BLOG

Desumanidade médica no Brasil

Precisamos falar sobre a desumanidade médica!

O caso mais recente envolve duas médicas recém-contratadas para o Hospital Raimunda Francisca Dineli da Silva, no município amazonense de Maués. Ambas foram exoneradas após a divulgação de um vídeo no qual zombavam dos gritos de uma criança que havia sido atingida por um raio.

Tratavam a vítima do incidente como “possuída” e o caso como exorcismo.

O vídeo gerou revolta na cidade e certamente gera desconforto em qualquer pessoa normal, que possua bom nível de empatia e se veja na condição de pais ou responsáveis por uma criança que passe por isso.

Mas não é apenas deste fato que falaremos aqui.

Precisamos lembrar dos médicos envolvidos nos casos de Dona Marisa Letícia e do pequeno Arthur, familiares do presidente Lula.

Precisamos recordar aquela pediatra que recusou atender uma criança doente porque a mãe era petista.

Precisamos ainda retomar o show de horrores protagonizado por médicos brasileiros que recepcionaram médicos cubanos com vaias e outras formas de agressões.

A falta de ética humanitária se justapõe a outros elementos políticos como xenofobia, intolerância e elitismo, que resumem a triste expectativa social de significativa parcela dos médicos brasileiros.

Enquanto os médicos cubanos postam em suas redes a oferta de serviço voluntário à Turquia e Síria, vitimados por terremotos, a sociedade brasileira se estarrece e assusta com tamanha frieza diante de um caso atípico para a maioria, como uma criança atingida por raio  ser desdenhada por estar chorando.

Este Brasil tem explicação.

O ódio à classes, etnias, grupos humanos específicos, aliado a uma compreensão mercantil da medicina, baixou a qualidade civilizatória deste segmento profissional.

Será que ainda poderá mudar?

Os Conselhos de Medicina não têm merecido a confiança da população brasileira, pois estiveram cúmplices da página manchada de cloroquina.

Segue a dúvida, e com ela o medo de encontrar tipos ruins quando precisarmos de atendimento médico.

VEJA TAMBÉM

SOBRE O AUTOR

..