BLOG

Divaldo, o médium decaído

A inclinação do meio espírita brasileiro liderado por Divaldo Franco tem sido acreditar em sofismas rebuscados, anunciados com palavras conhecidas, ditas pelo médium , que ao analisar os conflitos armados entre a Rússia e a Ucrânia mostra o quanto se tornou fácil convencer multidões sobre uma narrativa, mesmo quando nada se compreende sobre o fato analisado.

De maneira vergonhosa, a ortodoxia espírita tupiniquim atribui efeitos satânicos ao termo comunismo, ao qual Divaldo tem acostumado citar em discursos de cunho político-conservador, que no contexto brasileiro logo indica com qual política está afinado.

É lamentável observar a derrocada ética/humanitária deste núcleo que centralizou as representações da linda doutrina, manipulando através de médiuns oradores e escreventes, conteúdos que iludem, enganam, induzem milhares de mentes viciadas em poder e ajustes moralistas das condutas exteriores a enfileirar nas correntes nazi-fascistas envolvidas nas políticas partidárias em nosso país.

Oportunidades de compreender os males sociais gerados por políticos de inclinação fascistas todos os brasileiros possuem há quase anos, mas a cosmossociologia espírita se torna cada vez mais envolvida nas teias do poder que privilegia líderes míopes para os desmandos da política hegemônica, que atua sobre os sentidos com a voracidade demoníaca real, pois o mal chega até as pessoas de carne e osso através de decisões políticas que desarmonizam e desequilibram todas as vítimas.

Divaldo Franco nada entende sobre geopolítica mundial mas insiste em espalhar vídeos com conteúdos lastimosos para alimentar seus fanáticos seguidores, reafirmando jargões enquanto os libera da responsabilidade de estudar em fontes verdadeiras no intuito da compreensão que liberta; o julgo da classe não tem permitido essa experiência profunda de autonomia?

Para não entender sobre política real, a casta salvífica que administra caridades materiais mantém-se no cercadinho espírita, fascinada em torno da fala rouca do médium arrogante, e lá se vão inúmeras experiências encarnatórias perdidas na preguiça de pensar!

O número dos que estão recusando seguir sob a denominação “espírita” no Brasil está aumentando, pois lidar com as aparições patéticas dos médiuns perseguidores do “comunismo” está desanimando estudiosos da doutrina, médiuns anônimos sérios e comprometidos com o trabalho educativo, generoso e incentivador que Kardec espelha e indica nos muitos escritos que deixou.

Espiritismo não tem donos, não necessita de guetos e fomenta o livre pensar, mas infelizmente o meio espírita brasileiro atua contra estas assertivas e gera dependências religiosistas, caminhando para o lado oposto do que exemplificou Kardec, um espírito cientista e político, digno de respeito, mesmo nos casos de reprodução das verdades do seu tempo histórico, em evolução.

O religiosismo acrítico sustenta as aparições de Divaldo Franco, às vezes oráculo, outras sofista, mas sempre comprometido com os interesses das classes dominantes e grupos hegemônicos dispersos nas instâncias de poder.

Isso não é espiritismo. Isso é a escolha do médium e daqueles que o seguem.

Despertemos.

VEJA TAMBÉM

96 respostas

  1. Não concordo com as opiniões, mas respeito todas, uma vez que opiniões e pontos de vistas cada pessoa tem suas próprias que geralmente são baseadas nos seus conhecimentos específicos adquiridos.
    Como fui, sou e sempre serei um eterno aprendiz, apenas ouço, leio e continuo aprendendo

    1. Genivaldo uma opinião tida e não externada, quando em um debate de ideias, é o mesmo que, quando perdido, ter em mãos uma bussola para se localizar, saber utiliza-la mas ficar procurando seguir pelas estrelas.

    2. Gosto de Divaldo. Posso não concordar com seu posicionamento, posso reconhecer nele um viés preconceituoso típico da sua geração, mas não o julgo e nem acato nenhum tipo de liderança sobre mim. Não temos papas nem bispos no meio espírita. Apenas temos respeito às diferenças e compreensão das falhas que qualquer ser humano tem no seu estágio evolutivo. Divaldo é fruto do seu tempo, não é nenhum visionário especial. É mais um irmão com seus defeitos e gosto dele. Dispenso a arrogância de ser juíza.

    3. Talvez a argumentações da autora estejam ácidas e desproporcionais.
      Respeitar opininões é uma atitude civilizada, assim como discordar.
      Saber respeitar e saber discordar é algo que ainda nos falta.
      Imagino que a intenção da autora seja a boa, mas a forma de colocação pública me parece inadequada e carregada.
      Foi atirada uma pedra, melhor seria oferecer um esclarecimento respeitoso.

  2. Parabéns pela coragem de criticar um médium midiático, com quem nunca me afinei e até me culpava por isso, mas que vem demonstrando desvios encarnatótios graves.

    1. Exatamente o que simto e penso, nunca simpatizei com o tal, tem 62 anos e uns 45 anos de espiritismo, nunca consegui ler uma obra sequer desse “medium” talvez por ser tão fiel e apaixonado por Francisco Cândido não consiga me armonizar com o Divaldo, coitado, ainda sobe em palanque com Dória, e fala muita besteira, acho q têm nesse direito, mas não reclame se o ignorarmos e pedirmos que as federações o imoessam de continuar vse intitulando espírita.

    2. Concordo com o seu comentário! Sempre houve sim uma nesga de discordância comportamental entre Divaldo (midiatico) e o brilhante Chico Xavier, exemplo de simplicidade e humildade, escolhido pela espiritualidade como o arauto mor da doutrina, em nosso meio!

    3. Apenas minha opinião: sua reação foi crítica ao Divaldo ou ao Espíritismo? A sua insatisfação vai de encontro ao crítico criador do artigo em referência. A palavra mais dura e o seguimento de regras, são comumente pessimamente aceita por alguns… Criticar o ponto de vista defendido pelo Divaldo, foi grande falta de entendimento… De ambos.

    4. Nossa! Vc externou perfeitamente meu pensamento. Sei que não sou nada, mas é um pensamento que sempre tive sobre ele. Mas caminhemos todos rumo ao nosso progresso. Um dia chegaremos lá.

    5. Eu estou no Movimento Espírita desde 1992, sempre admirei o seu trabalho de divulgação da Doutrina Espírita, as ações humanitárias da Mansão do Caminho, em Salvador, mas quando ele começou a elogiar as ações que levou ao impeachment de Dilma, a divulgar em conferências notícias falsas contra o governo que implantou políticas públicas que tirou o Brasil do Mapa da Fome, comecei a ficar estarrecida e para completar afirmar que o comunismo está tomando conta do Brasil, isso para mim é assustador. Não existe atestado de analfabetismo político maior que ter medo de comunismo. Quem estuda o evangelho de Jesus e o compreende, sabe que nunca existiu comunismo em nenhum segmentos político do planeta. Uma liderança espírita, que tem projetos de promoção social, que expõe claramente sua aversão aos a programas de governo que buscou caminhos para a justiça social, está equivocado.

  3. Artigo infeliz e despropositado, onde a autora deixa claro seu viés retrógado e míope. Há muito o Espiritismo precisa de palavras e orientações pertinentes ao nosso tempo, que possam trazer entendimento às graves e complexas questões que se avolumam à nossa frente. É passado o tempo de palavras bonitinhas e “améns” sem sentido. Divaldo é um gigante de coragem e clarividência que não tem se escondido e não se omite diante das enormes responsabilidades que o Espiritismo encerra. Lamentável esse texto, que apenas visa o desmonte do maior orador espírita do momento.

    1. Você só está se informando pela fonte errada, Kardec mandou literalmente optarmos pelas ciências quando esta dizer a verdade, no caso, em face da ciência política, o que Divaldo Franco diz sobre o conflito armado entre Ucrânia e Rússia, por exemplo, são uma sequência de falácias. A começar pelo famigerado fantasma do comunismo que não existe mais, porém que ele insiste em sua existência, a Rússia é estritamente capitalista e é pelo capital que ela está em guerra atualmente. Então ele segue mentindo. Ele segue falando sobre o que não entende. Ele segue falando sobre um assunto para agradar as mentes desejosas em ouvir histórias sobre o “malvadão do comunismo que come criancinhas”. Tá na hora do Divaldo desencarnar, ele não pertence mais a este século.

      1. Concordo plenamente com você. Não existe atestado maior de analfabetismo político e funcional que temer comunismo. Quando alguém defende ações desastrosas por conta do medo do comunismo, como o golpe de 1964, que durou 21 anos, precisa de muita compaixão e indulgência.

    2. Concordo plenamente com vc meu amigo. Muitos se dizem espíritas, mas ainda está longe de compreender o verdadeiro significado de Ser Espírita.
      Ela fala de sofista, que está ao viés dos “conservadores”, que hoje temos um que luta pela liberdade de expressão sob a égide de Deus. Fico a imaginar o que ela deve falar do Espírito Dr. Inácio Ferreira através da psicografia de Carlos Baccelli?

    3. Então o Sr também besta com problemas de desvio doutrinário, reflita, hore e Vigie, reflita, pobre Divaldo, maus dia menos dia se atrapalharia, e pode piorar…,

    4. O seu comentário chega a dar a impressão que vc não leu o texto inteiro ou nem leu…
      É uma pena, pois é um texto muito bom e vai quase que na linha que vc diz, onde ela fala justamente sobre orientações pertinentes (e verdadeiras!) ao tempo atual.

    5. Religião é um antro de picaretas. Vá se informar e para de passar vergonha. Quer ter religião? Precisa de uma? Certamente também acreditava no João de Deus.

    6. Divaldo é um espírita, NÃO É O ESPIRITISMO.
      A doutrina de Kardec dispensa intermediários, ainda com viés politico.
      Mas é uma pena que influencie tanta gente.

    7. Quando comentar postagens como essa, ou seja as observações feitas ao Divaldo, devemos colocar Movimento Espírita, não ao Espiritismo, nunca atribuir condutas equivocadas a Doutrina Espírita ou Espiritismo, mas ao Movimento Espírita, organizada pelo ser humano. Nunca devemos condenar qualquer segmento ou escola religiosa, pelos erros dos religiosos. Movimento Espírita é o conjunto de atividades desenvolvidas, organizadamente, pelos espíritas, isoladamente ou em conjunto, e pelas Instituições Espíritas, com o objetivo de estudar, divulgar e praticar a Doutrina Espírita, colocando-a ao alcance e a serviço de toda a Humanidade, como fez Allan Kardec ao codificar o Espiritismo.

  4. A meu ver este artigo contém uma análise bastante fidedigna do comportamento político do médium Divaldo Franco.
    A atual querela entre Rússia e Ucrânia tem razões geopolíticas que, grosso modo, se resumem no interesse hegemônico do imperialismo norte-americano, que em nenhum momento é por salientado em suas alocucoes.
    Lamentável pois Divaldo Franco tem bagagem e créditos morais para proporcionar esclarecimentos corretos sobre as causas dessa infausta guerra.
    De todo modo, no que tange à prática da caridade e ao ensino da doutrina espírita, Divaldo Franco constitui um farol a iluminar os homens e mulheres de boa vontade.

    1. Concordo plenamente com você. É lamentável mesmo sua postura de analfabetismo político e funcional, que tem influenciado muitos espíritas a alimentar sofismas. O Espiritismo é progressista, mas muitos espíritas não são e o próprio Divaldo é a prova disso. Sem nenhum desrespeito apenas constatação de que ele poderia contribuir muito para a implantação da justiça social, porque o projeto social que ele tem em Salvador é para ser em todos os Estado do Brasil, porque visa minimizar as desigualdades sociais e essa é a missão da política, cuidar do bem comum. Não se trata partidarismo, mas analisando com imparcialidade, não é isso que acontece, pois por conta de fundamentalismo religioso fanatatizado, pelo próprio Movimento Espírita, há uma condenação generalizada a política, quando na verdade a miséria é consequências da politicagem, com apoio do analfabetismo político, predominando no Brasil.

    1. Triste saber que a maioria continua na cegueira, apesar de vivermos num País tão amplo em religiosidade, com tantos livros, artigos, conhecimento em abundância em todas as religiões. É só buscar conhecer e não apenas ouvir o que os outros falam. Não precisamos que outra pessoa nos conduza em nossas crenças. Basta que busquemos as fontes.

  5. Creio que todos nós, estamos tentando nos aprimorar, por isso que devemos sempre, ouvir em todos os momentos, nossos mentores que nos alerta sobre nossas atividades. Abraços a todos

  6. Visão política e simpatia por ideologia a ou b, cada um tem a sua… as obras e as realizações que cada um faz e deixa, já diz mais que mil palavras… Palavras o tempo leva… Quem recebeu as bençãos com as obras; nunca esquece do obreiro.

  7. Cara Ana Claudia Laurindo, você até tenta parecer bastante culta, usa palavras rebuscadas, mas a verdade é que suas palavras carecem da verdade, pelo que li você fala de Kardec sem nunca ter estudado, ou leu sem compreender, porque os ensinamentos nâo tocaram sua alma, leia o capítulo sobre distribuição das riquezas em O Evangelho Segundo o Espiritismo e perceberá o quanto você foi infeliz nos seus comentários. Perseguidores da doutrina sempre tivemos e você é apenas mais uma que um dia irá se voltar para ser defensora. Moral para falar do Divaldo? Me desculpe, você não tem nehuma, apresente suas obras e um dia talvez você tenha credibilidade. Fique em paz.

  8. Fiquei triste com o posicionamento de Divaldo. Não consigo entender como um medium q tem a Sra. Joana de Angelis, espirito de luz, expressar elogios contrarios à humildade e caridade. Como ele, percebi em outro palestrante midiatico da Paraiba um aceno à ditadura militar assim como encontrei três narrativas contraditorias p a mesma historia familiar onde ele pousa de caridoso. Continuo na doutrina e retiro o q não acrescenta. Tenho a bençao de conviver em um centro espirita q mantém a seriedade e muito apego ao querido Chico Xavier. Somos humanos e percebo algumas falhas como devem perceber em minha simples pessoa mas nao vejo nenhum deste amado lugar em posiçao midiática e sim na humildade e amor à Jesus.

  9. Divaldo, como cidadão brasileiro, tem direito a emitir sua opinião, assim como a jornalista que escreveu este artigo, e considera apenas que quem é contra o comunismo, é fascista. Só faltou gritar o mantra “Lula livre”.

  10. Pelo que pude entender a autora do texto condena o Divaldo pelo fato dele não aceitar o Comunismo.
    Se for isso, fica a pergunta: porque não se muda para Cuba, Coreia do Norte e outros?

  11. Artigo muito infeliz. Não gostar, ou não aceitar as ideias de Divaldo Franco é um direito de cada, mas daí a dizer que o médium está comprometido com os ideiais nazi- fascista é um grande absurdo, que mostra um desconhecimento total da Doutrina Espírita, assim como do trabalho de Divaldo.
    Acrescento ainda sobre essa crítica desastrada que em decadência encontram-se as ideias comunistas que conduziram quase que a metade do planeta à miséria e a fome usando o slogan da justiça social, que nunca existiu nos países que seguiram a esse desastre.

  12. Excelentes e necessárias colocações no texto. Venho a algum tempo observando um fanático sacerdócio em torno de um homem (Divaldo), quase que endeusando a sua figura. Fico a pensar sobre encontros remuscados e sofisticados em casas de show e teatros, com ingressos com preços fora da realidade da maioria dos brasileiros. Me recuso a pagar por encontros espíritas cheios de luzes e efeitos,.com pouco conteúdo. Me recuso a comprar estes livros “ditos” espíritas que nada de novo trazem, com linhas de autoajuda que achamos em toda esquina. Estes últimos livros do Divaldo no período da pandemia, passou a nítida clareza da busca por arrecadar, fato que ouvi de várias pessoas no movimento espírita. No mais, apenas ressalto que grande parte deste processo é culpa do próprio frequentador espírita, que busca satisfazer sua necessidade de ídolos e santos. Uma pena este caminho!

  13. Só faltou a autora deste artigo maligno gritar:
    “Lula livre”.

    E o mal se alegra de que ela esteja ao lado de abortistas, ditadores e hipócritas.

  14. Opinião, conhecimento, fato histórico, informação! Como expor a primeira se não dispôr das demais? Impossível! História não é “opinião”! É fato e pronto! Para fatos não existem argumentos, e opiniões!
    — A minha opinião a Rússia é comunista!
    Errado! Não é a opinião de Divaldo, de um historiador famoso, de um livro ultrapassado, de um geógrafo desatualizado!
    A Rússia não é comunista. Simples assim.
    Para as demais coisas dos castigos no mundo espírita, parece q estamos conversando com um neopentecostal! Q acredita no Deus castigador, da lei do olho por olho dente por dente. Parece q desconhece as palavras regeneração, evolução.
    Não pararam para pensar q os escritos de Kardec são contemporâneos a formação do socialismo, do pensamento de q o capitalismo selvagem, cada um por si, salvem-se quem puder deveria evoluir para uma sociedade mais justa e igualitária.
    É crime desenformar, falar do q não conhece, enganar! Levar para onde se deseja com falácias.
    Leiam mais Kardec e deixem esses médiuns midiáticos q pararam no tempo pq já têm décadas de espiritismo não fazem novas interpretações.
    Paz e luz.

  15. Para aqueles que chamam o Divaldo de “medium midiático”, pensem que se Jesus estivesse encarnado certamente seria midiático. Chico Xavier foi midiático. Todos nós espíritas deveríamos ser. “Não coloqueis a candeia sob o alqueire”
    Quanto ao socialismo, como já dito, leiam o evangelho, o livro dos espíritos e o consolidador e irão entender a posição do espiritismo sobre o socialismo. Spoiler: é uma utopia que não tem fundamento na lei de justiça.
    Por último, aqueles que se julgam em condições para chamar esse ou aquele de “arrogante” que apresente a suas próprias obras para que possa assumir a posição de bastião da moralidade.
    Não nos iludamos, nossa ideologia não é a da direita ou a da esquerda, mas a do Cristo. Muito acima de qualquer ideologia terrena e enviesada em sua concepção.

  16. Prezados, é de uma coragem invejável, assim devamos seguir com autonomia no pensar, a fé deve ser raciocinada, já dizia Kardec

  17. Todos que criticam o médium maravilhoso deveriam conhecer o trabalho que ele realiza na Mansão do Caminho ( não vou dizer o que é vá ler e conhecer) com os pobres, as crianças carentes. Esse texto demonstra o total desconhecimento da autora. Esta inundado de besteiras e asneiras. Será que para aparecer na mídia é preciso atacar a imagem de um homem que leva mensagem de amor a Deus e paz. Conheça o trabalho desse médium maravilhoso.
    Ninguém joga pedra numa árvore que não dá frutos.
    Esse texto é para esquecer, uma falta total de conhecimento do autor.

  18. Texto patético para não dizer coisa pior. Tenta mancha a reputação de um homem que está a anos luz à frente deste imbecil. Antes de detonar com uma filosofia, leia o mínimo possível seu escroto.

  19. De tudo que foi dito e discutido, fico e divulgo a Doutrina Espírita, reconhecendo que o verdadeiro livro espírita, é aquele que observa rigorosamente os princípios contidos nas Obras Básicas da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec.

  20. Não concordo o que diz sobre Divaldo Franco o medium espírita que respeitamos .
    Mas como ser humano tem o livre árbitro de falar o que quiser.
    Sobre esse texto vamos estudar a doutrina antes revelar o que não sabem ,,,conhecer a caridade o amor etc
    Cabe a mim o meu respeito e admiração ao um homem que dedicou sua vida pela sociedade e pelos mais carentes,,,,onde aqueles que julgar jamais teria o respeito e a grandeza de Divaldo Franco!

  21. Há muito deixei de respeitar Divaldo Franco, a doutrina é superior a ele ou a qualquer outro que se deixe levar pela vaidade.

    1. Você é igual autora deste texto, não se respeitam a vocês mesmas, quanto mais Divaldo Franco, ou outro obreiro do bem, quem sois vós para criticar um homem que dedicou a sua vida ao outro? Quando o texto apenas destila ódio, motivada apenas por interesses políticos de esquerda, a uma pessoa com mais de 90 anos, sem nenhuma mancha na sua trajectória, só porque se posicionou contra esta guerra. Ganhem vergonha e pensem no peso das palavras quando chamam um homem obreiro de Cristo de nazista.

  22. “Cada um segundo usas obras”. “Não julgueis para não serdes julgados”. Quem critica e julga deve ter muita moral e muito trabalho prestado para a sociedade para o fazer, pois nem mesmo o Cristo fez isso! Necessário deixar de achar que somos intelectuais e aprendermos com o evangelho de Jesus seus ensinamentos e exemplos. Tudo faz parte da evolução.

    1. Excelente comentário, ataca-se a honra de um homem com 90 anos, cuja vida foi dedicada à caridade, só porque um dia tocou na palavra comunismo, já é nazista e coisa e tal, passa a ser tudo o que não presta. Logo no ano das eleições. À autora do poste, só lhe peço que não tente mais fazer lavagem cerebral com o povo brasileiro e dedique – se mais a uma pesquisa isenta, com verdade e conhecimento, não da forma leviana, descredibilizadora, difamadora e politiqueira como veio aqui fazer.

  23. Concordo totalmente com o artigo. Infelizmente pessoas que se dizem espiritas, apelar para política partidária em seus comentários.

  24. A GRAÇA DO CRIADOR, consiste exatamente na prerrogativa humana do LIVRE-ARBÍTRIO, que deve ser RESPONSÁVEL e responsabilizar, pois A CADA SEGUNDO SUA OBRAS; todos nós podemos opinar, dessa ou daquela forma, todavia Caríssimos Irmãos, jamais nos esqueçamos da CARIDADE segundo a entende o Nazareno Jesus, base poderosa da DOUTRINA ESPIRITA.

  25. Só se joga pedras em árvores que dão bons frutos, e na maioria das vezes, esses atiradores são os que nada produziram… Que o irmão Divaldo possa continuar com sua boa obra em nome de Jesus!

  26. O mínimo que devemos ter é Respeito pelas Pessoas mais Velhas.
    Com tudo de errado que foi citado, olhe qto que contribuiu para o Próximo a se tornar alguém, olhe para o Amor que cada um recebeu…
    Eu mesmo adoraria nos dias de hoje ser criticado por Você.
    Um convite a Todos, vamos nos tornar uma faísca de Amor, vamos construir e não destruir. O Mundo já está tão dividido…
    Vc é tbem um Filho de Deus….

  27. “Me diz com quem andas que direi quem és “. O texto é perfeito! Nenhum blá blá blá vai justificar alinhamento com qualquer tendência nazifascista. Cristo não defendeu nenhum regime político e nenhuma religião. Qualquer um que se diz cristão e se alinha a políticas que geram miséria e fome, está sob a fascinação do mal!

  28. Uau, há uns 10 anos já que não sou mais espírita. E lembro que ele já falava umas abobrinhas meio estranhas (a quem estuda ou estudou). Aff.
    Parabéns pela matéria!

    1. Absolutamente nada, são apenas uns politiqueiros de serviço a mando de interesses políticos, prontos para atacar gente do bem, se discordarem com as orientações comunistas.

  29. ACHO TOTALMENTE DESNECESSÁRIO CRITICAR TANTO UMA PESSOA QUE TANTO BEM FEZ E FAZ POR MUITOS …
    SE ELE ERROU MERECE NOSSO PERDÃO E NÃO O DEDO APONTADO NA CARA!!!
    *PERDÃO*
    ISSO CHAMA-SE CRESCIMENTO, EVOLUÇÃO ESPIRITUAL…
    Paz Luz Amor Fé Harmonia e Gratidão

  30. Que Deus continue abençoando Divaldo pereira Franco,e como disse Jesus, aquele que não tiver pecado que atire a primeira pedra, está aí um texto escrito por um ser de luz acredito eu, porque pra falar essas coisas de um ser que passou a vida, ajudando o próximo, deve ser muito superior a ele.

  31. Eu respeito sua opinião, acredito apenas que se dê fato você se determina uma espírita, poderia ter feito sua reportagem sem ofender Divaldo desta maneira. Crítica sem ofensa.

  32. É lamentável o fato, mas não discordo. Fui espírita a vida toda, depois dessa nítida inclinação do movimento espírita na direção de um fascismo velado, eu não sou mais nada. Não quero papo com religiao nenhuma. Ir para as reuniões espíritas e observar os carros estacionados com a imagem do xexelento, me deixou com a cara no chão. Decepcionante, porque esses estavam ali, dando palestras e coordenanso estudos, nisso também formando opiniões com o filtro de de um discurso hipócrita.

  33. Já que temos o direito de nos expressar, vamos lá!
    Em primeiro lugar, é preciso entender que não existe homem perfeito e, consequentemente, médium perfeito. Divaldo é homem e médium. Homem em aperfeiçoamento e médium igualmente se aperfeiçoando. Na sequência, embora ilustre e conceituado orador espírita, não representa ipso facto, o espiritismo. É um interprete da doutrina. Conceituado! Sou leitor de Divaldo, simpático às suas ideias, mas isto não me faz seguidor dele. Aliás, de médium algum. A doutrina espirita não se baseia nas expressões de Divaldo. Divaldo é que se baseia na obra espírita que interpreta. Os seguidores ou simpatizantes de Divaldo, embora alguns possam sê-lo, são espíritas e livres pensadores como a autora que emitiu sua opinião livre. Isto não a faz fanática, doida, maluca ou lhe valha qualquer adjetivo. Prefiro chamá-la de livre pensadora, como se autointitula. Mas isto não lhe dá o direito de agredir quem não pensa como ela. Assim, como Divaldo que é um interprete, a livre pensadora também o é. E não vamos agredi-la por divergir dela. Divergir, sim; discordar, nunca! Perdoe-me a livre pensadora: HÁ A DOUTRINA ESPÍRITA e a doutrina dos espíritas! Há a doutrina dos livres pensadores… dos livres…. dos progressistas. Há, contudo, em Divaldo algo que não se pode, não cabe, não se tem argumentos: A MEMORÁVEL OBRA SOCIAL QUE ELE FAZ! Quem se julgar com estofo moral para criticar Divaldo, que apresente as mãos calosas do trabalho que realiza e então, poderá criticá-lo. O Espiritismo está cheio mesmo de filósofos de sofá, no ar condicionado e escrevendo um monte de coisas, como argumenta mesmo a livre pensadora. No entanto, a memorável obra de Divaldo, médium e homem imperfeito, lhe dá autoridade monumental para ser o que é e apresentar-se como apresenta. Mais não preciso dizer!

  34. Conheci Divaldo, que me autografou livros, ba Casa dos Espíritas de Per, em Recife, na época, com João Batista de Cordeiro Campos…qdo morei em Salvador, fui várias vezes na Mansão do Caminho…e outros encontros…
    Mas vejo Divaldo com informações em várias áreas, porém atrasado no cenário político, como também foi Chico Xavier, os dois conservadores, muito diferentes de Kardec, do pensamento avançado de Kardec, que teve encontros com Marx…Kardec, que se encontra encarnado, mas a “turna” conservadora do espiritismo não percebe…
    O caminho é outro, a política avançada está atrelada à CIDADANIA PLANETÁRIA…quem defende armas, quem mantém comportamentos racistas, misógino, homofóbicos e outros está muito distante de uma política avançada…
    Em relação à guerra da Ucrânia x Rússia, é preciso que perceba que o marionetes dos EUA, o Zelensky, tem posturas neonazistas e jogou os civis à morte, um irresponsável.. vários outros fatores devem ser analisados, besta guerra…
    Divaldo precisa dar dois passos atrás e seguir com outras informações…
    Luzzzzzzzzz…avancemos…

  35. Jamais vi tamanha parcialidade em um texto! Guarde suas convicções políticas para si e não ouse atacar uma das mais belas doutrinas cristãs! Respeite a biografia de Divaldo, bem como a sua provável opinião política. Eu acredito que se opinião do médium convergesse no sentido contrário, seu texto seria elogioso!

  36. Comunismo é uma doutrina social cujo objetivo é restabelecer o que se chama “estado natural”, em que todas as pessoas teriam o mesmo direito a tudo, mediante a abolição da propriedade privada e o fim da luta de classes. Alguém sabe onde existe esse sistema político em algum país do planeta Terra? O medo do que não existe é um transtorno psicológico. Todas as iniquidades são aceitas, por medo do comunismo. Cuidar do bem comum é missão da política. Querer substituir justiça social por projeto sociais no Movimento Espírita é analfabetismo político grave. Confundir politicagem com política também é gravíssimo. O amai-vos e instruí-vos é fundamental para compreensão do Espiritismo. Existe analfabetismo funcional em todos os segmentos da sociedade, inclusive nas religiões.

  37. Seu artigo apenas , se reduz a palavra INTOLERENCIA . Alias , poderia ter esclarecido qual o seu conhecimento da Obra de Kardec , isto não ficou clarom, apenas o elogio ao mesmo, cuja mensagem subliminar foi não “enfurecer” os seus estudiosos . Isto é a esquerda , criar narrativas , distorcidas , quando se contrapõe esta sim a Sua DOUTRINACAO !!! e isto é relato de alguem que teve a oportunidade de conviver com pessoas que processam esta ideias toscas !

  38. O ESPIRITISMO é a doutrina do livre pensar, e dos ESPÍRITOS. Não entendo o que a articulista quer dizer com os termos “médium decaído”; teria ela alguma comprovação de uma única mistificação do médium? Se é pelo simples motivo de que ele pensa diferente dela, e de mim, a afirmação e a utilização do termo decaído está completamente equivocada. Entendo que a única forma de ser “melhor” que alguém é fazer mais o bem do que aquele a quem se quer sobrepor e, embora não conheça a Sra. Ana Cláudia, é pouco provável que seja o caso. No mais, não vejo motivo para cercear qualquer ser humano de dizer o que pensa. Nunca vi o Sr. Divaldo vincular as suas ideias pessoais ao espiritismo.

  39. As bases traçadas pelo comunismo longe estão de ser defesas cristãs , não existe comunismo cristão ! . Se não concorda com os posicionamentos do Divaldo , está sendo doutrinário atacá-lo e denegri-lo? Ele tem liberdade para se expressar e defender o que acha correto , isso é democracia e só em regimes totalitários como no comunismo e socialismo as liberdades são cerceadas. Lamentável artigo .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

SOBRE O AUTOR