemunhas.

Como resultado do laudo, representantes da T4F deverão ser convocados para prestar depoimento, e os organizadores podem ser indiciados por homicídio culposo.

Após a morte da fã, a cantora Taylor Swift divulgou um texto expressando sua tristeza. Ela mencionou que recebeu poucas informações sobre o ocorrido, além do fato de Ana Clara ser incrivelmente bonita e muito jovem.

O velório de Ana Clara ocorreu em 20 de novembro, na Câmara dos Vereadores de Sonora, no estado de Mato Grosso do Sul.

O sepultamento foi realizado no cemitério da cidade de Pedro Gomes, também localizado no mesmo estado onde a jovem residia. Ana Clara estava estudando psicologia em Rondonópolis, no Mato Grosso.

.