BLOG

Espíritas não liderados, discordam de Divaldo Franco

Divaldo Franco se posicionou no jornal “A Tarde” e foi apresentado como principal líder do Espiritismo. Como cidadão ele pode se posicionar, mas precisamos esclarecer a questão da liderança, pois é mais um equívoco que precisa ser discutido abertamente.

Como livre pensadora espírita, abro esta reflexão afirmando que seria mais enriquecedor do ponto de vista ético para o Espiritismo no Brasil e no Mundo, que o senhor Divaldo Franco, médium baiano que não é líder de nenhum de nós, tivesse mantido seu silêncio sobre o “Especial de Natal Porta dos Fundos” exibido pela Netflix.

Sim, porque muitas vezes “o silêncio é uma prece”, e evita exposições descabidas, como um senhor nonagenário fazendo a vez de porta voz do conservadorismo imiscuído no fascismo, nos convocando a negar sua representatividade sobre a pertença que nos cabe no espiritismo brasileiro.

O personalismo que os espíritas incautos alimentam em Divaldo Franco, nublando sua jornada com penduricalhos de ego, não é novidade no meio – onde a pesquisa, a compreensão pedagógica e a seriedade da vivência racionalizada da fé nos reúne em perspectivas renovadas.

Contudo, chegamos com vergonha alheia ao ponto de explicar o óbvio sobre condutas inadequadas e discursos equivocados, que Divaldo Franco tem se orgulhado de apresentar.

Não tivesse bastado as posturas inoportunas sobre marxismo cultural, ideologia de gênero e votos em Bolsonaro, agora assume a vez de oráculo da nova cruzada, bastião do moralismo vazio, levantando ecos de senso comum em momento político grave, prenhe de ameaças às vidas das pessoas, carregando no bojo uma pseudo-representatividade abrangente, que aqui negamos com veemência: não nos lidera, não nos representa e muitas vezes tem nos envergonhado!

Jesus, para todos nós que interpretamos seu exemplo de amor para além dos limites das nossas imperfeições, não precisa de advogados na terra; pois sequer foi compreendido ainda na totalidade de sua entrega a exemplificar o quanto os sistemas humanos conseguem ser assassinos, hipócritas e viciados em poder.

Jesus foi mutilado em sua corporeidade, por causa da mentalidade que expressava, indo frontalmente contra as desigualdades, o desamor e as exclusões sociais vigentes em seu tempo; foi vitimado pelo sistema que se apresentava majoritário, formal, conservador, e alinhava fé e política como estratégia de poder.

Hoje, quem mataria Jesus?

Os mesmos indivíduos que execram os homossexuais, os comunistas, os ativistas, os sonhadores, os utópicos, os poetas e artistas.

A representação da homossexualidade não ofende Jesus, mas faz lembrar o quanto as vítimas da homofobia encontrariam alento em seus braços; seriam os seus próximos. Jesus os levaria até uma hospedaria, pagaria a diária adiantada e orientaria ao hospedeiro para que deitasse unguentos nas feridas abertas. Deixaria as despesas pagas e prometeria pagar o acréscimo na volta. Jesus os amaria em atos, e com esta energia de amor real nos permitiria vislumbrar o espectro do religioso indiferente, que passa apressado para ir ao templo e nega amar os que caem ou são derrubados.

Não é chocante ver um artista interpretar Jesus gay, pois que a orientação sexual não configura a perdição humana, pois esta volta se aninhar na beligerância, na astúcia do perseguidor, que se oculta como o ladrão para roubar e destruir a liberdade, a aspiração de felicidade e a vida dos menores.

A baixeza moral escapou das ritualísticas cafonas e hoje aliena, confunde e entorpece, nos salões plenos de ideologias fascistas, justificando extermínios humanos em nome dos interesses imperialistas, intolerância religiosa, separatismos de toda ordem, com as vestes da “pessoa de bem”.

Os bons costumes, costumam exercitar a tolerância, o respeito, a liberdade, sem o desejo da destruição daquilo que incomoda; não desqualifica, não incita reações violentas, ódios. Os bons costumes estão saindo das casas espíritas quando as visões perturbadas de um cristianismo servil, ignorante e cruel se manifesta em vozes de pseudo-lideranças, como Divaldo Franco.

Jesus que foi crucificado sem contexto histórico e político, não existe!

Mártires que foram sacrificados sem contexto histórico e político, não existem!

Jesus e os primeiros cristãos sofreram os efeitos estruturais de um sistema letal, injusto, violento, desumano, que não sabe lidar com o amor. Ser cristão não pode significar estar na base deste mesmo sistema, que matou Jesus, que mata os defensores da natureza e da igualdade de condições sociais e humanitárias.

A arte subversiva tem suas mensagens, e se nos incomoda mais a homossexualidade do que a mortalidade planejada, o agrotóxico, a miséria e a guerra, Jesus ainda não entrou no coração, é apenas usado como capa, por quem jamais assumiria uma coroa de espinhos.

Divaldo Franco não tem condições de liderar os frutos do espírito, que sopra onde quer, e floresce distante das cadeiras federativas, exalando bom senso entre as linhas da fé vivida, descalça, originalmente humana, no aperfeiçoamento informal dos sentimentos.

Reforçamos a solidariedade com a arte brasileira em nome da equipe do Porta dos Fundos, e como espíritas livres assinamos o compromisso maior com a democracia e a liberdade de expressão.

183 respostas

  1. Maravilhoso esse texto! Nossas mentes ainda estão presas a um conto de fadas de um concílio qualquer, que por mais boa vontade tivessem (tinham?), não fizeram mais que alienar a pobre mente já alienada humana…

      1. Dificilmente eu conseguiria responder ao absurdo texto desta mulher, sem me rebaixar ao mesmo nível dela. Ela demonstra sectarismo, raiva, orgulho, agressividade e muitos outros sentimentos vis. O texto deixa claro também o seu partidarismo politico. Não vou defender Divaldo Franco porque ele não precisa de advogado, a sua vida depõe poe ele. Esta senhora, que parece inteligente, mas que perdeu o controle emocional, teria algo a apresentar como prova do seu propalado elevado pensar espirita?

        1. Por que seria Divaldo o dono da verdade? Por que o lado que ele escolhe é o certo? Ele é humano e falho como qualquer um. Só não cabe a quem se crê em liderança religiosa a intolerância.

        2. Eu acho que ele como verdadeiro espirita que dedicou sua vida inteirinha a Jesus e ao proximo tem todo o direito de ter se sentindo ofendido e dar sua opinião! Ao resto do povo que assista o especial e veja o que pode tirar de proveito e aprendizado. Eu ate gosto do Porta dos fundos! Inclusive já deu risada com muitos dos Jesus deles, mas esse em especial nem fiz questão de ver, pois achei que nada me acrescentaria. Mas quem quiser ver e achar que acrescenta algo que veja! Ainda ta disponivel no netflix!

        3. Texto agressivo, que pontualmente foi escrito para agredir Divaldo. Partindo de uma pessoa ignorante e vil. Divaldo representa o espiritismo. Divaldo representa. Esse texto representa o lado trevoso. O amor e a luz vencerão.

        4. Falou tudo. Está que escreveu é um ser cheio de ódio e que transborda isso. Não vale discutir. O que foi feito por Divaldo é uma benção.

      2. Talvez nao represente o Espiritismo porque o unico é o mestre Kardec, alem disso nao é ele q assim se auto nomeia, mas aqueles q o apresentam. Porém gostaria de saber se vc ou vcs qrescrevem esse repúdio fazem 0,001 por cento do q esse senhor fez e continua fazendo em prol da divulgação do espiritismo. Leia seu texto e aplique os ensinamentos q ali estão colocados a vc ou vcs mesmos. Lembrando “o silêncio é uma prece” vc ou vcs perderam a chance de os praticar insultado a figura de uma pessoa q como vcs tem o direito de se expressar. Fiquem na paz.

        1. Esse é o problema. Essa idolatria por Divaldo põe o Espiritismo em questão. Acredito que tudo o que ele já fez pelo próximo seja bastante benéfico para sua elevação espiritual. Porém, seus posicionamentos não condizem com a Doutrina. Ele não me representa no Espiritismo. Suas convicções políticas deveriam se calar…muita paz.

      1. Os autoproclamados “seguidores de Jesus” nunca se perguntam como Ele agiria diante das situações, senão, não passariam tanta vergonha. Concordo plenamente, texto perfeito!

    1. Concordo em alguns pontos de vista explicados na longínqua redação, o relator envolve o nome de Cristo e tenta confundir os incautos, vejamos : o que Cristo disse a Maria Madalena quando á livrou dos limchadores: vá pra casa e não peque mais.

      1. E o que é o pecado aqui? Ser uma mulher livre e não submissa como era Madalena diante de uma sociedade machista? Ou ser gay numa sociedade homofóbica?

        1. Concordo! E quem garante ou tem certeza dessa fala de Jesus? Será que ele cairia em julgamento utilizando a palavra “pecado”? As diversas traduções colocam palavras dentro da conveniência. Maria Madalena era uma mulher de Vangauarda que não deveria ser exemplo às mulheres da época, então era ou até é, ouso, buscar “denegrir” a moralidade diante das mulheres, para que não fosse seguida.

        2. Na verdade opiniao e igual cu cada um tem um o proximo filme da porta dos fundos e sobre a vida sexual do chico xavier

      2. QUEM É VC NA FILA DO PAO?

        chega a ser DEPRIMENTE a defesa dessa porcaria de “trupe” ateia debochada pq Divaldo já declarou sua AVERSÃO a esquerdofrenia.
        É isso q tá incomodando essa pseudo espírita!!

        1. Calma, irmão. Quem está provocando isso é o Divaldo e não a escritora acima…ele não pode usar o Espiritismo para declarar suas opiniões pessoais…e ele usa. Ponto. Não se trata de esquerda ou direita. Divaldo perdeu o rumo.

      3. Olá fui kardecista por muitos anos e de certa forma ainda acredito em muitas coisas, mas me afastei aos poucos quanto mais estudava e percebia o pensamento positivista de Kardec que acreditava que povos que os povos ditos incultos (indios, etc) estavam em um estágio menor na evolução espiritual, por isso mesmo nunca aceitava e nem tinha acesso também nos espíritos elementares ou da floresta. O kardecismo também, por incrível que parece não aceitava naquela época muito bem a homossexualidade…. fui entrando em choque e me afastei… quando vi o vídeo de um dos meus ídolas, Chico Xavier passando pano na ditadura no Pinga Fogo me entristeceu ainda mais… portanto nada mais me impressiona… acredito profundamente na espiritualidade e que estamos todos em uma linha em busca de nosso aprimoramento espiritual…. não devemos julgar para não sermos julgados….
        acho muito saudável e legal uma parte dos espíritas se posicionarem contra o pensamento radical seja lá onde ele aparece…. parabés

      4. Exatamente, as pessoas não lêem a bíblia e no seu achismos imaginam o que Jesus faria. Como dizer que representar Jesus como homossexual não o ofende, se ele sempre foi contra o pecado? Entendam, Jesus amou e ama o pecador mas ODEIA o pecado. Os espíritas criaram seu próprio livro, seguem a Alan Kardec, não usam a bíblia que é a luz maior, cada um vive conforme a sua vontade e sua luz, afinal o próprio Deus deixou-nos o livre arbítrio.

    2. Perfeito. Texto que traduziu em palavras perfeitas a sensação que habita minha mente e coração sobre esse assunto. Parabéns.

    3. Gostaria de acrescentar que o Espiritismo não tem rótulos, líderes, templos. O simples fato de se apresentar como “espírita não liderado”, já coloca em dúvida se essa senhora é ou realmente se esforça para ser Espírita. A autora apresenta-se como “livre-pensadora espírita”, um segundo ponto para reforçar minha tese, pois o livre pensar, através do conceito de fé raciocinada, é uma das características do Espiritismo, e não privilégio de um grupo como quer fazer crer a autora desse artigo. O Espiritismo não admite sectarismos. O texto pobre de conceitos Espíritas e recheados de termos próprios da ideologia que a autora professa, mostra que ela tem mais conhecimento a esse respeito do que do Espiritismo. O terceiro ponto que mostra que essa senhora está muito distante da doutrina dos Espíritos, é a tentativa de desqualificar Divaldo Franco, respeitado e querido pelos Espíritas que reconhecem nele não um líder, mas o trabalhador abnegado, com centenas de palestras , mensagens e mais de 250 livros psicografados. Ressalte-se, que apesar de nonagenário, continua lúcido e em atividade laboral. Espírita algum, mesmo discordando em algum ponto referir-se-ia a Divaldo da forma como fez a autora. Por fim, um texto altamente tendencioso ideologicamente, em termos que demonstram um mau estado de ânimo da autora contraria os preceitos da caridade, e do amor ao próximo pregado pelo Mestre dos mestres e tão caros ao Espiritismo cristão. Trata-se apenas do pensamento de uma militante política que se diz Espírita para confundir a mente das pessoas menos informadas e disseminar pensamentos deletérios de cizânia e raiva. Esse tipo de conduta e seus inspiradores está descrito no Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, para prevenir ataques daqueles Espíritos que sempre tentam prejudicar o trabalho no bem através daqueles que se deixam levar pelos apelos mundanos esquecidos da necessidade atualíssima de vigiar e orar. Muita paz.

      1. Concordo plenamente com sua posiçao aqui: a contribuiçao de Divaldo é portentosa e digna de muito respeito! No entanto, devo deixar claro que estranhei o apoio explicitado em palavras do nosso medium à chamada Republica de Curitiba, ao bolsonaro, a tal chamada ideologia de genero.

      2. Perfeito. Nada a acrescentar.
        Estou vendo um posicionamento político-ideológico claro.
        Não reconhecer o Divaldo como líder dentro do espiritismo é fechar os olhos à realidade.
        Divaldo é líder de quem quer entendê-lo como tal. A maioria, smj, assim o entende. E isso é fruto de muito trabalho, dedicação e zelo em prol do próximo.
        Misturar política com espiritismo não é um bom caminho.

      3. Lucidez absoluta na interpretação dos sentimentos, objetivos e conduta da autora do texto, pois a mesma em nome de “livre pensar” ataca com veemência e certa ferocidade a um trabalhador incansável, que atendeu o convite de Jesus, e coloca-se em disponibilidade aos menos aquinhoados de recursos e aos desvalidos, os prediletos do Cristo.

      4. Concordo com o seu texto em gênero, número e grau, não coloco Divaldo como líder e nem tão pouco concordo com tudo o que ele diz, contudo jamais lhe negaria o crédito pelo belíssimo trabalho realizado por ele, e o sagrado direito de opinar. Pareceu-me não um texto espirita, mas sim um texto político.

      5. “texto altamente tendencioso ideologicamente, em termos que demonstram um mau estado de ânimo da autora contraria os preceitos da caridade, e do amor ao próximo pregado pelo Mestre dos mestres e tão caros ao Espiritismo cristão. Trata-se apenas do pensamento de uma militante política que se diz Espírita para confundir a mente das pessoas menos informadas e disseminar pensamentos deletérios de cizânia e raiva”

        Cometeste neste ponto do texto, uma contradição imensa.
        Um espirita não julga. Sequer tem privilégios para tal.
        -Usastes a mesma “forma”, para julgar aquilo que considerastes julgamento indevido-

      6. Perfeito!
        A procura de holofotes lançam palavras frívolas.
        Divaldo é muito mais que palavras, ele é ação, isso é estar em Cristo. Palavras convencem (percebe-se pelos inúmeros comentários), mas o exemplo arrasta (exemplo: cristianismo materializado na mansão do caminho).
        Vamos trabalhar e deixar de blá blá blá. Paz e bem.

      7. Concordo plenamente com suas afirmações e informações. Divaldo é um codificador incansável da doutrina, respeitado e repleto de virtudes, mas como humano que é, assim como nós, possuidor de defeitos , mas nem por isso , nós simples mortais devemos execrar, diminuir e inferiorizar sua imagem,por assim fazendo estaremos agindo em oposição ao pensamento e conduta ensinada por Kardec.

      8. Se dispor a entrar aqui em uma visita. Agredir, insultar e terminar com “muita paz”.
        Oh! Crianças, até quando “amor” será só uma palavra vazia de espírito.

    4. Nao lembro de nenhuma passagem biblica onde Jesus se reune com gays. Esse texto é totalmente parcial/favoravel as praticas homosexuais. Àquela familia do porta dos fundos representa um covil, o que há de ruim no mundo, traição, mentira, desonestidade, ainda que fosse apenas homossexualidade seria uma tragedia.O

    5. Nao nego que o Senhor Divaldo Franco seja uma das maiores expressoes do espiritismo e sua vasta obra está aí para comprovar. No entanto, como espirita, me entristeci com suas posiçoes de apoio a tal Republica de Curitiba, qto a dita ideologia de genero…..achei que ali qsuando opinou nao estava inspirado pelos bons espiritos deixando fluir sua posiçao conservaora propria! Contudo, achei o texto um pouco rancoroso com alguém que contribuiu tanto com o espiritismo!

    6. “O que mais prejudica não é a audácia dos maus mas o silêncio dos bons”.
      Apoio o texto publicado no Jornal A Tarde

      Divaldo me representa.

    7. É isso aí. Chega de alimentar o ego de pessoas que se intitulam líderes. Chega de ego e aplausos e paparicos. A Espiritualidade Superior não precisa e não quer isso. Caridade, humildade e o verdadeiro AMOR, devem prevalecer sempre. Esse senhor Divaldo Franco pode até praticar a boa Espiritualidade, mas está longe de me representar.

    8. Eu nunca considerei o Divaldo Franco como um porta voz do espiritismo popular brasileiro.Ele tem suas proprias convicções . A sugestão dele para os homossexuais ,É que eles podem sentir atração por pessoas do mesmo sexo ,Mas não podem manter relaçoes sexuais. Rs .Ou seja,A pessoa não pode concretizar o desejo! Mas com todo respeito a essa senhora,Ela é uma descomunal advogada dos homossexuais ! Essa peça intitulada” a porta dos fundos ” é apenas uma provocação aos religiosos mais fervorosos que combatem a homossexualidade. Penso que os religiosos deveriam respeitar os homossexuais e vice versa. A maioria das pessoas não nasce homossexual.A maioria torna se homossexual por varios motivos,Entre eles: Uma dificuldade de se relacionar com pessoas do sexo oposto devido á uma timidez patologica,,Uma experiencia traumatica com pessoa do sexo oposto,Uma curiosidade ,E o principal motivo: O modismo ,Como no império romano! Essa peça teatral não tem nada de arte! É um deboche! Não devemos discriminar os homossexuais nem induzir ás pessoas a ser homossexuais. E com relação ao Divaldo ,Será que as supostas incorporaçoes do Bezerra de Menezes são genuínas? Alguém se lembra da palestra ministrada por ele intitulada” crianças indigo,Cristal,Diamante,Na qual ele afirma categoricamente que a partir do ano 2000 ,No brasil, Não reencarnaria nenhum espirito mau mais? Essa palestra ,Eu soube que ele removeu do you tube devido ao constrangimento! Será que aquele garoto de 12 anos que assassinou a vizinha autista é criança indigo ,Cristal? Será que os adolescentes que estão cometendo estupros,Homicidios,Traficando drogas,São crianças indigo,Cristal,Etc? É PARA PENSAR E REFLETIR! PAZ E FORÇA PARA TODOS!

    9. Opinião livre pensadora, autora do artigo, apenas isso.

      Afirmando que seria mais enriquecedor que tivesse mantido seu silêncio sobre o “Especial de Natal Porta dos Fundos” exibido pela Netflix.

      Seria essa forma de expressão representante da tolerância e respeito com quem pensa diferente e exprime o seu pensamento? Ou deveria ser Divaldo proibido de falar sua opinião?

      Triste ver que os defensores de determinadas ideologias são tão obtusos e desrespeitosos com o diferente.

      E o discurso sobre liberdade de expressão, pensamento crítico… realmente passa longe da ideologia comunista/marxista/esquerdista, haja vista que, sendo os donos da verdade, tudo o que não está de acordo com eles está errado, o que condenam, atacam e ofendem de forma incisiva.

      De fato, Divaldo não se pretende líder, mas veja que ele não se importa em falar o que pensa. A diferença é que ele fala e expõe a sua ideia. E os detratores utilizam textos como esse do site… com agressividade, desqualificação do outro, intolerância com o próximo… interessantemente tudo aquilo que dizem ser necessário e defender para os seus.

      Mas, infelizmente, a reação das ideologias não tem a ética de escutar e de respeitar, e no fundo é possível que a maior parte dos seguidores dessas ideologias não saibam o que fazem, nem porque defendem aquilo. Mas querem impor o seu pensamento e acham que todos deveriam se calar, para que, eles, falassem o que pensam… é de fato bem interessante… todos se calam… apenas eles falam… uma “democracia” comunista.

      Mas de forma simples, não iremos nos calar diante de situações aberradoras. Continuaremos falando, e expondo, e mostrando que a grande maioria de fato não está de acordo com essas desconstruções de valores morais que tentam impor à sociedade, chegando ao absurdo de querer impor isso às crianças.

      Abraços Fraternos!

  2. Sinto-me representada pela autora deste excelente texto que explicita o pensamento de todos espíritas que realmente conseguem compreender o legado de Jesus.

    1. Por favor, não conheço Divaldo Franco e também vocês, más, para eu entender, vocês aprovam e apoiam o filme do Portas do Fundo ???
      Realmente, preciso rever todos meus conceitos.

      1. Não se trata de aprovar ou desaprovar. O filme ilustra, dentre várias coisas, o homossexualismo. Vc o aprova ou desaprova? Não é essa a pergunta. O.homossexualismo esta aí e aqui…e sempre esteve. Nao há o que se aprovar ou reprocar, a questão é como o nosso eu ínfimo e pequeno se coloca perante ao que o outro faz de sua sexualidade………e se percebe. Excluimos e reprovamos o que não entendemos e deveria ser encarado como normalidade……não nos cabe. E se Jesus fosse gay? Houver contraído em casamento com Nadakena e qq outro (a)….seria menos divino? Deixaria de ter a importância politico-social ao longos de 2020 anos???

      2. Achei interessante o início do argumento, mas quando a raiva começou a babar no texto, percebi que Divaldo ainda consegue ser mais equilibrado que a militante a beira de um ataque de nervos

    2. Um dos melhores texto que eu tive o prazer de ler…
      Acredito que se Jesus voltasse hoje em qualquer forma que não fosse heterossexual, branca e olhos azuis seria novamente crucificado, e com certeza com mais crueldade…

    3. Faço das palavras da autora as minhas palavras!!! Jesus é amor, vida e respeito!!!!! Divaldo deveria ser mais humilde e declinar do titulo de lider dessa doutrina maravilhosa, quenos ensina a amar, viver e respeitar.

      1. Ele não tem que declinar do título, pois ninguém o seu a ele. Esse título não existe e o próprio conceito do espiritismo o nega. Não há líderes (não deveria haver), não há sacerdotes nem papas na doutrina. Ele tem só é que descer do salto mesmo.

  3. Percebi muito do ranço católico e evangélico nas eleições de 2014. Até psicografia de Bezerra de Menezes entrou em campo a favor de um anti petismo pra não eleger a “abortista” Dilma Rousseff ( elegeram agora um higienista genocida).
    Divaldo é um bom contador de causo, mas assim como Emmanuel, Joana de Angelis carrega um enorme ranço religioso.

  4. Esse senhor deveria recolher-se e baixar o ego exacerbado pelos maus espíritas que cultivam o personalismo dele e de outros Mediuns e palestrantes.
    Texto esclarecedor que merece o meu aplauso.

  5. Eu também concordo que Divaldo apesar das suas obras direcionado aos carentes, não representa os espíritas de qualquer que seja a nacionalidade, inclusive falando uma das grandes besteiras que já ouvi um dito espírita falar, dizer que Bolsonaro era um enviado, só isso já mostra que o senhor Divaldo está completamente fora dos preceitos do espiritismo que é amar o próximo com a si mesmo , afinal de contas esse governo além de estar sacrificando o pobre ,está destruindo o país , enfim ele não representa em nada do que o espiritismo prega ..

  6. Os bons espíritos intuiram à autora esse belo, verdadeiro, esclarecedor texto. Hosana!

  7. Concordo plenamente, não há amor com o pré conceito.
    Jesus é exemplo disso.
    E o livre arbítrio, o julgamento não será aqui.

  8. Jesus. Com que alivio e turbilhão de alegria li esse texto!!!
    Bom demais para um Espírita, identificar se com tantos outros, quando na discordância e repugna total das atitudrs e falas de Divaldo Franco.
    Esse senhor se mostra racista e preconceituoso desde o episódio do garson negro, quando conta história de sua presença junto à uma rainha, que já nem me lembro mais qual ou onde foi .
    Quando da ocasião das eleições, não me surpreendi quando puxou, DENTRO DO ESPIRITISMO votos para um fascista.
    Excelente texto e nele o Espiritismo me representa .

  9. Ler esta mensagem me fez sentir que a autora além de desinformada pelo atual sucesso do atual governo em tantas frentes possui. Divaldo não ofendeu em sua fala e jamais se auto-intitulou como representante de ninguém. São os que acompanham seu trabalho humilde e rico de caridade que o indicam como talvez um líder. A autora é amarga demais e confunde em seus argumentos petistas e fanáticos toda a explicação que ele..Divaldo..expôs sobre o lixo do programa. Enfim, um artigo qualquer de quem não se atualiza e apenas grita para ser ouvida pelas classes idênticas. Jesus eh nosso líder e com certeza tolera sempre e nos ama incondicionalmente. Estamos fartos destes grupos que são contra isso..aquilo é apenas trazem a desunião. Saiam desta mesmice teórica e trabalhem mais pelo Brasil e pelo Espiritismo. Paz!

    1. Parabéns!!!Finalmente encontro uma resposta sensata a este texto amarguento!Eu conheço Divaldo e ele nunca se colocou como líder do espiritismo, pelo contrário, sempre se colocou como um trabalhador!

    2. Vc esta doido, meu irmão, ao referir-se a sucesso do atual governo…esta ba hora de sair de dentro da casa espirita e percorrer as ruas…miseraveis…famintos…sinaleiros lotados de pedintes…inseguranca…perda de direitos. Povo q aplaude castração de direito e liberdade é perigoso…é alienado.

    3. Qual é o atual sucesso desse governo imundo? E Divaldo, independente do Porta dos Fundos, foi preconceituoso e incoerente em seus posicionamentos anteriores sobre ideologia de gênero e defensor de Moro e Bolsonaro. Uma vergonha para um representante de uma doutrina que prega o amor que Jesus ensinou.

    4. Concordo plenamente com você. Esta mulher está totalmente envolvida com a esquerda deste país, fala barbaridades. Quem é ela para falar de Divaldo de forma tão desrespeitosa? Qual a obra que ela tem? Nunca ouvi falar desta pessoa tão amarga e complexada.. Me parece uma pessoa cheia de mágoas e problemas mal resolvidos.. Não tem nada com os Espíritas que conheço e convivo.. Divaldo merece todo o nosso respeito, por sua história, por sua obra e se ela não tem caridade, tenha pelo menos educação e o respeite por sua idade.. mas é pedir demais a pessoas de esquerda que tenham COMPAIXÃO, eles desconhecem esta palavra, eles só sabem apontar o dedo para AGREDIR, isto eles sabem fazer muito bem.

    5. Em seu texto percebe-se claramente que deve ser mais uma “pessoa de bem” que no ultimo ano de 2018 saiu do “armário” em nome da moral e dos bons costumes, e fez dancinha, arminha, discursos inflamados e campanha para o facista Bolsonaro ser eleito. Mais uma pessoa, frequentadora de casa espirita, que faz sua caridade e até tem alguns amigos negros e pobres, e, com a real intensão de acabar com todos os comunistas e “petralhas”, assumiu de vez que para o bem de todo cidadão brasileiro, deveria vencer um candidato totalmente cristão de fachada, que em suas atitudes e falas mostra a sua total insanidade racista, homofóbica, misógina e facista. Continue aí em seu mundinho de PAZ, trabalhando pelo pais e “pelo espiritismo” , assistindo e aplaudindo de camarote a farsa do sucesso de seu Bolsonaro e tendo a falsa consciência tranquila de quem terá também as mãos sujas diante do aval que deu e continua dando para este ser desprezível que está destruindo o Brasil.

    6. Gostaria de acrescentar que o Espiritismo não tem rótulos, líderes, templos. O simples fato de se apresentar como “espírita não liderado”, já coloca em dúvida se essa senhora é ou realmente se esforça para ser Espírita. A autora apresenta-se como “livre-pensadora espírita”, um segundo ponto para reforçar minha tese, pois o livre pensar, através do conceito de fé raciocinada, é uma das características do Espiritismo, e não privilégio de um grupo como quer fazer crer a autora desse artigo. O Espiritismo não admite sectarismos. O texto pobre de conceitos Espíritas e recheados de termos próprios da ideologia que a autora professa, mostra que ela tem mais conhecimento a esse respeito do que do Espiritismo. O terceiro ponto que mostra que essa senhora está muito distante da doutrina dos Espíritos, é a tentativa de desqualificar Divaldo Franco, respeitado e querido pelos Espíritas que reconhecem nele não um líder, mas o trabalhador abnegado, com centenas de palestras , mensagens e mais de 250 livros psicografados. Ressalte-se, que apesar de nonagenário, continua lúcido e em atividade laboral. Espírita algum, mesmo discordando em algum ponto referir-se-ia a Divaldo da forma como fez a autora. Por fim, um texto altamente tendencioso ideologicamente, em termos que demonstram um mau estado de ânimo da autora contraria os preceitos da caridade, e do amor ao próximo pregado pelo Mestre dos mestres e tão caros ao Espiritismo cristão. Trata-se apenas do pensamento de uma militante política que se diz Espírita para confundir a mente das pessoas menos informadas e disseminar pensamentos deletérios de cizânia e raiva. Esse tipo de conduta e seus inspiradores está descrito no Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, para prevenir ataques daqueles Espíritos que sempre tentam prejudicar o trabalho no bem através daqueles que se deixam levar pelos apelos mundanos esquecidos da necessidade atualíssima de vigiar e orar. Muita paz.

    7. O atual governo está desacomodando os sangue-sugas. Isto incomoda muito.
      A autora e seus seguidores, estão usando o espiritismo para inserir política-partidária dentro do Movimento espírita.
      Não importa o que o atual governo faça de bom, será sempre condenado. É aquela esquerda doente, que só sabe criticar o tempo todo. Não produz nada de bom e útil.
      Questionar é salutar, mas tem que ter conteúdo para questionar.
      Ninguém dá o que não tem.
      Esse pessoal só tem ego exaltado, sempre precisando alimentá-lo com ataques a pessoas que trabalham e tem ideias para o bem do país.
      Esqueçam esse pessoal. Eles não vão fazer avaliações sensatas. Só vão querer fazer barulho para aparecerem. É o máximo que conseguem tirar de dentro de seus corações e mentes.

    8. A autora do texto é que representa um ranço e faz ataques desnecessários, será a mesma realmente uma trabalhadora ou alguém que se intitula trabalhadora e livre pensadora, com objetivo escuso de ataque aos seareiros do Senhor. Melhor pesquisar a origem do texto e sua autora, pois o atacado e defenestrado, já mostrou o seu interesse e agir em prol do Cristo Jesus.

  10. Já há um tempo este senhorzinho, com todo respeito, não acrescenta quase nada nas suas falas eivafas de vaidade, falso moralismo, prepotência e desvio da verdade cristã! Apoiar um fascínora miliciano e defensor da tortura é demais. Ainda.por cima chamar o “Imoro” de reverendo é um abuso de nossa inteligência, um ser nefasto que destruiu nosso patrimônio público e privado e contribuí com o que há de pior para tornar o Brasil um país pária do mundo! Não me venham dizer que ele não sabia ou não sabe, deveria ter mais cautela e silêncio e se aconselhar com o Papa Francisco, que, do outro lado do mundo está muito mais atenção do que ele e se posiciona como um Cristão verdadeiro!

  11. Assisti a palestra do Divaldo em 1990 onde ele criticava Nietzsche chamando de louco obsediado e 30 dias depois ele fez outra palestra onde dizia que Nietzsche era um enviado de Deus. Como em tão pouco tempo ele conseguiu convencer a platéia de assuntos contraditórios?
    Aquelas histórias tristes que ele conta que fazem todos chorar são para dominar seu elefante emocional depois seu advogado intelectual segue atrás mesmo caindo em contradições.

    https://youtu.be/vG1Ti8ZZ4f8

  12. Belo discurso Petista, uma posição lamentável de uma pessoa infiltrada no movimento Espírita. E falar nesse tom de uma personalidade como Divaldo Franco é um desrespeito igual ao vilipêndio praticado contra a figura do Cristo. Suponha que esse comentário não vem de uma pessoa Cristã muito menos de alguém que possa se considerar Espirita.

  13. O sr.Divaldo Franco prestou bons serviços ao espiritismo enquanto reproduzia os pensamentos dos bons espíritos. Mas parece que o aprendizado pessoal não o ensinou a guardar suas ignorâncias só para si. KARDEC também cometeu deslizes quando emitiu sua opinião sobre a inferioridade dos negros na revista espírita. A vaidade leva o homem comum encarnado a se achar no mesmo nível dos bons espíritos a ponyo de emitir suas opiniões carregadas de dificuldades de outras existências.

    1. Sugiro ler o livro Revolução Espírita para rever o que afirmas em relação a Kardec e os negros.

  14. Eu acho que Jesus está dizendo e orientando nossa intuição em dizer: “Dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus”!! O que é do “Porta dos Fundos”, deixem para os “Portas dos Fundos”. A saber se, se fosse mesmo algo tão bom e instrutivo se chamaria “Porta da Frente”. O que entra pelas portas dos fundos, por si, já está escondido!! Raciocinemos nisso!!!

  15. Eu acho que Jesus está dizendo e orientando nossa intuição em dizer: “Dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus”!! O que é do “Porta dos Fundos”, deixem para os “Portas dos Fundos”. A saber se, se fosse mesmo algo tão bom e instrutivo se chamaria “Porta da Frente”. O que entra pelas portas dos fundos, por si, já está escondido!! Raciocinemos nisso!!!

  16. Mas, em nenhum momento Divaldo se diz representante do Espiritismo. Apenas deu sua opinião baseada nos valores em que acredita. Ele é um homem do seu tempo. É natural que possa se manifestar, afinal, vivemos em um regime democrático.
    Não apreciei o filme do Porta dos Fundos, é um direito meu, outros gostaram do deboche e desrespeito às figuras de Jesus e Maria. Dizem que é arte e a confundem com sátira.
    Agradeço ao Divaldo todos os livros psicografados, as palestras, sua grandiosa obra de assistência e promoção sociais. Se cometeu enganos, estes foram infinitamente menores que os seus acertos.
    “A arte é o belo representando o bem.”
    Existem trabalhos artísticos belíssimos, outros existem que representam ainda a inferioridade humana.
    Divaldo me representa. Obrigada, Divaldo pela sua lucidez e coragem.

  17. Excelente texto. Divaldo nunca me representou. Fico triste que muitos espíritas votaram em Bolsonaro, um ser cruel que está destruindo o país.

    1. Divaldo me representa, assim como representa a maioria dos espíritas Kardecistas.
      O texto da Ana C. Laurindo merece respeito, mas representa a opinião dela e de um pequeno grupo. O texto é bastante equivocado e carregado de mágoa. Se tem mágoa tem dor. Se tem dor tem sofrimento. Se tem sofrimento merece cuidados e amparo.
      Divaldo não só fala, mas tem uma vida inteira de serviços prestados no bem; uma vida de doação e de amor.
      Acredito que assim como eu, a grande maioria dos espíritas Kardecistas concordam com a manifestação de Divaldo acerca da desrespeitosa série do Porta dos Fundos. Como o próprio nome já sugere, o que é imoral, obscuro, desrespeitoso, errado e até ilegal, geralmente passa pela “porta dos fundos” de qualquer ambiente.

  18. Texto MARAVILHOSO, Divaldo não me Representa com essa posição equivocada, em parte copiando Anaz/ Caifaz, chega de Tentar representar, cópia Xico Chavier ENTÃO e o RESTO ora o RESTO, as Pessoas Decidem ok.

  19. Há tempos que percebia a necessidade de uma resposta às posições do Sr Divaldo Franco. Se existiram, não tive acesso.
    Comentario certeiro este, contraponto mais que necessario.
    Parabéns!!!!

  20. colocar-se como liderança espírita já é, em si, uma enorme contradição, pois o que tá dito nas obras de Kardec é que não precisamos de interlocutores para falar com Deus. Nossa experiência Divina é direta. Ainda mais liderança que subverte os ensinamentos sobre a Doutrina Espírita que os cinco livros-base deixados por Kardec. O texto é muito bem escrito e argumentado. Parabéns

  21. Pra começo de conversa, tenho dificuldade em respeitar que separa sujeito e verbo com vírgula. Uma pessoa que exagera em tentar parecer magníloqua, nas voltas que dá, e no vocabulário que usa, mas que tropeça no básico, já mostra algo estranho.

    A visão que vocês espíritas têm de Jesus é diferente; embora se aproximem dele pela questão da caridade, se afastam em muitos pontos no novo testamento, e não sei se seriam os melhores representantes para defendê-lo ou absolver detratores dele.

    Sobre o homossexualismo a coisa é muito clara. Esses asquerosos do Porta dos Fundos não fizeram uma representação artística gay, mas sim usaram o homossexualismo como chacota contra Jesus, especialmente porque sabiam que feririam a sensibilidade dos (verdadeiros) cristãos. Essas pessoas não usam o ateísmo para fazer humor, usam o humor como meio de militância ateia.

    Texto relativista, simplesmente nojento.

  22. Texto muito lúcido. Para os espíritas que entenderam que Espiritismo não é religião nem partido político, mas que movidos pela admiração meritória do bem que a liderança de Divaldo exerce para a realização das obras sociais da Mansão do Caminho, se deixam capturar pelo impulso de fazê-lo ídolo, vale lembrar que assim cultivam a armadilha da vaidade contra ele.
    Para os espíritas que ainda não entenderam que Espiritismo não é religião nem partido político, a idolatria é coerente. Sugiro a estes a leitura do pequeno livro O que é o Espiritismo, de Alan Kardec.
    Por fim, para todos nós, afeto!

  23. Um alívio para a alma esse texto. Divaldo Franco tem, sim, envergonhado e não liderado os espíritas.

  24. Divaldo Franco é um líder espiritual carnal, cheio de falhas e defeitos, que nunca se proclamou líder espírita, mesmo porquê nossa doutrina sempre nos deixou livres para seguirmos o caminho que quisermos seguir. Sua “liderança” é algo natural, vinda da notoriedade de seus feitos, o que não o desqualifica em nada.
    Qualquer que seja olhar voltado a ele, merece a mesma análise que nossa doutrina apregoa a qualquer outro, que é a compaixão para com a individualidade dos seres e o próprio livre arbítrio.
    Assumir posições não é um erro, e ele não fala por todos. O proprio Papa em nome de sua igreja, vem assumindo posições delicadas para que se mantenha viva a chama do Cristianismo Católico e dos valores espirituais.
    Há uma legião de pessoas que admiram o Divaldo e preferem vê-lo sob um olhar mais próximo do pensamento tradicional. De forma alguma ele quis maldizer os gays, mesmo porque aquilo que foi desenhado pelo Porta dos Fundos também não os representa.
    Um Cristo esteriotipado, promíscuo e indecente nada tem de gay além de sua sexualidade.
    A autora desse texto leva um ranço sem sutileza ao se referir a um irmão espírita que diverge de sua linha de pensamento e ação. Tem nuances ideológicas em suas entrelinhas, o que não a desabilita em nada, certamente, todavia não a posiciona a criticar um de nós. Não soa bem para a comunidade!
    Quem não gosta do Divaldo que não o siga, e quem não gosta do Porta dos Fundos também.
    Os gays já tem suas próprias cruzes para lhes acrescentarmos mais essa, assim como o Divaldo, o João, o José, e cada ser que tenta coabitar esse planeta.

      1. Texto equilibrado e lúcido, que nos faz pensar, coisa rara de se ver atualmente. Parabéns, esse texto me representa.

  25. Socorro que texto ein? Não concorda com o Sr Divaldo mas faz questão de meter política no meio, que nojo. Não sabe fazer um texto sem atacar a opinião dele referente à outros assuntos? O comentário é : ele representa os espíritas, não o que ele acredita, não em quem ele votou, e o que defende quem ele votou! Meteu até aquele lixo do comunismo no assunto, duvido que o espiritismo prega algo que o comunismo trouxe para os países devastados por esta utopia nojenta! Que decepção um espírita fazer um texto deste! Seja coerente, fale sobre a representação do Sr Divaldo referente ao espiritismo, e o porque dele não ser o representante.

  26. Infelizmente sempre se confunde, liberdade de expressão com desrespeito, se alguém leu o texto do artigo que não expressa a fala de Divaldo, viu que ele não se auto-intitula líder, foi o jornal quem assim colocou, e concordo com ele.

  27. Realmente o silêncio às vezes é uma oração, mas pode se tornar também uma aprovação e negligência. Eu li o posicionamento de Divaldo sobre o tão polêmico Especial de Natal… não sei se é a mesma fonte citada nesse texto, mas lembro que pensei, ótimo! Se for para criticar que seja assim. Não censurou, não apoiou também quem acredita que seja esse o melhor caminho. Agora, a autora desse texto escrever sobre Divaldo Franco como uma pseudoliderança, aí foi demais. Ao meu ver ela se manifestou igualmente aos apoiadores da censura, porém de lado oposto. O problema não é a crítica a referida produção e sim (aí sim eu digo pseudo) as pseudomotivações que levam as pessoas acharem que tem direito de censurar o trabalho artísco seja de quem for. Assim também como não devemos rebaixar alguém como Divaldo Franco só por q ele criticou um trabalho que na opinião dele não foi bom. E como um dos representantes (não autointitulado) de um movimento como o espiritismo, ele pode e deve sim se posicionar. E se posicionou coerentemente.

  28. Realmente o silêncio pode ser uma oração, mas também pode ser aprovação e negligência. Eu li o posicionamento de Divaldo sobre o tão polêmico Especial de Natal… não sei se é a mesma fonte citada nesse texto, mas lembro que pensei, ótimo! Se for para criticar que seja assim. Não censurou, não apoiou também quem acredita que seja esse o melhor caminho. Agora, a autora desse texto escrever sobre Divaldo Franco como uma pseudoliderança, aí foi demais. Ao meu ver ela se manifestou igualmente aos apoiadores da censura, porém de lado oposto. O problema não é a crítica a referida produção e sim (aí sim eu digo pseudo) as pseudomotivações que levam as pessoas acharem que tem direito de censurar o trabalho artísco seja de quem for. Assim também como não devemos rebaixar alguém como Divaldo Franco só por q ele criticou um trabalho que na opinião dele não foi bom. E Divaldo como um dos representantes ( e não autointitulado) de um movimento tão importante como o espiritismo pode sim se posicionar e ainda mais se for como ele fez.

  29. Divaldo Franco é um espírito em provas como todos que aqui encarnam, e ao meu ver,com todo o respeito sua pregação diverge dos ensinamentos do Livro dos Espíritos ( onde se fundamenta a doutrina).

  30. Vimos nesse texto uma clara tendência política partidária, o espiritismo ñ usa dessas palavras rancorosas, tendenciosas e cheias de ideologia política. Quando o porta dos fundos, defendidos por alguns aqui, chama Jesus de homossexual, eles estão querendo provocar isso que está acontecendo aqui, espíritas falando mau de outros espíritas, isso não faz parte da doutrina, eles só querem trazer discórdia e desunião. Todos seremos julgados por nossas atitudes, então o melhor é deixar esse tipo de atitude do porta dos fundos, sem resposta, ao invés de trazer mais discórdia e rancor com textos como esse. Devemos amar ao próximo como Jesus nos amou, isso Que deve ser lembrado sempre.

    1. Comentário sensato, coerente e retratando o real comportamento de os que nos intitulamos cristãos, deveríamos tomar. Em relação a autora do texto, o melhor seria pesquisar a autoria se é realmente uma trabalhadora e os reais motivos que a faz atacar um bom servo do Cristo. No mais é paz íntima e orações por todos os envolvidos em tal situação e contextos.

  31. Ele nunca representou a filosofia espírita! Basta ver o que ele apoia e/ou concorda! Tudo contrário aos ensinamentos !E muito menos a mim!

  32. Fui simpático a doutrina durante anos, embora mantendo um pé atras porque sempre considerei uma linguagem nada acessível para a grande massa de desvalidos e ignorantes . Sempre questionei a superioridade principalmente quando o assunto é perfectibilidade humana ou espiritual, nada assustador afinal Kardek era como um homem de seu tempo Eugenista, rascista e preconceituoso. Vaidoso como todos os pesquisadores de sua época. Me dizer que este pensamento não esta inserido no pentateuco é me dar diploma de idiota. Sem contar nas adulterações póstumas em sua obra, que ja fora identificada, mas sem alardes para não abalar as estruturas dos estudos que foram desenvolvidos em cima do erro ou da maldade manipuladora. Apos ouvir de um fanático e cego que Glenn Greenwald era uma obra petista organizada pelas piores legiões que habitam o umbral realmente não me assusta um parecer estupido vindo de Divaldo um reacionário assim como todas as lideranças arcaicas que compõem as federações pelo brasil e que durante anos se escoraram no fascismo e no nazismo (Não é atoa que os integralistas estão saindo do esgoto) para transformar uma pseudo ciência em religião de forma travestida e eclesiástica em sua estrutura hierárquica. Quem é Divaldo Franco? O que esta por trás desse sr.? Quais são os interesses comunitários? O que esta ao seu redor? Sim interesses, interesses e interesses financeiros para manter sua linda obra de caridade em pé e funcionando. Vocês tem ideia das manobras que a instituição Divaldo vem fazendo nos bastidores do youtube por conta de direitos autorais e direitos de imagens, removendo videos de vários canais espiritas entre outras mazelas? Não se pode ferir a reputação de um grande líder e muito menos usar a sua imagem indevidamente porque? Dinheiro, dinheiro e dinheiro!!! Sem generalizar pois sei que existem muitos trabalhadores bem intencionados, mas no meu caso do Cristianismo baseado na Plata, Money, Dinheiro eu quero distância.

  33. O conteúdo do filme e tão ridículo e desrespeitoso quanto o texto aqui escrito, … ” E se Jesus fosse gay” vcs devem estar de brincadeira! Se vc quer ser gay ótimo, agora não tentem empurrar goela a baixo que isso e a melhor escolha do mundo e super normal, Jesus fez homem e mulher e ponto.

  34. Importante manifestarmos o nosso descontentamento com essas posturas que além de ultra conservadoras vão na mão contrária tanto do que o espiritismo propõe como uma doutrina de libertação como contra os verdadeiros princípios cristãos.

  35. Ler este texto me fez mal.. Como uma pessoa pode ser tão amarga? Quanto rancor? E que falta de respeito com um senhor como Divaldo Pereira Franco? Se você não o respeita por sua obra, por sua história de vida, respeite-o por seus mais de 90 anos de idade. Pensando bem, o texto é claramente uma declaração política esquerdista, de quem está visivelmente irritada e contrariada, e assim como é de praxe da esquerda quando perde o jogo, tem que AGREDIR, ATACAR, seja a quem for, até Jesus.. Senhora, não li em canto nenhum, Divaldo se intitular o líder do Espiritismo, você criou isso na sua cabeça, aliás ,isso é próprio de vocês esquerdistas criarem as famosas: “narrativas”… Através de seu texto fica claro que você é um poço de mágoas, semeando a discórdia entre os seguidores da Doutrina Espírita. Que horrível!

  36. O tom de rancor desse texto é triste. É de se torcer o nariz para ataques tão baixos contra Divaldo. Ele é um ser humano e também não se auto intitula a liderança espírita brasileira. Agora o nosso querido movimento espírita tem se dividido muito, e de um tempo pra cá vejo muita desorganização, muita digladiação e pensamentos confusos no seio dessa religião tão bela e consoladora! Se por um lado não concordo com alguns posicionamentos que Divaldo defende em outros temas, nesse sou levado a crer que ele fez o certo. Até porque essa dita “arte brasileira” extremamente ofensiva e de humor azedo não levanta bandeira em prol de causa digna alguma como contra a homofobia, não! O tom depreciativo dessa “obra” é notório e tenta menosprezar e desqualificar o cristianismo com piadas preconceituosas, isso mesmo, preconceituosas, pois escarnecem do direito de credo e respeito a fé alheia. De todo modo fico triste ao perceber que em nome de certa “liberdade de expressão” possam utilizar uma “arte” pervertida e chula para descaracterizar a história mais bela da humanidade. Fica aqui meu apelo para que possamos ver com um ponto de vista mais sério esse assunto.

    1. Calma, a verdade vem de espíritos iluminados, muitos deles, não é absoluta, Kardec se valeu desta verdade múltipla para poder comprovar que a verdade da vida além da vida transcende a vaidade dos seres, lembra dos exemplares queimados em Barcelona? pois então, uma verdade não se apaga, ja este texto acima em dias será nada além do que mais um mausoléu do tempo tecnologico na Internet, a opinião de um zombeteiro encarnado com pose de doutor

  37. Divaldo não nos representa.
    Frequentei à Mansão do Caminho por algum tempo e me afastei quando ouvi algumas falas dele preconceitas, misógenas, fascistas.
    Por que o tema homossexualismo incomoda tanto Divaldo? Seria porque ele teve que reprimir a postura dele?

    1. Calma, a verdade vem de espíritos iluminados, muitos deles, não é absoluta, Kardec se valeu desta verdade múltipla para poder comprovar que a verdade da vida além da vida transcende a vaidade dos seres, lembra dos exemplares queimados em Barcelona? pois então, uma verdade não se apaga, ja este texto acima em dias será nada além do que mais um mausoléu do tempo tecnologico na Internet, a opinião de um zombeteiro encarnado com pose de doutor

  38. Obrigada pelo texto claro e franco! Continuo a admirar Divaldo Franco pela sua obra escrita e física, mas tenho raciocínio suficiente para entender que ele, também, é humano e está em sua caminhada de aperfeiçoamento. Não é exemplo supremo, mas trabalhador, como todos nós. Fico com os bons exemplos de Divaldo, sua obra, mas repudio seus últimos posicionamentos públicos sobre política e personalidades. O silêncio também é prece! pra quê se posicionar em um momento tão delicado, trazendo divisionismos a essa doutrina de AMOR!? Fico com Jesus e sua conduta inclusiva para com todos.

    1. O que está na discussão é o ponto de vista de Divaldo cidadão ou Divaldo espírita? O indivíduo não deve colar a persona espirita afinal ele está humano como todos nos.
      Outra questão que é levantada é não aceitação de Divaldo como líder espirita depois levatam questões sobre homossexuais.o que
      Está em questão?E se ele fosse homossexual o que mudaria para os espíritas?Realmente está muito confuso entender qual é o real motivo.
      Nao trabalho mansão do caminho, não tenho intimidade com Divaldo Franco. Na minha opinião os espíritas são piores religiosos, sempre criando problema com esse homem . O que ele tanto incômoda?pra uma pessoa de 92 anos vocês criarem tanto problema é porque o seu velho interno está muito doente .Quem está precisando de ajuda é Divaldo?Essa resposta é leitor dará.

  39. Respeitem alguém da linha de Divaldo, coerente, sério, estudioso, discípulo de Jesus, pois faz o que prega.
    Chega de baboseira.

  40. Respeitem alguém da linha de Divaldo, coerente, sério, estudioso, discípulo de Jesus, pois faz o que prega.
    Chega de baboseira.

  41. “Hoje, quem mataria Jesus?”
    “Os mesmos indivíduos que execram os homossexuais, os comunistas, os ativistas, os sonhadores, os utópicos, os poetas e artistas.”

    Colocar comunistas no meio desse argumento sem embasamento é de tirar o fôlego. Comunistas mataram milhões de pessoas na União Soviética e na China, não estou dizendo que tenha que matá-los mas não são exemplo e modelo para ninguém.

    “Reforçamos a solidariedade com a arte brasileira em nome da equipe do Porta dos Fundos, e como espíritas livres assinamos o compromisso maior com a democracia e a liberdade de expressão.”

    Sou nordestino, então quando fizerem um sátira chamando um nordestino de cabeça chata, um homossexual de escroto e dá o rabo, um comunista/nazista de assassino ou falar de alguém pela cor da pele, pode, pois é liberdade de expressão e arte brasileira…Vai te catar!!!!

    Por que o “porta dos Fundos” não faz sátira sobre o islã, sobre maomé? O buraco é mais embaixo…

    Tchau miliante!!!

  42. O grupo de humor Porta dos fundos exerceu seu direito à liberdade, realizando sua peça humorística, como sempre fez e faz. A democracia permite que assim o façam. A lei de mercado define pelo consumo se a peça dará o devido retorno a criadores e seus patrocinadores. Usar Jesus como “mote” para seu produto é algo antigo. Igrejas sempre o fizeram. Muitos ficaram ricos e se acham donos do Cristo. Porta dos Fundos não fez nada de novo.
    A democracia, repito, o permite.
    Mas Divaldo Pereira Franco também tem o direito de externar sua opinião sobre a obra. Ele, como qualquer cidadão, espírita ou não, tem na democracia o direito inalienável de externar o que achou do produto feito pelos humoristas.
    Algumas pessoas ao reprochar com acidez Divaldo estão fazendo exatamente aquilo que condenam, cerceando o direito do mesmo de livre expressão e crítica. Tivesse Divaldo em seu texto dito algo como “censurar”, “tirar do ar “, “proibir”, o produto comercial humorístico do “Porta dos fundos”, a articulista estaria coberta de razão. Como Divaldo nem se colocou como representante dos Espíritas, tão pouco falou em censura, então a autora, por motivos outros que não estão no texto, condenou Divaldo colocando -o de forma política como inimigo.
    O artigo da mesma, apesar de bem feito e trazer uma série de afirmações corretas, se perde no seu fim. Ao tentar censurar Divaldo, colocando na contra-argumentação SOBRE O TEXTO, coisas que ali não estão. Comete o simplório erro da falácia argumentativa.
    Sim, Divaldo errou feio ao usar tribuna espírita para elogiar juiz anti-ético, carreirista e corrupto. Sim, Divaldo errou ao apoiar um notório ignorante, obtuso, corrupto, desequilibrado, mal caráter, miliciano e assassino, características de um megaobsessor reencarnado, como presidente. Mas como o objeto do texto era uma vritica ao texto de Divaldo sobre o Porta dos fundos r não da adesão ingênua e invigilante do mesmo às forças das trevas que estão no poder, ela se perdeu nas falácias filosóficas.

  43. ‘Sim, porque muitas vezes “o silêncio é uma prece”, ‘
    É mesmo????

    FAÇAM O QUE EU DIGO, mas NÃO FAÇAM O QUE EU FAÇO

  44. O grupo intitulado espíritas livres NÃO SÃO ESPÍRITAS . Alguma invenção política das esquerdas para ganharem eleitores cristãos.
    Então falam o que querem e fazem suas campanhas políticas!
    É a Ana Cláudia deve ser sua líder!

  45. Quais são as questões levantadas
    Velho e está escrerozado e
    Divaldo deve ser 24 horas espirita?
    3-Divaldo cidadão em momento algum só colar a persona espirita?
    4-Divaldo reprime homossexual por isso ele se reprime?
    Se vocês não se entendem imagine outras pessoas de outros seguimentos religioso.Nao sou da mansão do caminho, não sou amiga de Divaldo. Mas na mínha opinião essa atitude não e ética e uma tamanha falta de respeito a uma pessoa idosa que dedicou sua vida em auxílio as crianças e contínua.Nao represento nenhuma instituição só sou cidadã.

  46. Quais são as questões levantadas Divaldo esta velho e esta esclerosado?
    2-Divaldo deve ser 24 horas espirita?
    3-Divaldo cidadão nenhum momento deixar a persona espirita.
    4-Divaldo reprime homossexual por isso ele se reprime?
    Se vocês não se entendem imagine outras pessoas de outros seguimentos religioso.Nao sou da mansão do caminho, não sou amiga de Divaldo. Mas na mínha opinião essa atitude não e ética e uma tamanha falta de respeito a uma pessoa idosa que dedicou sua vida em auxílio as crianças e contínua.Nao represento nenhuma instituição só sou cidadã.

    esclerosado

    1. Nunca li tanta asneira (pra não falar merda) num único texto. Se Divaldo, mesmo com suas falhas humanas, com a conduta e prática que teve e ainda tem durante todos esses anos não representa ninguém, muito menos será você que fez um texto maldoso e ideológico como esse é que representará alguma verdade. O mundo está cheio de teoristas, mas continua com poucos que colocam algo de bom em prática. Quando uma sociedade acha que ainda tem cabimento discutir se “é certo ou errado” ofender e debochar de uma crença religiosa, pois acha que tem liberdade de se expressar, com certeza ela está com os dias contados. Não aprenderam nada com a barbárie dos radicais Islâmicos que se “expressam” e muito menos com os ensinamentos de Jesus.

  47. Mais uma atitude de quem despe um santo para vestir outro. Digo, indignar-se com um deboche a determinados princípios religiosos não elimina igual preocupação com os problemas da sociedade. Quem sabe ler nas entrelinhas, já descobriu que para os cristãos de um modo geral, Jesus não tinha sexualidade. Há um filme chamado A Última Tentação de Cristo, salvo engano, que também causou polêmica porque retrata um Jesus com desejos sexuais. Recorde-se que Maria concebeu sem pecado, concebeu sem ter se deitado com ninguém. Trocando em miúdos: a Sagrada Família não fez sexo como seres humanos comuns porque são divindades. E esse imaginário faz parte de uma cultura milenar. Não importa se eu ou você cremos. Muita gente crê. Por que debochar disso? Isso não é liberdade de expressão. É cinismo. De todo modo, nenhuma liderança espírita atual me representa. Porque falta à elas e a nós estudar Antroplogia um pouco mais.

  48. Dilvado é a luz de muitas vidas, a alma caridosa dedicada a milhares de irmãos desafortunados, o coração bom, a voz serena, o ser que doou sua vida para poder fazer o bem, já esta pessoa que aqui escreve um dia tera a chance de poder abrir seus olhos a grandeza do ser que ele representa em sua moral, e quando a moral fala mais alto que palavras, as palavras de ódio logo se destacam e percebe-se quem são espíritas cristãos, e quem ainda precisam alimentar sua vaidade as custas de coisas mundanas, a justiça divina cuida de cada um ao quinhão que lhe cabem, que Deus possa sempre fazer valer sua misericórdia infinita a todos nós, esclarecidos em busca de verdades……

  49. Vivemos uma caça às bruxas. Chego a temer confrades espíritas por suas reações tão extremistas em tempos de Bolsonaro, justamente por ter uma postura progressista, pela justiça social, ser negra e não renegar meus parentes e amigos adeptos de candomblé e umbanda. S

  50. Concordo contigo apesar de gostar de assistir as palestras do Divaldo, porém acredito que temos de ter o mínimo de reflexão acerca do que ele diz pois é apenas um representante da doutrina dos espíritos na terra. Já que virou lugar comum misturar espiritualidade com política…
    Além disso, acredito que caridade sem justiça social não passa de uma bela hipocrisia! Muitos fazem caridade porque a doutrina pede, mas não quer que pobres e miseráveis tenham os mesmos direitos e frequentem os mesmos lugares ou more no mesmo bairro que os ditos “caridosos “. Crescimento econômico nem sempre é sinônimo de melhoria das condições de vida para os que mais necessitam.
    Além disso espirito não tem sexo e quem somos nos para julgarmos os homossexuais?
    Cadê a coerência quando dizemos ser seguidores de Cristo e apoiamos um representante da Nação que apoia a tortura, é claramente machista, homofóbico, racista e sequer esconde seus posicionamentos? Que Cristo é esse?

    Penso que estamos distantes… Bem distantes do Cristo que pretendemos seguir.

  51. Excelente texto. Há tempos venho expondo minha opinião sobre essa mrio que “idolatria” no mindo espirita a Divaldo Franco.
    Ao alimentar seu ego contribuem para estarem na contramão do que a doutrina espírita sugere, orienta, explica.
    Respeito o seu trabalho, mas este nao lhe dá o direito de opinar politicamente em none dos espíritas.
    Um direiro seu opiniao politica pessoal. Coletiva não.

  52. O endeusamento de seres humanos nunca dá boa coisa. Edir Macedo, Valdemiro Santiago, Malafaia e que tais são exemplos de como o fanatismo pode nos levar a seguir pessoas de má fé ou até mesmo psicopatas como Hitler. Há muito me afastei dos espíritas, mas não do espiritismo, doutrina que considero linda em sua pureza e tão esgarçada por opiniões nefastas de alguns de seus “representantes”. Divaldo é um homem que merece respeito por tudo que de boa vontade fez e faz em nome do que acha ser o bem. Mas há de se separar o que é essa fenomenal obra do que ele tem de opinião pessoal. Há de se compreender e ter compaixão com um homem que tem valores do século XIX e não teve a capacidade de se atualizar. Ele próprio se deixou fanatizar por homens tão falhos quanto ele mesmo, chegando ao ponto de apoiar pessoas de tão lamentável caráter que hoje se provam indignos de mencionar o nome de Cristo, e cujo representante mor sabe citar apenas um versículo da Bíblia que foi obrigado a decorar para montar a fachada de sua farsa eleitoreira. O vídeo do Porta dos Fundos é de péssimo gosto, mas é de longe menos nefasto do que essa gente que Divaldo ajudou a colocar no poder com sua visão arcaica de mundo. O filme passará, como uma ventania inconsequente que ninguém mais lembrará. Entretanto, os estragos feitos por um governo que destrói seu próprio meio ambiente, sua educação, e prioriza a economia que empobrece ainda mais a classe que Jesus defendeu, esses sim são imperdoáveis e ficam na conta do Sr. Divaldo e dos que ele representa.

  53. Totalmente político o texto. Parece militância política. Não entendeu o texto de Divaldo Franco. Como educadora que é precisa aprender a ler. A base do texto é simples: respeite para ser respeitado. Não aceitamos piadas com homossexuais ou negros ou minorias. E, também não aceitamos piadas com o que é sagrado para tantos milhões e milhões de cristãos em todo o mundo. Vou repetir: respeite se quiser ser respeitado. Texto agressivo e rancoroso.

  54. Embora não tenha o mesmo posicionamento politico de Divaldo, não apago nenhuma das linhas das páginas do livro de sua história, que é preciosa, e que poucos de nós, bem pouco, terá condições desta prática, nesta reencarnação.

  55. È chocante sim ver alguém difamar de Jesus, interpretando ele como gay, é chocante sim. Jesus merece respeito e não ser difamado. Com Deus, Jesus e religião não se brinca. Divaldo me representa sim. Também é Chocantever o papa recebendo o cachaceiro, comunista e ladrão do lula. o papa nao me representa

  56. SOU FILIADO AO PT, PORTANTO, ESPIRITA, NÃOSOU DIVALDISTA, NEM CHIQUISTA, MUITO MENOS KARDECISTA. SOU ESPÍRITA. VAMOS SER FRANCOS, TODO MUNDO TEM UM” TIQUIM” DE VERDADES, A SUA VERDADE, COMO O PROPRIO DIVALDO TEM A DELE O QUE NÃO QUER DIZER. LEI.SOU 100%, LULA INOCENTE. TAL QUAL COMO JESUS. CADA QUAL NA SUA ÉPOCA. QUANTO MAX, DIVAL NUNCA VAR SER EXÍMIO. HÁ ESTUDIOSO, SABEM MUITO MAIS. COMO NEM TODO MUNDO É PERFEITO AQUI, NA TERRA, POIS BEM, O NOBRE DIOVALDO ERROU E FEIO. VENERÁVEL O CRICO, CONCORDAMOS DO OUTRO DISCORDAMOS TOTALMENTE. ALIÁS, A CONSTITUIÇÃO PROVA O MORO UM FORA DA LEI.
    VOU ASSISTIR DE NOVO O FILHO DO BRASIL, O KARDEC E DIVALDO NÃO HÁ PROBLEMA. ESPÍRITAS, QUE ESTAMOS A FAZER DA DOUTRINA ESPÍRITA?

  57. Desejo expressar uma percepção/descoberta que levei ao longo de muitos anos permeado com muita dor e observação. Existem entidades de um outro plano do invisível sempre influenciando com suas convicções e verdades outras entidades do invisível e estes sobre nós encarnados. Diante da complexidade da psicoenergia e intenções dos primeiros e a natureza rudimentar do homo sapiens, o padrão conflituoso e primário se perpetua nesta dimensão em que vivemos. Nós somos tão frágeis que procuramos respostas e conforto naquilo que definimos como ABSOLUTO e VERDADE. Quem estiver curioso sugiro a pensar na questão e inicie o processo com muita observação. Alguns médiuns vivos e outros desencarnados(do exterior) são portas abertas para estas descobertas.
    Obrigado!

  58. Tem pessoas que se dizem espíritas por irem receber caridade, tem outras que se dizem espíritas por lerem os livros. Mas a ideia quando exposta de julgamento fere o aprendizado. A falta de doutrina e esclarecimento estão abertas pra todos, de acordo com o que foi colocado e será que se precisa dizer ISSO, pras pessoas entenderem o que está se esboçando é mais pra ridicularizar do que aprender.

  59. Prezada Ana Cláudia ,
    Antes de julgar o próximo olhas se tem feitos os mesmo projetos sociais que mudou a vida de diversas pessoas, salvando muitas inclusive da beira da loucura. Sabes que o fato que ser espírita não é apenas uma nomeação, mas sim pela conduta de amor e respeito ao próximo o que parece que você não tem.

    O fato do porta dos fundos não é a questão da representatividade do homossexual ( o que se tinha naquela época), mas a distorção dos fatos e ridicularizar a religião de tantas pessoas. Aqui é o ponto de partida para o desrespeito ao próximo, justamente o que o espiritismo não prega.

  60. Texto péssimo e lamentável! Vontade de aparecer, isso sim, infelizmente! Que Deus tenha piedade de ti!

  61. O que dizer de um texto em que a autora já inicia procurando desqualificar alguém sutilmente com a alcunha de “nonagenário”, como se lhe faltasse lucidez para pensar em razão da idade.
    Ainda continua, adentrando um terreno da crítica ofensiva sem argumentos, taxando a tudo que não quer entender de “fascista”….
    O ódio que encerra mal se esconde atrás de seu texto.

    Que pensar de alguém que se coloca no papel de algoz apenas porque em algum momento Divaldo se posicionou sobre o que pensa sobre o quadro político atual e vieses doutrinários políticos como o marxismo…

    Divaldo NUNCA se anunciou como líder de nada. A liderança dele se fez natural e reconhecida por quem o entrevista.
    Natural, visto o tamanho de sua obra.

    VIDA QUE SEGUE, COMO SEMPRE.

    Quem se ocupa dessas ninharias não tem tempo de trabalhar. E o trabalho é a maior propaganda.

  62. Democracia é respeitar a opinião do outro. Através deste texto truncado, que transmite raiva, a autora não demonstra ser democrática, mas autoritária. Mas é perfeitamente compreensível porque exercer a democracia é muito difícil para todos nós. O porta dos fundos possui uma opinião e o senhor Divaldo Franco, outra, é muito simples. Mas o ser humano transforma uma opinião em um cavalo de batalha pra travar uma guerra inexistente. Se a autora estudasse com maior profundidade a vida do senhor Divaldo Franco certamente não o diria fascista. O texto é superficial e infere uma característica analisando apenas uma opinião. E, claro, esta é apenas minha opinião…

  63. O esquerdismo de forma muito bem inteligente e programada tem se infiltrado (revolução cultural) em todos os setores das sociedades populares. Todos esses ardorosos defensores da ideologia comunista, esquecidos ou desinformados sobre os trágicos resultados dessas ideologias espalhados pela história, embasbacados então pela (competente, diga-se de passagem) propaganda marxista, se auto iludindo com “belas” propostas sociais (que são “cantos de sereias” que ficam apenas nas frases marqueteiras), se imiscuem nas mais diversas coletividades para disseminarem as propagandas comunistas que conscientemente (para os hipócritas) ou inconscientemente (para os que deixaram de pensar de forma independente), resultam nesses patrulhamentos, mostrando as suas raivosas intolerâncias contra todos aqueles que, usando do seu direito de expressão, ousam não concordar com essa forma de pensar o mundo por um viés dialético/materialista. O movimento espírita também tem em seu meio esse tipo de gente que tenta, à todo custo, direcionar uma doutrina límpida e clara nos seus objetivos cristãos de paz e caridade, para abraçar teorias e práticas que são totalmente a negação dos verdadeiros princípios espíritas. Os líderes verdadeiros da humanidade são identificados não por si mesmos e sim pela massa que conhece as suas obras e competência e lhes concede esse reconhecimento. Divaldo Franco tem as suas limitações assim como todos nós seres humanos temos as nossas, entretanto no campo das proporções, sabemos quem tem mais ou menos autoridade ou não para se manifestar sobre determinados temas. No caso quando se trata de Espiritismo o Divaldo Franco é reconhecido mundialmente como uma autoridade moral e teórica sobre o Espiritismo, a paz e a caridade, portanto entre Divaldo Franco e essa senhora que o atacou de forma desleal e covarde, acredito que a grande maioria das pessoas de bom senso sabe com quem vão ficar.

  64. Está explicado o texto vil e mentiroso, foi escrito por uma Bolsonarista. Paz e bem minha irmã. O plantio é livre porém a colheita é obrigatória. Aguarde a justiça universal.

  65. Divaldo Franco foi um dos principais promovedores da imagem de Sai Baba no Brasil, atribuindo a ele poderes mágicos e elevada espiritualidade. Hoje sabemos que Sai Baba era um farsante, diversas vezes desmascarado por usar truques de mágica, muito amadores por sinal, para “materializar” objetos e assim impressionar seus seguidores. Também pesa sobre Sai Baba fortes acusações de abusos de menores. Ou seja, o elevado espírita brasileiro promoveu a imagem de um homem considerado “O João de Deus da índia”. Então fica aqui a pergunta: Divaldo se deixou enganar por Sai baba ou enganou a todos sobre Sai Baba? Como alguém ligado ao espírito da verdade poderia se deixar enganar por tamanha mentira? Tais respostas, caso alguém as encontre, pode muito bem ajudar a explicar a relação de Divaldo com a figura de Bolsonaro, que, assim como Sai Baba, usa o Mito para iludir as pessoas e encobrir o homem que realmente é.

  66. Bons mediums tem a humildade de entender que não são nada, mas apenas o veículo de comunicação dis espíritos. Não aceito qualquer posição ou insinuação política de qualquer médium ou centro espírita, o qual para mim passa a ser desacreditado.

  67. “marxismo cultural” esta no ‘Das Kapital’ de Marx, além de outras posturas de como dominar a população, tal como acabar com a religião.
    Marxismo é contrário a família também… é muito estranho ver um espírita comunista, são ideias totalmente opostas a de Jesus.

    Sobre Divaldo, é um humano como todos nós, passivo e erros e enganos.

    Necessário se faz uma reflexão sobre o que é realmente positivo para o espiritismo.

  68. As pessoas esquecem que todos tem o direito de ter suas escolhas! Não cabe a ninguém fazer críticas só pq não pensam igual!
    Muito chato isso!

  69. Esse texto me faz lembrar duas frases:
    “Dai a Cesar o que é de César, dai a Deus o que é de Deus”, Jesus.
    “Olhem a mensagem, não o mensageiro”, um psicólogo anônimo.
    TODOS NÓS ENCARNADOS SOMOS FALHOS E ESTAMOS EXPIANDO, EM PROCESSO DE APRENDIZADO ! Divaldo Franco fez e faz realizações que me inspiram e ponto. Suas mensagens me fazem ser um ser humano melhor, mas longe de mim ter qualquer tipo de adoração, ele não precisa disso, ninguém precisa disso, vamos recobrar a maturidade ! Ele tem o meu respeito como qualquer outro, ser humano ou não.
    Divaldo não é perfeito, ninguém é, minha gente … ele comete falhas como todo ser humano … não cabe odiá-lo por ter suas preferências partidárias, por expressar sua opinião mesmo sendo um expoente espírita … Me veio agora outra frase “Faça o bem assim mesmo. Veja que, ao final das contas, é tudo entre você e Deus! Nunca foi entre você e os outros. (Madre Teresa de Calcutá)”. Portanto, vigiai e orai, irmãos!

  70. Espírita que ataca Divaldo e Bolsonaro???
    Nem aqui nem em lugar nenhum do mundo!!!
    Faça uma autocrítica, por favor.
    DIVALDO ME REPRESENTA E TEM ESTOFO MORAL PARA REPRESENTAR O ESPIRITISMO, AO CONTRÁRIO DE VOCÊ.

  71. Kardec teria vergonha de ver no que o espiritismo se transformou em terra brasilis. De uma “ciência espiritual” se passou a uma “seita” com líderes messiânicos. É traço de uma seita que a autoridade dos líderes nunca seja questionada, que todos os opositores sejam atacados e desqualificados, nem que seja no nível pessoal; e dane-se a racionalidade do discurso. A mediunidade acaba servindo a qualquer propósito, visto que basta colocar opiniões travestidas de verdade na “conta dos espíritos”. Se a árvore se faz conhecer pelos frutos, não basta reconhecer os bons frutos da assistência social, mas também os maus frutos da doutrinação enganosa, levando os adeptos do espiritismo a escolherem prefeitos/governadores/presidentes indicados por médiuns, com o aval dos “espíritos” é claro. Políticas ruins também matam, senhores e senhoras. Sim, a árvore se faz conhecer por seus frutos.

  72. DIVALDO NAO LEVA NADA A LUGAR NENHUM,ESSA SENHORA TAMBEM NAO,BOLSONARO E LULA ENTÃO PIOROU, ACORDA CEDO E VAI TRABALHAR,ESSES CARAS SÓ QUEREM DINHEIRO, AS PESSOAS AINDA ACREDITAM NESSES CARAS, ACHAM QUE ESSES CARAS TEM PODERES QUANDO NA VERDADE QUE NAO TEM, CREIO EM DEUS MAS SOU CONTRA RELIGIÃO POR CAUSA DESSAS COISAS BESTAS, SO CONHECE A VERDADE QUEM MORRE E NÃO VOLTA PRA CONTAR,FAÇA O BEM AQUI E AGUARDE,SIMPLES ASSIM SEM PASTORES,PADRES,DIVALDOS,CHICOS ETC…

  73. O Divaldo Franco está ultrapassado com o seu discurso rebuscado e ideias de 1950. Intragável de ouvir. O espiritismo tornou-se uma religião de gente lamentosa e hipócrita. O evangelho segundo o espiritismo é um livro caduco repleto de dogmas católicos que aprisionam mais do que libertam. ‘Feliz de vós que estais marcados pela dor nesse mundo…’ e ‘Deus pune e castiga…’ Durante anos fui obrigada a ler essa treta formadora de pseudo cristãos = espíritas.
    Chico Xavier era um católico fervoroso, borrava-se de medo dos militares ditadores daí os enaltecer com as palavras ‘bom governo ‘. Que vergonha! Os livros que psicografou são intragáveis de ler. O espiritismo é machista e tendencioso e não é o consolador prometido. A física quântica é que está aí em força para derrubar esses falsos conceitos de que só os pobres entram no reino dos céus. Jesus não é o único mestre!

SOBRE O AUTOR

..