Em um mês, Jeferson Morais e Galba lideram perda de eleitores; Rui ganhou mais

Ao comparar as duas pesquisas- oficiais- divulgadas até agora sobre o quadro eleitoral em Maceió- chega-se à conclusão que o deputado Jeferson Morais (DEM) e o presidente da Câmara, Gaba Novaes (PRB), precisam reformular todas as suas estratégias de campanha.

Os dois são os candidatos que mais perderam votos em menos de um mês- diferença de tempo entre o Gape e o Exatta. São sete pontos percentuais, sem as margens de erro.

De 17% (Gape) caiu para 10% (Exatta), no caso de Jeferson Morais.

Galba Novaes (PRB) tinha 12% (Gape). Ficou com 5% (Exatta).

Quem mais ganhou? A julgar pelos resultados, Rui Palmeira (PSDB) tinha 20% no Gape. Saltou para 30% no Exatta. Dez pontos a mais (sem as margens de erro).

Ronaldo Lessa (PDT) tinha 24% no Gape. Fechou em 28% no Exatta. Quatro pontos percentuais.

E qual a diferença entre as campanhas dos dois candidatos governistas Jeferson Morais e Rui Palmeira?

O volume financeiro. Em 2004, a campanha de Cícero Almeida procurava impressionar pela imagem (os megashows, os palanques coloridos, iluminados, destacados ao longe). Rui Palmeira segue o mesmo caminho: trios elétricos, modelos, tons dramáticos ao falar dos problemas de Maceió.

Jeferson Morais tem uma campanha diferente e divergente. Gasta menos, não tem trios elétricos e procura mostrar que a imagem dele não é diferente da TV- neste caso, do programa Fique Alerta.

Agora, a espera é pelo Ibope. Que sai na noite desta terça-feira (14).

.