BLOG

Espíritas e demais cristãos serão “gado” de Bolsonaro?

O apelo não fala ao cérebro, mas pode ecoar na crença cega dos desavisados, alimentando o misticismo oportunamente criado pelos subcristãos bolsonaristas.

Obviamente, nós que somos cristãos e cidadãos críticos, não discordamos do fato relativo à necessidade do abraço de Jesus aos espíritos atormentados, criminosos e até mesmo aos trevosos das regiões abissais.

Contudo, a imagem trabalha aquela intencionalidade de manter “manadas” religiosas fanáticas pelo presidente devasso, que expele ódio contra o bem estar social e toda forma de elevação cultural e humanitária, discursando na base primária dos moralismos com chavões em desuso, mas que chegam aos lares simplórios enquanto os arcaicos disparam mensagens.

Como protagonista de uma noite de terror nas páginas da história brasileira, levantando dos túmulos da civilidade discussões antiecológicas e a banalização do trabalho infantil, entre outras atitudes reprováveis, Bolsonaro não encontra afeto entre os pensantes, libertários e humanistas.

Seu reduto mais resistente é este composto por ditos cristãos, assépticos em concepções sociais, ahistóricos, e capazes de empunhar armas em nome de Jesus, este mesmo ao qual rogam proteção e muito amparo para o presidente que elegeram.

Esquecem porém, de rogar pelas vítimas que já acumulam percentual altíssimo em apenas 6 meses de governo, incluindo neste bojo a generalidade dos consumidores de agrotóxicos, que recebemos um acréscimo de mais de cem tipos.

É tempo de despertar da letargia classista que induziu o voto. É hora de perceber que não é mais direita e esquerda, apenas; é humanidade ou barbárie, vida ou morte, saúde ou doença, república ou colônia, inteligência ou incapacidade cognitiva.

Aos cristãos, o mesmo Jesus que alertou para que não tivéssemos cuidado com os falsos profetas, também nos falou que não esperemos colher uvas nos abrolhos.

Bolsonaro é a árvore espinhosa que nega alimento a vida.

Jesus é a referência luminosa que pode abrir os olhos aos cegos de boa vontade.

VEJA TAMBÉM

31 respostas

  1. Esse artigo mostra que a autora não conhece a Doutrina Espírita.
    A doutrina espírita não é responsável por possíveis erros que alguma espírita cometa, assim, por exemplo, como Jesus não é responsável pelos erros que algum cristão cometa.
    É preciso estudar a doutrina espírita para não dar esses palpites errados.

    1. Você não faz ideia da quantidade de “expoentes” do espiritismo kardecista que pregam verdadeiras aberrações sobre a doutrina. Sou espírita, mas mesmo assim tenho diversas críticas à muitos pontos da doutrina e à esses “expoentes” pregadores que se dizem espíritas.

    2. A mesma pessoa que diz em seu comentário que a autora do texto “quer acabar com a liberdade de escolha das pessoas”, reclama que a autora tenha uma posição diversa da dele… Haja hipocrisia.

      Pessoal, interpretação de texto é assim: Quando o texto diz “o espírita”, ele não está necessariamente falando de você, a não ser que você se veja incluído na crítica, ok! Por isso a interpretação de textos é tão importante, para ir além da literalidade.

      Ora, pensemos: se a autora é espírita e não se considera nesse estereótipo, óbvio, que outros também não serão.

      Enfim, essa balela de comunismo já era né, colegas. Brasil não é comunista, nunca foi e nunca será.

      Por outro lado, verifique se vocês considera comunismo simples Direitos Humanos, assim fica mais fácil de conversar e é mais ético.

  2. E a Doutrina Espírita também não é responsável pelos supostos espíritas que se dizem espíritas mas que na verdade apoiam a doutrina comunista, doutrina esta que condena a crença em Deus e em Jesus, e que luta pela extinção de todas as religiões.

  3. Seria bom a autora não generalizar.Qdo diz os espíritas,inclui tds…Vê se conhece antes o tema pra poder escrever

  4. Parabéns para Ana Cláudia, ela descreve inteligentemente e na exata medida, os dias terríveis que estamos vivendo, negá-los é total ignorância e cegueira contumaz. O artigo está perfeito, só não entende quem é obscuro!!!

  5. A autora deste artigo se diz espírita mas demonstra, por este artigo que não conhece a doutrina espírita e, o que é ainda pior, ela é comunista. E o comunismo condena a crença em Deus, em Jesus, e prega a extinção de toda religião, além de outras barbaridades.
    Essa mulher ataca o espiritismo porque faz parte da doutrina comunista acabar com as religiões e com a crença em Deus.

    1. Olha seu preconceito e a falta de informação, vc se diz espírita mas é na verdade mais um obsediado gadonaristas. Deus me livre de escárnio como vc. Vá se informar homem. Pare de escrever e falar besteira vc apóia o genocida e toda essa raça nefasta que está acabando com o Brasil. Quando o senhor sair dessa bolha vai ver as desgraceiras que está nosso país, pessoas estão passando fome, destruição da natureza, bilionários ganhando bilhões com nossa pobreza.

  6. QUEM DIZ QUE QUE É ESPÍRITA MAS, NA VERDADE, APÓIA A DOUTRINA COMUNISTA, DEVERIA VER OS SEGUINTES TRECHOS DE LIVROS DE KARDEC E DE CHICO XAVIER, ALÉM DESTE VÍDEO DE DIVALDO P FRANCO: https://www.youtube.com/watch?v=BQ877gXUccM
    1) Livro dos Espíritos:
    811. Será possível e já terá existido a igualdade absoluta das riquezas?
    “Não; nem é possível. A isso se opõe a diversidade das faculdades e dos caracteres.”
    a) — Há, no entanto, homens que julgam ser esse o remédio aos males da sociedade. Que pensais a respeito?
    “São sistemáticos esses tais, ou AMBICIOSOS CHEIOS DE INVEJA. Não compreendem que a igualdade com que sonham seria a curto prazo desfeita pela força das coisas. Combatei o EGOISMO, que é a vossa CHAGA social, e não corrais atrás de QUIMERAS.”
    2) Capítulo XVI do Evangelho Segundo o Espiritismo, item 8:
    ”A desigualdade das riquezas é um dos problemas que inutilmente se procurará resolver, desde que se considere apenas a vida atual. A primeira questão que se apresenta é esta: Por que não são igualmente ricos todos os homens? Não o são por uma razão muito simples: por não serem igualmente inteligentes, ativos e laboriosos para adquirir, nem sóbrios e previdentes para conservar. É, aliás, ponto matematicamente demonstrado que a riqueza, repartida com igualdade, a cada um daria uma parcela mínima e insuficiente; que, supondo efetuada essa repartição, o equilíbrio em pouco tempo estaria desfeito, pela diversidade dos caracteres e das aptidões; que, supondo-a possível e durável, tendo cada um somente com que viver, o resultado seria o aniquilamento de todos os grandes trabalhos que concorrem para o progresso e para o bem-estar da Humanidade; que, admitido desse ela a cada um o necessário, já não haveria o aguilhão que impele os homens às grandes descobertas e aos empreendimentos úteis. Se Deus a concentra em certos pontos, é para que daí se expanda em quantidade suficiente, de acordo com as necessidades.”
    3) No livro Brasil Coração do Mundo Pátria do Evangelho, o espírito Humberto de Campos destrói o marxismo e diz que o capitalismo é o sistema chamado pelo alto para encaminhas as nações para o progresso, essa mensagem esta no capítulo 30 do livro, que é o último:
    ”Nesta época de confusão e amargura, quando, com as mais justas razões, se tem, por toda parte, a triste organização do homem econômico da filosofia marxista, que vem destruir todo o patrimônio de tradições dos que lutaram e sofreram no pretérito da humanidade, as medidas de repressão e de segurança devem ser tomadas a bem das coletividades e das instituições, a fim de que uma onda inconsciente de destruição e morticínio não elimine o altar de esperanças da pátria. Que o capitalismo, visando à própria tranquilidade coletiva, seja chamado pelas administrações ao debate, a incentivar com os seus largos recursos a campanha do livro, do saneamento e do trabalho, em favor da concórdia universal.”
    4) Emmanuel, no livro A Caminho da Luz, fala sobre o socialismo, no que marca o capítulo XXIV da obra, que ele intitula de “O espiritismo e as grandes transições” e elenca vários temas, esse abaixo é o que esta escrito no trecho em que ele dedica ao socialismo, fazendo clara menção aos desastres dos regimes socialistas no séc XX:
    “Aparece o socialismo propondo reformas viscerais e imediatas. Alguns idealistas tocam a Utopia de Thomas More, ou a República perfeita, idealizada por Platão. Fundam-se as alianças de anarquismo, as sociedades de caráter universal. Uma revolução sociológica de conseqüências imprevisíveis ameaça a estabilidade da própria civilização, condenando-a à destruição mais completa. O fim do século que passou é o cenário vastíssimo dessas lutas.”.
    No trecho que se segue, onde Emmanuel denomina “Restabelecendo a Verdade”, ele fala da missão do espiritismo e inclui que, dentre elas, compete a nós espíritas o combate, no sentindo de desmenti-las, às teorias igualitárias absolutas (mesma denominação que, no trecho anterior, ele usa para referir-se ao socialismo):
    “Com as verdades da reencarnação [ele esta se referindo ao espiritismo], veio explicar o absurdo das teorias igualitárias absolutas”.
    5) Kardec diz em ”Viagem Espírita”, de 1862, nos ‘Discursos pronunciados nas reuniões gerais dos Espíritas de Lyon e Bordeaux – III’, o seguinte: “a totalidade das riquezas, postas em comum, criaria uma miséria geral, em vez de uma miséria parcial; que a igualdade hoje estabelecida seria rompida amanhã pela mobilidade da população e pela diferença entre as aptidões.”.
    6) Na Revista Espírita do ano de 1863, Edição de Fevereiro, na parte denominada ‘Sermões contra o Espiritismo’, Allan Kardec, em resposta a injúrias contra a Doutrina Espírita proferidas por um bispo do Texas, em sermão realizado na Igreja de Saint-Nizier, o qual acusava o espiritismo com os seguintes dizeres: ”O espiritismo vem destruir a família, aviltar a mulher, pregar o suicídio, o adultério e o aborto, preconizar o comunismo, dissolver a sociedade.”.
    Kardec, de forma segura e inconteste, responde: ”Temos necessidade de refutar semelhantes asserções? Não; basta remeter ao estudo da doutrina, à leitura do que ela ensina, que é o que se faz em toda parte. Quem poderá acreditar que pregamos o comunismo depois das instruções que demos a respeito no discurso publicado in extenso [referindo-se ao discurso da ”Viagem Espírita”, de 1862] no relatório de nossa viagem em 1862? Quem poderá ver nas palavras seguintes uma excitação à anarquia, encontradas na mesma brochura, página 58 ‘Em todo caso, os espíritas devem ser os primeiros a dar exemplo de submissão às leis, no caso de serem convocados’.”

    1. Ora, com qual interesse oculto os que dizem que buscar o processo civilizatório, o tratamento fraterno tal qual buscaram fazê-lo os primeiros agrupamentos cristãos como descrito por Lucas no livro de Atos, é ser contrário aos ensinos dos espíritos?
      Quando Kardec redigiu textos onde mostra que a raiz de todos os males e vícios está no egoísmo e no orgulho, estaria ele defendendo um sistema que os estimula?

      É ser muito obscurantista e injusto para com Kardec, considerar que as desigualdades de condições e oportunidades impostas aos membros da sociedade seja aquilo que ele e os espíritos defenderam ao esclarecerem que as desigualdades das aptidões advém dos diferentes estágios do progresso alcançado por cada um. Esse obscurantismo certamente advém do procurar entender o ensino e o propósito da revelação espírita usando o conteúdo orgulhoso e egoísta que ainda comanda o próprio pensar.

      Ademais, o entendimento esteriotipado e limitado do que seja o comunismo, ou o colaboracionismo ubaldiano, ou ainda a vivência dos ensinos do Cristo e do que foi trazido na codificação ou qualquer outro nome que se queira dar aos avanços em direção à verdadeira civilização como Kardec chamava este estágio, mostra a imperfeição em que ainda estagiamos e que, por mecanismos atávicos ligados ao egoísmo que ainda é muito forte, queremos nela permanecer.

    2. Então viu ter que abrir mão do espiritismo porque não abro mão de buscar a justiça social, a fraternidade e o amor ao próximo. Foi por isso que me encontrei no espiritismo, por enxergar nele um caráter progressista e busca pela justiça social. Aliás, os primeiros espirítas eram socialistas. Leon Dénis tem livro sobre socialismo, e você não é dono da verdade. Mostra desconhecer até mesmo o que é marxismo, socialismo e comunismo, assim como diferença entre essas teorias. Sugiro estudo, antes de propagar esse ódio irracional.

  7. A autora precisa conhecer a verdadeira história do Brasil (sugiro que assista aos vídeos de Brasil paralelo). E precisa conhecer melhor o nosso presidente. Deveria também aprender a respeitar opiniões.

  8. boa noite, sim sou espírita, na realidade tento ser desde 1987, trabalho numa casa espírita há mais 23 anos. Eu li o texto e, em momento nenhum encontrei o termo comunista, deve ser ignorância minha.
    Apenas li no texto ” É hora de perceber que não é mais direita e esquerda” que é uma verdade absoluta, como ser espírita e concordar com todo esse menosprezo aos mais carentes.
    Talvez mina concepção dos ensinamentos do Cristo esteja errada, não li nada no texto que de alguma não tenha simpatia pelo mesmo.
    Mas também não sou dono da verdade, nem tão pouco mestre em espiritismo, mas também todos tem o direito a se manifestarem, mas falar em nome da doutrina só a FEB, com seu conselho.
    Abraços fraternos.

  9. A autora deste artigo é comunista e não é a primeira vez que ela ataca os cristãos e os cristãos espíritas (toda semana ela faz isso).
    E esses ataques são motivados pelo seguinte fato: alguns cristãos (inclusive alguns espíritas) votaram em Bolsonaro.
    Ela quer acabar com a liberdade de escolha dos eleitores e, para atingir esse objetivo, ela é capaz até de fazer isso que ela está fazendo.
    Mas os comunistas são assim mesmo: eles querem acabar com a liberdade de voto, acabar com a crença em Deus e com toda a religião. E é a doutrina comunista que faz eles agirem assim.
    É lamentável.

  10. Impressionante como os bolsonaristas tem uma dificuldade cognitiva de interpretar um texto. O problema não é votar em Bolsonaro, mas é pensar como ele, pois muitos dos que votaram nele, não pensam assim , foram na onda do medo e fake news. A abordagem do texto é bem lúcida. E se Jesus voltasse , com certeza seria chamado de comunista também.

    1. Tem gente que não sabe o que diz.
      Como pode Jesus ser adepto de uma doutrina (comunismo) que nega a existência de Deus???
      É preciso mais respeito a Jesus!

  11. QUEM DIZ QUE QUE É ESPÍRITA MAS, NA VERDADE, APÓIA A DOUTRINA COMUNISTA, DEVERIA VER OS SEGUINTES TRECHOS DE LIVROS DE KARDEC E DE CHICO XAVIER, ALÉM DESTE VÍDEO DE DIVALDO P FRANCO: https://www.youtube.com/watch?v=BQ877gXUccM
    1) Livro dos Espíritos:
    811. Será possível e já terá existido a igualdade absoluta das riquezas?
    “Não; nem é possível. A isso se opõe a diversidade das faculdades e dos caracteres.”
    a) — Há, no entanto, homens que julgam ser esse o remédio aos males da sociedade. Que pensais a respeito?
    “São sistemáticos esses tais, ou AMBICIOSOS CHEIOS DE INVEJA. Não compreendem que a igualdade com que sonham seria a curto prazo desfeita pela força das coisas. Combatei o EGOISMO, que é a vossa CHAGA social, e não corrais atrás de QUIMERAS.”
    2) Capítulo XVI do Evangelho Segundo o Espiritismo, item 8:
    ”A desigualdade das riquezas é um dos problemas que inutilmente se procurará resolver, desde que se considere apenas a vida atual. A primeira questão que se apresenta é esta: Por que não são igualmente ricos todos os homens? Não o são por uma razão muito simples: por não serem igualmente inteligentes, ativos e laboriosos para adquirir, nem sóbrios e previdentes para conservar. É, aliás, ponto matematicamente demonstrado que a riqueza, repartida com igualdade, a cada um daria uma parcela mínima e insuficiente; que, supondo efetuada essa repartição, o equilíbrio em pouco tempo estaria desfeito, pela diversidade dos caracteres e das aptidões; que, supondo-a possível e durável, tendo cada um somente com que viver, o resultado seria o aniquilamento de todos os grandes trabalhos que concorrem para o progresso e para o bem-estar da Humanidade; que, admitido desse ela a cada um o necessário, já não haveria o aguilhão que impele os homens às grandes descobertas e aos empreendimentos úteis. Se Deus a concentra em certos pontos, é para que daí se expanda em quantidade suficiente, de acordo com as necessidades.”
    3) No livro Brasil Coração do Mundo Pátria do Evangelho, o espírito Humberto de Campos destrói o marxismo e diz que o capitalismo é o sistema chamado pelo alto para encaminhas as nações para o progresso, essa mensagem esta no capítulo 30 do livro, que é o último:
    ”Nesta época de confusão e amargura, quando, com as mais justas razões, se tem, por toda parte, a triste organização do homem econômico da filosofia marxista, que vem destruir todo o patrimônio de tradições dos que lutaram e sofreram no pretérito da humanidade, as medidas de repressão e de segurança devem ser tomadas a bem das coletividades e das instituições, a fim de que uma onda inconsciente de destruição e morticínio não elimine o altar de esperanças da pátria. Que o capitalismo, visando à própria tranquilidade coletiva, seja chamado pelas administrações ao debate, a incentivar com os seus largos recursos a campanha do livro, do saneamento e do trabalho, em favor da concórdia universal.”
    4) Emmanuel, no livro A Caminho da Luz, fala sobre o socialismo, no que marca o capítulo XXIV da obra, que ele intitula de “O espiritismo e as grandes transições” e elenca vários temas, esse abaixo é o que esta escrito no trecho em que ele dedica ao socialismo, fazendo clara menção aos desastres dos regimes socialistas no séc XX:
    “Aparece o socialismo propondo reformas viscerais e imediatas. Alguns idealistas tocam a Utopia de Thomas More, ou a República perfeita, idealizada por Platão. Fundam-se as alianças de anarquismo, as sociedades de caráter universal. Uma revolução sociológica de conseqüências imprevisíveis ameaça a estabilidade da própria civilização, condenando-a à destruição mais completa. O fim do século que passou é o cenário vastíssimo dessas lutas.”.
    No trecho que se segue, onde Emmanuel denomina “Restabelecendo a Verdade”, ele fala da missão do espiritismo e inclui que, dentre elas, compete a nós espíritas o combate, no sentindo de desmenti-las, às teorias igualitárias absolutas (mesma denominação que, no trecho anterior, ele usa para referir-se ao socialismo):
    “Com as verdades da reencarnação [ele esta se referindo ao espiritismo], veio explicar o absurdo das teorias igualitárias absolutas”.
    5) Kardec diz em ”Viagem Espírita”, de 1862, nos ‘Discursos pronunciados nas reuniões gerais dos Espíritas de Lyon e Bordeaux – III’, o seguinte: “a totalidade das riquezas, postas em comum, criaria uma miséria geral, em vez de uma miséria parcial; que a igualdade hoje estabelecida seria rompida amanhã pela mobilidade da população e pela diferença entre as aptidões.”.
    6) Na Revista Espírita do ano de 1863, Edição de Fevereiro, na parte denominada ‘Sermões contra o Espiritismo’, Allan Kardec, em resposta a injúrias contra a Doutrina Espírita proferidas por um bispo do Texas, em sermão realizado na Igreja de Saint-Nizier, o qual acusava o espiritismo com os seguintes dizeres: ”O espiritismo vem destruir a família, aviltar a mulher, pregar o suicídio, o adultério e o aborto, preconizar o comunismo, dissolver a sociedade.”.
    Kardec, de forma segura e inconteste, responde: ”Temos necessidade de refutar semelhantes asserções? Não; basta remeter ao estudo da doutrina, à leitura do que ela ensina, que é o que se faz em toda parte. Quem poderá acreditar que pregamos o comunismo depois das instruções que demos a respeito no discurso publicado in extenso [referindo-se ao discurso da ”Viagem Espírita”, de 1862] no relatório de nossa viagem em 1862? Quem poderá ver nas palavras seguintes uma excitação à anarquia, encontradas na mesma brochura, página 58 ‘Em todo caso, os espíritas devem ser os primeiros a dar exemplo de submissão às leis, no caso de serem convocados’.”
    E tem também este vídeo de Divaldo P Franco: https://www.youtube.com/watch?v=BQ877gXUccM

    1. Então o bom espírita tem de apoiar a liberação das armas o racismo, a misoginia, a homofobia, o ódio gratuito a quem pensa de outra forma que o padrão estabelecido pela tal direita brasileira, assim como pelos não cristãos. Legal esse evangelho de vcs espíritas. E legal ser cristão tb
      Basta ser gado!

      1. Como você é equivocado… Dá pena, viu?!!! Acorda pra Jesus… O resto virá como acréscimo.

  12. Ora, com qual interesse oculto os que dizem que buscar o processo civilizatório, o tratamento fraterno tal qual buscaram fazê-lo os primeiros agrupamentos cristãos como descrito por Lucas no livro de Atos, é ser contrário aos ensinos dos espíritos?
    Quando Kardec redigiu textos onde mostra que a raiz de todos os males e vícios está no egoísmo e no orgulho, estaria ele defendendo um sistema que os estimula?

    É ser muito obscurantista e injusto para com Kardec, considerar que as desigualdades de condições e oportunidades impostas aos membros da sociedade seja aquilo que ele e os espíritos defenderam ao esclarecerem que as desigualdades das aptidões advém dos diferentes estágios do progresso alcançado por cada um. Esse obscurantismo certamente advém do procurar entender o ensino e o propósito da revelação espírita usando o conteúdo orgulhoso e egoísta que ainda comanda o próprio pensar.

    Ademais, o entendimento esteriotipado e limitado do que seja o comunismo, ou o colaboracionismo ubaldiano, ou ainda a vivência dos ensinos do Cristo e do que foi trazido na codificação ou qualquer outro nome que se queira dar aos avanços em direção à verdadeira civilização como Kardec chamava este estágio, mostra a imperfeição em que ainda estagiamos e que, por mecanismos atávicos ligados ao egoísmo que ainda é muito forte, queremos nela permanecer.

  13. A AUTORA DESTE ARTIGO NÃO SE TOCA.
    É UM ABSURDO MUITO GRANDE FALAR MAL DA RELIGIÃO DE ALGUÉM PELO FATO DESSE ALGUÉM TER VOTADO NESSE OU NAQUELE CANDIDATO.
    A RELIGIÃO DE CADA UM DEVE SER RESPEITADA!

  14. Sugiro que a “mestra” se debruce, durante anos, sobre as obras fundamentais e complementares da Doutrina Espírita antes de tecer comentários ideológicos e tendenciosos acerca do Espiritismo. Ao término, recomece…

  15. Sugiro que a “mestra” se debruce, durante anos, sobre as obras fundamentais e complementares da Doutrina Espírita antes de tecer comentários ideológicos e tendenciosos acerca do Espiritismo. Ao término, recomece…

  16. Olá!

    Gostaria de saber se está sobrando aquele “não” em “… não tivéssemos …” do antepenúltimo parágrafo.

    Excelente texto. Comprova-se pelos comentários contrários logo abaixo, cheios de ataques e argumentos ad hominem.

  17. Se ser “gado” é está do lado do bem, de Deus, da Família, da Pátria, dos bons costumes, do respeito ao próximo e a vida… Seremos “gado” com muito orgulho.
    Um cristão de verdade, não pode ser da Esquerda, é um CONTRASSENSO. Acordem enquanto há tempo.

SOBRE O AUTOR

..