BLOG

É HOJE: O que está em jogo nos grupos políticos de JHC e Alfredo Gaspar?

As eleições deste domingo definem o espaço de muita gente e não apenas de JHC ou Alfredo Gaspar de Mendonça.

O blog fez algumas projeções. Vamos lá?

E se JHC vencer?

Seu suplente na Câmara, Pedro Vilela, vira deputado federal. Pedro é neto e sobrinho de políticos. Seu tio, Teotonio Vilela Filho, governou Alagoas. Seu avô, Teotônio, era senador, dono de usina, neto e bisneto de senhores de engenho- os barões do açúcar.

JHC constrói uma força política, ao lado do senador Rodrigo Cunha (PSDB), filho de política. Cunha pode ser candidato a governador daqui a dois anos. E enfrentando o sucessor de Renan- neto e filho de políticos.

Mas Jota tem uma poderosa carta na manga: seu vice, Ronaldo Lessa, ex-governador e que pode disputar o Governo.

Lessa pode enfrentar, em 2022, o candidato de Renan ao lado do senador Fernando Collor- neto e filho de políticos; do deputado federal Arthur Lira- filho de político. Todos no mesmo palanque.

E Lira deve ser eleito presidente da Câmara dos Deputados em 2021. O edifício eleitoral, com vista para o futuro, segue em construção.

E se Alfredo ganhar?

Ele pode disputar as eleições em 2022 ao Governo, mas já adiantou que cumprirá o mandato integral de prefeito.

Porém vira um cabo eleitoral de prestígio, tendo sob seu comando a maior quantidade de votantes no Estado, já que em Arapiraca (segundo maior colégio eleitoral) Luciano Barbosa é tratado como inimigo de Renan Filho, até segunda ordem.

Só que neste jogo, falta uma pedra: o sucessor de Renan. O atual governador repete o erro do seu antecessor, Teotonio Vilela Filho, e não escolheu ninguém do Governo para sucedê-lo.

Ao contrário, passou a bola para Renan Filho num jogo de futebol sem goleiro. Foi a vitória de Renan para a chefia do executivo estadual.

O atual governador deve encontrar alguém de fora da administração estadual para repetir a jogada de Téo Vilela, como fez Rui Palmeira, ao escolher Alfredo Gaspar.

 

SOBRE O AUTOR

..