BLOG

Do telégrafo às tecnologias digitais, exposição marca G20 em Maceió

No encontro do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20, em Maceió, onde lideranças globais discutirão os efeitos de investimentos em políticas públicas na área tecnológica a partir desta segunda-feira (9), os Correios, através do Museu dos Correios exibe uma homenagem ao patrono das comunicações na área do evento, com uma exposição sobre Cândido Mariano da Silva Rondon (Marechal Rondon).

A representatividade de Rondon como patrono da comunicação é resultado do processo que implantou no extremo norte do país ligando o Amazonas ao Rio de Janeiro, através do sistema de telégrafo e uso do código morse. Na exposição é possível apreciar o aparelho utilizado por ele para comunicar-se, processo ao qual, inseria indivíduos residentes nestes locais, ocupados por diversas etnias de povos originários, para o manuseio do equipamento tecnológico.

Enquanto os grupos de trabalho focam na tecnologia digital como conquistas supremas desta hora global, a exposição conecta a ação de um sertanista com os povos confinados, historicamente perseguidos, combatidos, reclusos em aldeamentos nem sempre seguros.

Rondon foi o primeiro diretor do Serviço de Proteção ao Índio (SPI) que evoluiu para  FUNAI, e foi incentivador da construção do Parque Nacional do Xingu.

Veja galeria

 

 

 

VEJA TAMBÉM

SOBRE O AUTOR

..