BLOG

Covid-19 e o desserviço de Divaldo Franco

Quando a criticidade incentivada por Kardec entra em ação relativamente ao tipo de contribuição do senhor Divaldo Franco ao Espiritismo no Brasil e no mundo (diga-se um desserviço), erguem-se vozes do fundo das cavernas gritando “mas e obra social dele?!” , mostrando que estas cavernas interiores são mais obscuras do que imaginávamos.

Sim, as cavernas da ignorância, que prendem o ser nas comodidades comuns, nas alienações costumeiras, nos atrasos morais deliberados e encobertos por grossas capas de preconceitos. Eis o fenômeno divaldista no meio espírita brasileiro: uma caverna ensombreada pela ignorância!

Acostumado ao posto de pop estar espírita, Divaldo Franco se arroga o direito de dissertar sobre todas as temáticas, e sobre o momento pandêmico, também trouxe sua questionável narrativa:

“Nos dias que vivemos eu tenho a impressão de que um anjo enviado pelo Senhor, compadecido infinitamente da miserabilidade do ser terrestre, trouxe um pequeno monstro invisível a olho nu, que foi soprado sobre a Terra a fim de que as nossas paixões pudessem temê-lo(…)” , pois acirra as amarras fictícias em concepções arcaicas de um Deus punitivo e seres angelicais docemente perversos, que ferem para salvar.

No Espiritismo não existe salvação, mas evolução!

A dor e o sofrimento são consequências da incúria humana em suas expressões majoritárias, e se procurarmos compreender melhor este momento também encontraremos rastros de descaso com as estruturas de saúde, educação, e principalmente com a vida das pessoas, como mola mestra de um sistema cruel, o capitalismo.

O anjo da morte pode ser chamado capitalismo, sim! Mas os “medalhões” espíritas do Brasil se colocam à direita, jantam com autoridades direitistas e apoiam governos conservadores que implantam necropolítica. Assim é mais do que compreensível que tentem transferir para a espiritualidade tudo aquilo que possa revelar a face monstruosa do capitalismo ao qual aprenderam a servir, se integrando em blocos de força política com vieses de fé.

Em outros textos já falamos sobre a incoerência de manter instituições de assistência social ladeando com aqueles que geram os necessitados de assistência. Se o mal se combate na raiz, ela está nas desigualdades institucionalizadas. Conceder benefícios políticos aos maus políticos, geradores e mantenedores das exclusões sociais e todas as fomes que ela comporta, tem sido algo bastante corriqueiro na rota de Divaldo Franco, que posa com estas celebridades, sendo homenageado por esta estirpe.

Sim, não podemos continuar adocicando as palavras: os geradores das fomes são genocidas, e suas doações para obras de caridade encobrem suas responsabilidades aos olhos extasiados do mundo, mas sabemos que a verdade é vista de longe pelo Criador.

Graças ao descaso das autoridades brasileiras nosso povo caminha para o pânico, sim! Após o golpe que foi comemorado pela ala espírita conservadora, umas das primeiras ações do presidente golpista foi congelamento de 20 anos em educação e saúde pública!

Mas não ficou por aí. Elegeram o beligerante inominável, que em apenas doze meses de usufruto da máquina pública brasileira cortou investimento na ciência, nos Hospitais Universitários e esmagou a capacidade de sobrevivência dos mais pobres. Tudo isso sob o beneplácido pseudo-amoroso dos que diziam: “tirou o PT”, “marxismo cultural”, “ideologia de gênero”, “poliamor”, “comunistas”, “esquerditas”, e outros jargões vazios que serviram para anestesiar consciências.

E agora a culpa é de um anjo?

Não senhor Divaldo Franco, a culpa é de quem tem o conhecimento na mão mas não aplica na vida!

Deus, que é amor e misericórdia infinita, não cabe nesta triste definição: “Eu tenho a impressão que o coronavirus foi o segundo elemento que Deus mandou recentemente apiedados de uma guerra nuclear e total, e que o planeta terrestre atrasaria infinitamente seu processo evolutivo.”

As guerras também são responsabilidades humanas, políticas, econômicas, e Deus não atravessa em meio aos nossos erros para nos livrar deles. Pois nos conferiu arbítrio, nos preparou para o aprendizado sobre as leis da vida, acreditando e incentivando a evolução pela superação de equívocos, e este grande erro a ser superado se chama capitalismo, o devorador de vidas que sai incólume de sua palestra tendenciosa.

Mas como não poderia deixar de ser, Divaldo Franco semeia a responsabilidade sobre as vítimas do vírus.

“[..] esse vírus invisível que nos ataca a todos, em particular, aqueles que talvez por uma afinidade psíquica….para nos chamar atenção e respeitar as soberanas leis”.

O pacote foi entregue pronto aos moralistas de plantão, pois apenas os “inferiores” atrairão o vírus por sintonia. Não é possível que isso seja dito sem o devido refutamento, principalmente em tempos de pandemia!

Precisamos que vozes como a de Divaldo Franco falem com honestidade de propósito em benefício das coletividades, ou calem!

Isolamento, distanciamento, higiene, vigilância para com os hábitos e reformulações das relações com o mundo do consumo , são as pautas da vez. Precisamos nos preparar para desafios muito novos no intuito de seguir as orientações dos cientistas em benefício da vitória da vida!

Nunca foi tão inoportuna uma fala de Divaldo Franco.

Pois será com com os pés na realidade, no exercício fraterno do apoio mútuo que a humanidade vencerá o vírus, pois o capitalismo ela só vai vencer quando compreender a virulência que ele porta e transporta para todos os recantos da vida em sociedade.

Agora, usemos prudência sem moderação e deixemos de lado os gurus da fé. Ouçam os cientistas!

190 respostas

  1. Quanto mais a leio, mais a admiro, Ana Claudia.
    Parabéns pelo texto sereno e forte.
    Abraço

    Luiz Signates

      1. Exatamente isso Rinaldo. Li o texto é confesso que fiquei abismada. Não me pareceu argumentos espíritas ou religiosos. Vi sim características de um discurso político. Divaldo é íntegro e dificilmente estes ataques o alcançarão.

        1. Acho que o texto nao acusa a integridade do Divaldo, mas sim uma tendência, que me causa espanto , que não esta alinhada con os preceitos dos ensinamentos da Doutrina Espírita e do Cristo, só pelo fato de defender uma Republica de Curitiba e mais dizendo que o Moro é presidente desta relpubica , ja denota a falta de conhecimento e respeito as leis que regem nossa nação, ja dizia nosso guia e modelo “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” portanto temos que respeitar a constituicao brasileira, se ele como pessoa nao gosta de um governo ou noutro, que assuma como posição pessoal e nao em nome dos Espiritas ou da Doutrina, acho que é covardia.

        2. É integro com certeza. Mas é homem e esta sujeito a erros de julgamentos como vemos em varias circunstâncias na bíblia pelos escolhidos de Deus.

        3. a de novo….nada mudou! Os Espíritos das Trévas, continuam atacando a Doutrina Espírita. Ele mesmo, Jesus também foi apedrejado, Nadpelos seus contemporâneos primitivos semi-selvagens….Nada de novo….nada mudou!

        4. Não vi por esse ângulo. Divaldo pra mim é exemplo. Eu tive acesso a publicações espíritas que me dão total segurança sobre a pessoa que ele representa e as pessoas salvas por ele.
          Tenho orgulho de ser espírita e continuo com minha fé.

          1. Concordo!! Conheço Divaldo e a obra há anos. Sou uma pessoa simples, sempre que procuro o mesmo conversamos, ele está disponivel ele nunca foi um “pop star” é uma pessoa de bons hábitos, honrado e muito simples. É vergonhoso ouvir, ler, essas colocações. Divaldo é um servidor do Cristo. Existe um texto politizado. A Mansão do Caminho possui vários trabalhos, recomendo que alguém possa ser voluntário. Não trabalhamos para Divaldo, trabalhamos para Jesus.

          2. Concordo!! Conheço Divaldo e a obra há anos. Sou uma pessoa simples, sempre que procuro o mesmo conversamos, nunca ouvir não posso. Ele nunca foi um “pop star” é uma pessoa de bons hábitos, honrado e muito simples. É vergonhoso ouvir, ler, essas colocações. Divaldo é um servidor do Cristo. Existe um texto politizado. A Mansão do Caminho possui vários trabalhos, recomendo que alguém possa ser voluntário. Não trabalhamos para Divaldo, trabalhamos para Jesus.

        5. No livro Iniciação a viagem Astral. De Lancelin . Ocorre um fato interessante. Em um grupo de encarnados que estavam se desviando moralmente, foi necessário que uma pessoa mais influente e querida, ficasse doente e levada ao estado de coma. Logo todos desviaram seus focos a orações, e mudaram suas rotinas voltando ao projeto de reencarnação, ao qual deveriam seguir .

        6. Como diria Andre luiz, Meu Deus! A que ponto chega um ser humano em que, por razões puramente ideológicas política tenta denegrir a imagem de um ser como o Divaldo, felizmente ele está anos luz a frente de uma pessoa que sequer sabe redigir um texto, com erros gramaticais. Procura em primeiro aprender a língua mater, depois o Espiritismo e finalmente, vai procurar uma obra de caridade ou um tanque para lavar algumas roupas. Francamente..

      2. Texto muito bom. Obrigada, como espirita e cidadã por compartilhar a sua opiniao que e a mimha tambem. E bom sabee que nao estamos sos.

      3. No mínimo uma falta de respeito para quem traz um texto que, poderia sim se contradizer ao que o médio respeitável disse, entretanto , quando usou certas expressões desrespeitosas e reativa, coloca em cena apenas uma intencionalidade: causar, chamar atenção prá si, visto que o acusado é uma figura pública. Pode-se discordar, é um direito de todos, mas coloque apenas a opinião sem atacar pessoas…”Pop star” espírita? Realmente você não o conhece e quando não conhecemos não temos o direito de acusação.

      4. Essa pessoa nem sabe o que é ser espirita. Ela faz uso politico da doutrina, acho que nunca participou de uma mesa mediúnica de verdade.

      5. ñ preocupo-me por ela escrever “pop estar” qdo as colocações são sabias, corretas, profundas e são, provavelmente, resultado de pura harmonia com o bem e com a verdadeiro ensino do Cristo.

    1. Eu gostava muito de assistir seus vídeo na internet, achava interessante, mesmo porque, também sou espírita da linha Vale do Amanhecer. Num desses vídeo, vi a sua referência ao moro, verberando a “República de Curitiba”, pra mim foi uma decepção, um desencanto. Mais à frente pousou ao lado do prefeito Dória, a respeito daquela merenda escolar que nem sei no que deu. Apartir daí não tive mais dúvida, de que se tratava de uma pessoa tendenciosa, suspeita e corrompida, muito lindo o texto, assino embaixo. Acredito que seu posicionamento político, compromete sobremaneira o seu lado espiritual. Seria importante ele observsr que suas palavras deva ser melhor do que o silêncio.

      1. Concordo com vc. Ele foi uma grande decepção e a partir disso comecei a questionar mtas coisas no espiritismo como, por exemplo, o grau evolutivo dos mentores dele e de outros kardecistas. Não consigo mais acreditar nas mensagem que dizem terem sido psicografadas. Minha fé ficou profundamente abalada.

        1. Oh meu amigo ou amiga. Não faça isso. Questione o espírita que faz parte do movimento, esse sim é imperfeito. Não a doutrina linda dos espíritos e nem os mentores. Jesus convosco! Que seja um questionamento sem julgamentos.

        2. Questionou JOANA DE ANGELIS? Voce nunca foi espirita em sua plenitude .Um homem com a historia de vida dedicada ao proximo e a caridade nao pode ser questionado por pessoas VAIDOSAS que querem USA_LO para caudar polemicas e terem MIDIA como esse ANA.. Isso nao afeta a GRANDEZA DESSE NOBRE HOMEM E GRANDE MISSIONARIO !

          1. DIVALDO DEVE ESTAR OBSEDIADO…É BOM QUE ELE SE RECUPERE DAS SUAS INSANIDADES ANTES DE MORRER, DO CONTRARIO, O OUTRO LADO VAI ESPERAR POR ELE DE UMA FORMA BEM TRISTE…ELE VEM SE COMPORTANDO SIM COMO UM POP STAR DIREITISTA…A DOUTRINA NÃO TEM CULPA, ELE É HUMANO E SE DEIXOU LEVAR PELOS INFELIZES VIVOS E MORTOS…

        3. Muito importante estudar as obras básicas da Doutrina Espírita para sabermos discernir a verdade.
          Sem essa base estamos sujeitos a decepções e tb devemos observar o mandamento: amar a Deus sobre todas as coisas. A idolatria a seres encarnados pode nos custar o sossego.
          Estude e não mais se decepcionará com médiuns, escritores e oradores espíritas pq eles são pessoas sujeitas a erros como todos nós.

      2. Concordo plenamente com Ana. Essa pandemia não é castigo de Deus e sim fruto de ações cegas de homens e mulheres. Colocar a pandemia como castigo de Deus é libertar as atitudes doentias da maioria de nossos políticos regidos por um Neoliberalismo corrosivo e invasivo em todo mundo.

    2. Sera que é o caso da bíblia, leram não entenderam, depois reescreveram: deu no que deu, vamos esperar para ver, você não entendeu , muito menos eu!

    3. Quem é sua INSIGNIFICANTE pessoa, pra falar e julgar DIVALDO FRANCO? Nos poupe de perder o tempo de ler esse LIXO de publicação.

    4. Quanto mais leio comentarios e textos absurdos e depreciativos contra o GRANDE DIVALDO FRANCO mais o admiro pela extensa obra, pela vida dedicada ao proximo e aos menos favorecidos Almas nobres como desse homem sempre causarao INVEJA e PERSEGUIÇOES de pessoas pequenas que nao tem noçao da GRANDEZA DA OBRA ESPIRITA.

    5. Olá. Me deparei com este texto, bem escrito, bem articulado. Mas temos que ponderar algumas questões. 1) Divaldo Franco é humano e todo humano é falível. Ele não é um ser perfeito. 2) Temos de dissociar o homem falível da sua obra em benefício da Doutrina Espírita, pois que tem exercido o seu mandato mediúnico com afinco e dedicação. 3) Mas como homem, tem o direito de se posicionar politicamente, concordemos ou não com ele (eu particularmente não concordo e não sigo suas posições políticas que são conservadoras). É essa liberdade de posicionar-se, também tem aquela que escreveu o presente artigo. E como espírita temos que respeitar e aceitar a pluralidade de ideias. Se formos olhar realmente o Cristo como nosso exemplo e guia, veremos que ele foi mestre em viver com a diferença, em aceitar o outro respeitando suas convicções e nos ensinou isso. 4) Talvez o erro de Divaldo ao se posicionar politicamente, tenha sido em não dissociar a figura pública que ele é (muitos o entendem como legítimo representante da Doutrina Espírita no Brasil) da Doutrina Espírita. Ou seja, deveria deixar claro em suas entrevistas e lives. “O que vou dizer agora é Divaldo que entende não representa portanto o que a DE exprime em seus postulados”. Ou seja, cabe a cada um com seus conhecimentos calcados na DE interpretar os fatos e os fundamentos positivos aplicar em sua vida. 6) Temos que tomar cuidado para não nos deixar levarmos pelas paixões assumindo este ou aquele posicionamento de forma apaixonada e muitas vezes desrespeitosa. Afinal, onde está a caridade? Lembremos da fé raciocinada. Não precisamos de fundamentalismo na Doutrina Espírita.

    6. Essa matéria é de uma maledicência gigantesca contra uma figura tão importante para o povo brasileiro. Trata-se com clareza de uma comunista ligada aos partidos de esquerda que não dão valor à religião, à família e ao bem estar do povo. A autora não sabe escrever Super Star! Demonstra ignorância ao escrever e libera todo seu ódio ao posicionamento de Divaldo pelo atual governo, mostrando a lógica de pessoas sensatas que sabem que o PT e Lula tinham um plano de implantação do sistema socialista nos moldes do que foi feito na Venezuela para o nosso país. Quem concorda com essa pessoa que destilou sua frustração num texto vago e mal escrito só pode ser cego como a geração que acha que Lula é a alma mais honesta do universo. Poupem-nos dessa bobagem Google! Evitando links como esse em sua página. PT NUNCA MAIS!!!

    7. Ana, vc escreveu com tanto ódio, que perdeu a razão. Percebe-se que você tem prazer em ofender a pessoa que descreve no texto. Achei desrespeitoso o seu texto. Mas já que escreveu o que quis, permita que ele possa responder aos seus questionamentos. Não seja cruel, todos mereceremos o direito de resposta.

    8. Texto muito bem redigido. Infelizmente, os seres humanos são idólatras. Necessitam de heróis.
      E não são diferentes os espíritas.
      Os espíritas deveriam se perguntar com q motivos, propósitos ou razões os dois ícones do Kardecismo brasileiro (Chico e Divaldo) romperam relações e ficaram por 22 anos sem se falarem. Li q foi por questões de supostos “plágios” psicográficos. Plágios psicográficos???
      Um dos ícones espíritas foi apoiador da ditadura militar de 1964-1985. Tem um programa “Pinga Fogo” com este registro.
      O outro, defensor de um golpe de Estado, de um Moro (julgado e condenado como incompetente e como parcial pelo STF, q prendeu uma pessoa inocente por questões políticas). Saiu em foto abraçado com o Doria, logo após a publicação da ração humana com restos de comida.
      Um dos dois ícones disse q só não votou em um Bolsonaro pq esqueceu seu título de eleitor
      Bolsonaro, o mesmo q admira e elogia publicamente o coronel Ustra, um torturador.
      Bom, na minha visão, esses dois ícones do espiritismo nacional estão deveras devendo aos ensinamentos maior de Jesus Cristo. E se realmente existir o umbral, os encontrarei por lá. Não no “nosso lar”

  2. Divaldo Pereira Franco, é tão tendencioso que sua própria fala causa asco.
    Quem não se lembra do posicionamento político desse senhor aqui em São Paulo?
    Das respostas que deu durante uma entrevista sobre algo totalmente diverso e acabou falando sobre ideologia de gênero, isso dentro de um ambiente
    Espírita.!!!

    1. Caro Antonio Xavier Sobrinho, muito pelo contrario. Ele é uma pessoa extremamente sensata, estudada e próximo de Deus. Sabemos identificar os verdadeiros ditos de nosso ilustre Edvaldo Franco e Confiamos plenamente em suas palavras. Descartamos no entanto, qualquer comentário zombeteiro como o seu.

      1. Se você descarta apresente um argumento que enquadre o texto da autora em zombeteiro. Porque até o uso , dentro do contexto espírita, é que se mostra depreciativo.

        Se for pra discordar, apresente razões ao contrário de maculaçao a um homem que não tem mostrado merecer nenhum manto de angelidade.

        1. Procure vc, ver toda a postagem do Divaldo, ele faz todo um raciocínio bem lógico,já esta matéria, pinça pedaços da fala e do raciocínio do Divaldo Franco, para depois levar o leitor ao erro.
          Triste ver como sistemas ideológicos, cegam as pessoas.
          Não conheço todas as opiniões do Divaldo Franco, e imagino q possam ter algumas imperfeições, já que ninguém é perfeito, mas ser tendencioso e omisso ,só para tentar macular a imagem de alguém,seja ele quem for,ñ é ser no mínimo equânime.
          Só mesmo a evolução espiritual e o tempo para nós salvar,das nossas tendências.
          Boa noite a todos.

        2. Alguém que defende e promove um ser preconceituoso, que defende ARMINHA nas mãos pra resolver as questões ,no mínimo tornou-se um ser humano questionável. E como espírita ..
          Sem palavras pra definir o Sr. Divaldo. Decepção !

        3. A Doutrina Espírita nos mostra q Jesus foi o Espírito mais evoluído que encarnou no planeta terra do qual É é o seu Governador Espiritual e nosso Guia é Modelo e no entanto ainda nos dias de hoje é incompreendido. Esse comentário negativo sobre Divaldo Franco não o denegride em nada. …

        4. Você precisa ler a dountrina primeiro. Comece pelo Livro ‘o que é o espiritismo’ e vá seguindo, Livro dos Espíritos, Livro dos Médiuns, etc… ai vc vai enxergar as palavras do Divaldo com outros olhos.

          1. É triste e lamentável como as pessoas tendem a julgar sem conhecer. Divaldo tem um nobre trabalho no bem, sempre ponderado, conscience e muito honrado. Nao foi em vão que Joana de Angelis o encaminhou nessa missão. Foi porque ele tem as qualidades e moral elevada pra isso. Mas a inveja existe. Gente que não tem coragem de ajudar o próximo faz isso, acusa quem faz. Vocês que o criticam, vão fazer melhor!!!

      2. E os abusos sexuais que cometeu se aproveitando da fé, o homem e fraco gosta de poder e se vende pelo seus capricho e suas paixões infelizmente. Se fosse sençato não teria cometido crime de abuso sexual e estupro saberia que uma hora seria descoberto.

        1. Procure se informar melhor antes de falar sobre a conduta moral de alguém, você deve estar confundindo Divaldo Franco com João de Deus, esse sim cometeu crimes sexuais.

      3. Você precisa ler a dountrina primeiro. Comece pelo Livro ‘o que é o espiritismo’ e vá seguindo, Livro dos Espíritos, Livro dos Médiuns, etc… ai vc vai enxergar as palavras do Divaldo com outros olhos.

      4. Divaldo Franco é um homem de ideologias; ele é tendencioso a uma minoria que suga dos pobres, mas faz doações generosas. Senti nojo ao ouvi-lo falar sobre ideologia de gênero, parecia o próprio presidente atual. Como um homem de Deus usa discursos que excluem, magoam, ofendem? Deus não é isto; Divaldo é pequeno em seu entendimento do que é Deus.

        1. COITADO DO DIVALDO…DEVE ESTAR FASCINADO…ALEM DA OBSESSÃO…TRISTE NESSA ALTURA DA VIDA…APOIAR BOZO E SERGIO MORO…DIFICIL….OU ELE SE RECUPERA DAS INSANIDADES OU O MUNDO ESPIRITUAL NÃO VAI RECEBELO DE UMA MANEIRA MUITO AMIGAVEL, APESAR DE TANTOS ANOS TENDO SE ENVOLVIDO COM CARIDADE..O SER HUMANO É FALIVEL E TEMOS AÍ UMA PROVA…UM SER HUMANO IDOSO SE DEIXANDO LEVAR POR ERROS DE VIVOS E MORTOS…

        2. Este senhor divaldo franco, um manipulador oportunista é só observar suas falas moralistas prestando um desserviço sim para a evolução humanitária.
          É um ser dissociado, artificial, com grande ego que quer holofotes.
          Quem tem percepção, intuição e inteligência não perde tempo ouvindo falas deste reptiliano repugnante e farsante.

      5. Olá minha cara. Vc em seu posicionamento falou em Edvaldo Franco. Quem é esse? Por acaso vc estava se referindo a Divaldo Pereira Franco, mais conhecido como Divaldo Franco?

    2. Concordo. Já tive muito respeito por esse Senhor!!! Hoje o enxergo como ele se mostrou nos últimos 2 anos.

  3. O texto é quase irretocável. Preciso, objetivo e realista quanto à realidade que nos toca. Só peça ao dizer adeus: “Ouçam os cientistas”. Não! Os cientistas ombreiam com os religiosos fanáticos, ombreiam com o capital mais pérfido, ombreiam com a vaidade mais enojante e com o orgulho mais vil. Não vamos adocicar as palavras. Divaldo erra feio no seu atavismo. A ciência, mais ainda, porque nutre um atavismo COLETIVO. Em nome da vaidade, a ciência cansou de ferrar com a humanidade….
    No mais….parabéns!

  4. Obrigada por nos permitir esta reflexão libertadora, que consola sem julgamentos.

  5. Perfeito texto!
    Esses heróis ñ conseguem separar a diutrina da exploração.
    E ñ acredito q sermpre foi assim e que assim será!

  6. muito lucido o texto. lamento que vozes de líderes religiosos estejam a serviço de interesse escusos.

  7. Parabéns pelo texto. Só para deixar bem claro Movimento Espírita não é a Doutrina dos Espíritos. E citando uma frase do final do filme Anjos e demônios (pois não está no livro, chato que só, como qualquer obra de Dan Brawn, diga-se de passagem): “A religião é falha porque os homens são falhos! ( e o cardeal bate no próprio peito) Inclusive este!” Como alguém que tenta ser seguidora da Doutrina, pois não é fácil apontar o dedo para o próprio nariz, sei que a Terra está em transição, somos um planeta de provas e expiações; ninguém aqui já é um Espírito que alcançou a perfeição relativa. Como todos nós, no momento certo, nossas responsabilidades nos serão apresentadas e teremos que nos acertar com nossas consciências. Inclusive o Sr. Divaldo.

  8. Ana Cláusia, gostei muito da tua abordagem. Espero continuar lendo tuas manifestações. Obrigado!

  9. Muito bom Ana, mulher corajosa e lucida, falando a verdade aos moralistas sem moral. Excelente texto, ótima analise, triste mas é fato, chega de adular pop star do capitalismo selvagem. Espiritismo com Kardec é outro papo.

    Os gurus espiritualistas enganam bem os neófitos e o gado que de espirita ou de espiritismo original nada tem. Lamentável constatar como diz a música de Zé Ramalho, admirável GADO NOVO.

  10. A mim me chama a atenção quando as religiões tem conformismo seletivo. Resulta que todo é obra de Deus, então está certo. Menos a esquerda. Com a esquerda, é só dar pau.

  11. Felizmente não pertenço a classe CONSERVADORA ESPIRITA, assim mencionada na crítica, que ENDEUSA essa personalidade que facilmente se percebe deixou -se tomar pela INVIGILANCIA na observação dos preceitos e Exemplos CRISTICOS que a Doutrina Espírita RACIONALMENTE CONSERVA p/entregar -se, como os FARISEUS à época de JESUS na terra, unimdo-as e bailando os Poderosos da Terra, à DEMONSTRAR ORGULHO e VAIDADE… Que Deus o perdoe e que ele possa desvencilhar-se da OBSESSÃO à que todos estamos sujeitos pois, O PAI NÃO PRIVILEGIA NENHUM DE SEUS FILHOS

  12. Temos que levar em consideração que a Mentora Joanna de Angelis está reencarnada a cerca de cinco anos. Esse é o tempo que Divaldo se abriu ao ódio reacionário e se transformou em um portador dessa mensagem das trevas. Podemos adicionar um pouco de senilidade. Aqui no Paraná, em março, ele é esperado para a Conferência Estadual Espírita, onde goza de prestígio de um popstar. Oremos para esse Senhor que já foi portador de mensagens maravilhosas do mundo espiritual.

  13. Ana Claudia, aproveita e faz um texto dizendo de sua ajuda as pessoas necessitadas, seu trabalho social, ao invez de criticar quem o faz com esse texto “comunista”totalmente tendencioso que agarda uma classe (minuscula) de anti-capitalistas que usam rolex no pulso, certamente voce e filiada ao psol, pt ou algo assim. Felizmente o Brasil esta se livrando desses “intelectuais”como voce. Visite Cuba, veja como vivem, antes de falar asneiras sobre o capitalismo, evolua mais uns 1500 anos e ai assim fale de Divaldo Franco ou de qualquer outro que ajuda a quem precisa.

    1. Estava pensando a mesma coisa… Quais seriam as obras sociais desse povo que se arrota o direito de julgar os outros e pior, condená-los de forma tão ácida? E se dizem espíritas! Em que mundo eles vivem?

    2. Modere seu palavreado, n seja descortês com quem pensa diferente, espiritismo n possui amarras e intolerância, aprenda a viver com a diversidade somos livres para opinar e pensar. Cristo, de vivo hj com certeza combateria as desigualdades sociais, a má distribuição de renda e com certeza o modelo de geração de riqueza prevalente. A senhora conhece a história cubana? Sabe o que é 50 anos de embargo econômico? Um sistema de saúde elogiado pela OMS e índice zero de analfabetismo, existem sim milhares de problemas na ilha em decorrência da falta de dinheiro, porque a ilha importa tudo que precisa, imagina todas essas conquistas mesmo com embargo da maior potência capitalista, imagine se n houvesse embargo. Capitalismo é um modelo predatório, explorador, causador de diversos impactos ambientais, pobreza, exclusão, etc…. Quanto maior o esclarecimento maior será a cobrança !!!

    3. Parabéns Marcos. Simplesmente por curiosidade comecei a ler esse texto, porém logo comecei a ficar enojado percebendo que se trata apenas de mais uma pessoa que não tem a mínima noção de espiritualidade. Divaldo psicografou centenas de livros que circulam em todo o mundo. Fez mais palestras que os gols de Pelé e outros jogadores famosos juntos. Sem falar nas milhares de criancas que ajudou no seu projeto Mansão do Caminho.

      1. Concordo com você. Quem julga também será julgado, devemos lembrar disso. Deveriam se calar já que não fazem nada pra ajudar. Preferem atirar pedras em quem faz o bem. Se dizem espíritas mas nunca nem leram as obras de Kardec. Hipócritas.

  14. Bom dia. Agora respiro mais aliviada por conhecer Espiritas esclarecidos que pensam como eu. Sempre achei o Sr Divaldo Franco superficial, não aprofunda as questões da caridade pois ter uma obra que atende a pessoas necessitadas, explicadas pela sociedade capitalista, não é necessariamente ser caridoso. Tantas pessoas fazem isto silenciosamente… Parabéns pelo artigo lúcido e coerente

  15. Lamentável a “reportagem”, que colocou sua tendenciosa interpretação sobre parte do que Divaldo falou, para que está “jornalista” mostrasse sua ignorância e praticasse o único que sabe: desserviço. O vídeo está disponível no YouTube, para que os manipulados saibam quem é esta incapaz escrevedora (jornalista, escritora ou similares não são aplicáveis a tanta pobreza intelectual).

  16. Texto bastante esclarecedor e nos lembra bem que se estamos aqui é porque não somos perfeitos. Necessitamos evoluir e aprender muito e uma das lições mais importantes é combatermos a nossa vaidade e me parece que o Divaldo não está conseguindo. Vamos continuar nesse caminho, pois acredito que foi a trilha que o nosso irmão maior, Jesus, traçou para nós. Ele, pela grandeza que representava, nunca se comportou como um “pop star”, muito pelo contrário, sempre se comportou com a humildade dos espíritos puros.

  17. Nos bastidores de uma outra ala do Kardecismo, comenta-se que Divaldo foi um dos grandes opositores à implantação da Doutrina. Teria sido uma alma contemporânea de Kardec (1804- 1869). Até ente os próprios espíritos que permeiam a Terra, arautos da Doutrina, tem dessas coisas. Este processo também invade o oráculo Espírita… E não deveria ser diferente.

  18. Fico muito triste em ler um texto tão equivocado como este! O espiritismo realmente não salva, o que salva é a caridade! E o que falta nesta jovem jornalista é exatamente isso! Divaldo,como qualquer pessoa, pode emitir suas opiniões. O problema é que se ele fala qualquer coisa sobre política, a esquerda, nada caridosa,desce a lenha ! Esqueceu que ele votou no Lula diversas vezes??? E o texto analisado ( por quem não conhece o espiritismo) não está completo !! Você pode não acreditar ,mas Deus não dorme e estamos todos submetidos a sua vontade e ele não faz nada que nos prejudique , apenas nos educa na dor ,pois não aprendemos nada pelo amor ! Sabe porque? Somos egoístas . Portanto se és espírita cristão Ane Deus irmãos como Jesus nos amou !!! abraços

    1. Concordo plenamente com seu raciocínio!! O problema mais grave atualmente nesse pobre país É que estamos separados por ideologias…. como se fossemos difetentes uns dos outros.
      Vamos retornar à realidade e entendermos de uma vez que todos somos iguais e filhos de um mesmo pai.
      Respeito muito o Divaldo como qualquer outra pessoa, inclusive as que pensam diferente.

  19. Fico muito triste em ler um texto tão equivocado como este! O espiritismo realmente não salva, o que salva é a caridade! E o que falta nesta jovem jornalista é exatamente isso! Divaldo,como qualquer pessoa, pode emitir suas opiniões. O problema é que se ele fala qualquer coisa sobre política, a esquerda, nada caridosa,desce a lenha ! Esqueceu que ele votou no Lula diversas vezes??? E o texto analisado ( por quem não conhece o espiritismo) não está completo !! Você pode não acreditar ,mas Deus não dorme e estamos todos submetidos a sua vontade e ele não faz nada que nos prejudique , apenas nos educa na dor ,pois não aprendemos nada pelo amor ! Sabe porque? Somos egoístas . Portanto se és espírita cristão ame seus irmãos como Jesus nos amou !!! abraços

  20. Sabemos que o Espiritismo é o Cristianismo redivivo, ou seja, traz clareza aos ensinos do Mestre Jesus para que possamos compreender a sua mensagem de amor e paz. Pois bem, a sua época, enquanto esteve encarnado entre nós, Jesus nos ensinou que devemos dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. E nesse momento nos ensina que a vida na matéria se faz necessária para o nosso aprimoramento, mas os bens materiais não determinam o que somos espiritualmente. Uma outra lição que podemos tirar dessa passagem, é que o Cristo não diz que o governo da época estava explorando as pessoas, por isso elas não deviam pagar os impostos; Ele não diz isso, mas separa o que é sagrado, o que é divino em nós: as potências que trazemos em nossa alma em estado latente, quando afirma que nós temos algo que é de Deus e está em nós.
    Vamos fazer brilhar a nossa luz e unificar o movimento espírita, dando a nossa contribuição, por mais simples que ela pareça, porque Jesus conta conosco para que o Reino de Deus seja implantado na Terra
    Muita paz para todos nós, hoje e sempre!

  21. Sabemos que o Espiritismo é o Cristianismo redivivo, ou seja, traz clareza aos ensinos do Mestre Jesus para que possamos compreender a sua mensagem de amor e paz. Pois bem, a sua época, enquanto esteve encarnado entre nós, Jesus nos ensinou que devemos dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. E nesse momento nos ensina que a vida na matéria se faz necessária para o nosso aprimoramento, mas os bens materiais não determinam o que somos espiritualmente. Uma outra lição que podemos tirar dessa passagem, é que o Cristo não diz que o governo da época estava explorando as pessoas, por isso elas não deviam pagar os impostos; Ele não diz isso, mas separa o que é sagrado, o que é divino em nós: as potências que trazemos em nossa alma em estado latente, quando afirma que nós temos algo que é de Deus e está em nós.
    Vamos fazer brilhar a nossa luz e unificar o movimento espírita, dando a nossa contribuição, por mais simples que ela pareça, porque Jesus conta conosco para que o Reino de Deus seja implantado na Terra
    Muita paz para todos nós, hoje e sempre!

  22. Conheço o DIVALDO FRANCO, desde os meus tempos de jovem espírita. Assisti muitas palestras dele. Sempre o admirava pela eloquência, o conteúdo e a capacidade mediúnica do orador baiano.Li e estudei a maioria dos seus livros mediúnicos.Mas, de uns 5 anos para cá, fiquei um tanto preocupado e passei a observar o Divaldo com outro olhar.Visitei nos anos 90 a sua obra monumental na Bahia, digna de elogios onde se pratica a assistência social completa, sem retoques.Mas, quando ele apoiou em 2018 o candidato BOLSONARO, argumentando a favor de sua campanha e posterior eleição, fiquei desanimado. Não vi mais nada do que ele falava.Agora com mais essas e outras declarações complicadas, fiquei definitivamente desacreditado. Seria bom que ele se afastasse do meio social e evitasse o contato político, sempre ligado a extrema direita, que é o resultado nefasto e desabonador que vivemos hoje em dia. Que DEUS e os espíritos superiores, tenham compaixão dele.E o ajudem a se equilibrar. Que pena.Digo isso com o coração partido, contudo, jamais poderia deixar de fazê-lo.

    1. Se bem entendi , se Divaldo tivesse votado no seu candidato , vc estaria elogiando é isso ? Se ele manifestou a própria escolha por um candidato foi corajoso. Não confunda as escolhas . Como disse Antônio Abujamra: A vida é sua estrague-a como quiser.

    2. É muita crítica ao Espiritismo, até a Espiritualidade. Na realidade, a Terra ainda está passando por momentos de transição e nessa transição ocorrem boas e más influências…SIGAMOS JESUS HOJE E SEMPRE, só nos fornece BOAS INFLUÊNCIAS…para progredirmos e evoluirmos sempre, em meio a crises e discórdias…

  23. Não existe trabalho social mais relevante do que o combate ao sistema econômico da exploração do homem pelo homem e faz do lucro o deus supremo (deus com letra minúscula mesmo).

  24. A voz de qualquer líder religioso tem que estar de acordo com sua crença. Caso não esteja, a voz se torna apenas uma opinião pessoal.

  25. Esse texto é claramente esquerdista, conheço bem esse discurso da negação, usam como disfarce, como ocorreu aos que cegos seguiam outras autoridades insanas do passado bem recente ( procure conceito no DSM 5 sobre personalidade antossocial), ah perdão, talvez vocês não compreendam! Que pena!

  26. Jesus é o governador do planeta terra, na mesma dimensão de amor desde os primeiros fragmentos, em que o verbo se fez carne, julgue a si mesmo em consciência de débitos de micróbios intangíveis, é pergunte a sua consciência se tens correspondido aos desígnios divino em suas orações e se a sua sintonia está plenamente de acordo com sua lei de amor e de justiça, leia a lei de destruição do livro dos espíritos, talvez ajude!, ah! E sugiro um livro como transição planetária na sua quarentena que possa refletir e sintonia e prece orar até pelos seus inimigos. Será capaz?!

  27. Oremos uns pelos outros, envolvamos Divaldo em atmosfera de paz e luz para que supere suas dificuldades.

  28. Com respeito à jornalista, e a todos os seres humanos e suas paixões, percebe-se pelos comentários, que mesmo espíritas, que conhecem a doutrina e a obra de Divaldo, que é homem encarnado é falho, mas muito, muito à frente em evolução moral que a grande maioria dos que por algum contrariamento se melindra e se revolta, deixando até mesmo o ódio explícito em seus testemunhos.
    Quando Divaldo coloca sua opinião baseado em seu conhecimentos e experiências, como todo cidadão tem direito de opinar, é esperado também críticas. Porém, percebe-se que a matéria é tendenciosa e cheia de paixões, principalmente voltada para o cenário político, onde quase nunca a preocupação é coletiva, e sim com aquilo que poderá privilegiar um indivíduo ou um grupo, o que demonstra nosso primitivo egoísmo!
    Divaldo não é pop star, é homem simples, e apesar de suas críticas, nunca se posicionou politicamente, como cidadão pode expor suas ideias e preferências, e alguns podem supor que por sua notoriedade e influência faz campanha, o que não é verdade e em muitas outras falas deixou isso claro!
    Nada como a prece consoladora e edificante para que possamos entender que ainda nos manifestamos de forma passional quando lós contrariam as vontades, crenças e ideologias, que muitas vezes nossa própria consciência nos revela que pode estar equivocada, mas nosso orgulho e nossa vaidade, lutam com a nossa consciência e não permite sermos mais imparciais!
    Muita Luz!

  29. Ana Cláudia,
    Como a interpretação na cabeça do povo é baixa, você espertinha conseguiu o que queria. Associar o seu nome ao do Divaldo. É óbvio que devemos ouvir a ciência não os gurus, porém, em momento algum ele fala de tratamento, de causa ou efeito do coronavirus.Em momento algum ele desacredita a ciência!
    Ele apresenta a visão espírita sobre as pestes que nos assolam.
    Já você, esperta pra “burro”, escreve como se ele estivesse desmerecendo profissionais de saúde e a ciência.
    Você é concorrente fácil de anular em qualquer prova de interpretação.
    😉

  30. Lamentável sua postura que com certeza não entendeu nada e desconhece em profundidade a doutrina dos espiritos… quem está querendo enganar é vc… estude sobre magnetismo… sobre afinidade… sobre campos vibratórios e mais alguns assuntos relacionados e entenderá o que foi dito… se quis seus quinze minutos de sucesso conseguiu.. mas que forma feia… o que vc já fez pelas pessoas para criticar um humanista como Divaldo Franco? Apareça por obras e não por difamar alguém de valor….

  31. Quer parabenizar a articulista pela estratégia, pois ao criticar Divaldo, alcançou um espaço que jamais teria. Divaldo convive em tempo integral com os espíritos superiores, de modo que, desqualificar suas palavras é desqualificar esses espíritos, em especial Bezerra de Menezes, inspirador dessa mensagem citada e esculhambada. A autora, como espírita de esquerda e progressista (expressões criadas há pouco), não acredita em mediunidade. Infelizmente, esse atrigo apenas é mais uma tentativa de introduzir a dúvida entre os espíritas vacilantes. A propósito: segue um slogan inovador para a seita de vocês: fora do PT não há salvação! Vida que segue.

  32. Sra. Ana Claudia Laurindo constrói um texto denotando uma total falta de conhecimento dos princípios da Doutrina Espírita e sobre o trabalho de Divaldo Pereira Franco. Usar a palavra “Desserviço” para um ser humano como Divaldo é o cúmulo da falta de informação. Sugiro que a Sra. digite no Google a frase “Mansão do Caminho” e talvez entenda como é “pequena” e vazia a sua retórica.
    Adjetivos utilizados no texto como “Pop Star Espírita” demonstra uma amargura que só faz mal a Sra mesma.
    O fato é que é realmente mais fácil denegrir a FÉ do outro do que construir a sua própria FÉ.

  33. Artigo tendencioso e claramente parcial.
    De uma palestra de uma hora e recortou uma frase para manulipular como quer, ignorando o contexto do tema.

  34. O texto da senhora Ana Cláudia é lúcido. Divaldo tem se auto-colocado como o nome que representa os pensamentos espíritas. Seus argumentos estão cada vez mais tendenciosos e articulados em sua visão que se consagra como narcisista. Fala, rebusca, desrespeita a inteligência de outros espíritas. Agora se tornou porta voz do Dr. Bezerra de Menezes ? Lastimável e fora de propósito. Divaldo precisa se rever, “calçar as sandálias da humildade”. Se “empavanou” com azas abertas, se comporta sim como um “pop star”, autoritário e “dono da verdade”. Realmente passou dos limites. Está criando uma religião para si próprio. Aí sim, poderá falar e escrever o que desejar. Mas, em nome de espíritas não pode redundar nessas falácias. Está produzindo uma imensa discórdia com distensão no meio espírita. Estou entristecido em ver esse Divaldo que já respeitei tanto.

  35. O seu texto é rigorosamente atécnico e parco cientificamente.
    Para além da completa ausência de substância científica, você ordena mal as palavras, comete erros comezinhos de grafia – como “pop estar”.
    Dito isso, você também consegue baralhar elementos religiosos com conceitos mundanos triviais – basta ater-se ao seu esforço jocoso em tentar tisnar a honra objetiva de um seu semelhante, saririzando-o e ridicularizando-o!

  36. Vivemos tempos delicados de coexistência é fato, mas, também vivemos momentos de esperança, aprendizagem, resiliência e acolhimento de nossa pequenez como seres que se autodefiniram como topo da cadeia evolutiva. Pouco importa a análise da Sra. Laurindo sobre Divaldo Franco ou outro religioso qualquer. Precisamos de serenidade, equilíbrio emocional, o que não é fácil no meio da pandemia, entretanto, devemos usar a inteligência e a racionalidade como recurso contra a ignorância e a estupidez, comuns em situações de instabilidades e crises. O medo é real e, até necessário para nós, mas, o pânico é gerenciável e pode ser represado pela infoinclusão social, a comunicação responsável e, claro o mínimo de profissionalismo no tratamento da questão. O covid19 não é um aviso, nem alerta. Também não é metáfora, trata-se de mensagem com a clareza concreta que os especialistas da área de saúde demandam incansavelmente, os ambientalistas alertam desde a década 1980 com maior intensidade, expedindo relatórios periciais e diagnósticos anualmente, os cientistas sociais analisam a Questão social com grande fluência, explicitando com indicadores irrefutáveis sobre a concentração da riqueza e a universalização da pobreza, como corroboram os economistas. Que o bom senso, a solidariedade, a união, a compreensão e a inteligência, sejam os recursos usados pelos governantes mais ou menos preparados, independentemente de partido político ou segmento ideológico, pelas lideranças comunitárias, pelos empresários. A guerra é contra uma pandemia na saúde e que ela não se alastre a ponto de criar uma pandemia social, que teria consequências muito mais graves. Minhas orações são para Deus, seja no papel da ciência com a tecnologia necessária, seja na religião exercendo sua mediação espiritual. Que Deus nos guie no sentido da sabedoria.

  37. CALA-TE BOCA! É muito fácil escrever impertinências e disparates sem levar em conta toda a história. Se fosse a via de quem escreveu toda essa leviandade a mesma se reservaria o direito, pra não dizer a soberba, de retrucar os mesmos absurdos doa quais é porta voz. VIVA E MORRA segundo suas crenças, diretrizes e convicções. Mas não ouse afrontar alguém que está muito à frente da sua ignorância, cegueira e insignificância!

  38. Espirita progressista não tem nada haver com espiritismo(kardec), é outro segmento, nao deve seguir a linha de Kardec, entao acho errado ficar criticando o espiritismo, assim como seria errado ficar criticando qualquer outra religião. Cada um escolhe a religiao que melhor lhe cabe. Assim como seria errado criticar Lula por ser alcoólatra, isto é uma doença, assim como roubar e ficar negando, a Dilma por ser ignorante, coitada nao teve preparo, criticar é faci.l

  39. “O silêncio”

    Onde quer que vc esteja, seja a alma deste lugar…
    Discussão não alimenta;
    Reclamação não resolve;
    Revolta não auxilia;
    Desespero não ilumina;
    Tristeza não leva a lugar algum;
    Lágrimas não substituem o suor;
    Irritação intoxica;
    Deserção agrava;
    Calúnia responde sempre com o pior;
    Para todos os males, só existe um medicamento de eficiência comprovada.
    Continuar na paz, compreendendo, ajudando, aguardando o concurso sábio do Tempo, na certeza de que o que não for bom para os outros não será bom para nós…
    Pessoas feridas ferem;
    Pessoas curadas curam;
    Pessoas amadas amam;
    Pessoas transformadas transformam;
    Pessoas chatas chateiam;
    Pessoas amarguradas amarguram;
    Pessoas santificadas santificam;
    Quem eu sou interfere diretamente naqueles que estão ao meu redor.
    Acorde…
    Se cubra de Gratidão, se encha de Amor e recomece…
    O que for benção pra sua vida, Deus te entregará, e o que não for, ele te livrará!
    Um dia bonito nem sempre é um dia de sol…
    Mas com certeza é um dia de Paz.

    Chico Xavier

  40. Que texto tendencioso, “a la” esquerdopatas. Aliás, quem é tendencioso, de qualquer lado, é um oportunista. Não conseguem ver o que realmente importa: pessoas morrendo. Se for Deus ou Diabo, não sei. Sei que devemos nos juntar para acabar com esse vírus de uma vez por todas. Eu vejo diariamente pessoas jogando lixo na rua, urinando, até defecando…..acredito que sejam da parte política “é proibido proibir”. Agora os bons pagam pelos maus.

  41. Li e achei este texto muito lúcido e sensato. Defender os mais fragilizados é digno de um verdadeiro espírita…Por isso, quando se começa a conviver com frequência e bajular muito os poderosos, os opressores, algo vai mal….

    Divaldo tem uma obra social digna de respeito, é um belíssimo orador, mas, por razões que desconheço, está a passar-se para o lado das trevas, o que é uma pena….

    Os espíritos obsessores tentaram até Cristo, mais facilmente tentam qualquer humano. “Sê de vigilantes”, diziam os bons espíritos e realmente é verdade…é tão fácil passar para o lado negro quando se está neste planeta de provas e expiações…

    Paz e saúde a todos, meus irmãos neste momento tão conturbado a nível mundial. M.

  42. Pelo amor de Deus Ana Claudia Laurindo !
    Escrever “pop estar” é cúmulo da ignorância…
    Será que você não quis dizer “pop star”?

  43. Atacar o próximo, julgar as intenções alheias, politizar discurso espírita, erros graves de português, distanciamento dos princípios cristãos, raiva nas colocações… Vejo tudo isso nesse texto. Aquele que traz luz não precisa jogar sombras em ninguém. Aquele que tem conteúdo não precisa menosprezar ninguém. Aquele que tem amor não precisa julgar ninguém. Pense nisso, Ana Claudia. E tente ter a consistência no bem que Divaldo e tantos outros tiveram ao longo de suas vidas, ainda que imperfeitos como todos somos. Abraços fraternos.

    1. precisa de caridade, por falta de justiça pública e social, o trabalhador com a mão calejada, não ganha o básico para se manter, este médium que se intitula caridoso e conhecedor da espiritualidade, apoia políticos do pior caráter, e não precisa ser vidente para reconhece- los, se houvesse política pública não precisaria de caridade. Mas e os praticantes da caridade, iriam se manter através do que? preste atenção para quem a caridade serve realmente, que caiam as máscaras .

  44. Pobre criatura ao criar um texto pérfido, recheado de ideologias e incongruências! Não, teu textão não serve para reflexão quanto as palavras do Sr. Divaldo. Como já disse um sábio, quando vc fala de Pedro, sei mais de vc do que de Pedro. Teu texto apenas serve para provar o teu egoísmo e tua inveja! Que vc possa ter paz, nem que seja por alguns momentos!

  45. Muito fácil atacar Divaldo Franco, embaixador da paz no mundo. Quero ver fazer a metade do que ele fez! Comece agora e veja se consegue!

  46. O texto pode ter verdades (o assunto é complexo para nós nestes tempos), mas as insinuações políticas inseridas no texto colocam dúvidas na opinião.

  47. Um bando de gente jogando a primeira pedra. É isso que estou vendo. JESUS não veio para acalentar os bons. Ele veio para curar os doentes. Doentes do corpo e da alma. Quem ler o livro Brasil Coração do Mundo Patria do Evangelho podera´entender que o povo trazido para a formação do Brasil , eram os doentes da alma recolhidos no mundo inteiro. Garanto que aqueles que receberam algum consolo de Divaldo, não vão sair denegrindo-o . Ele é tão humano quanto todos nós. Lutemos contra a nossa própria hipocrisia. Espíritas julgadores é o que querem ser ? Isso é muito para mim. Vaidade ele tem, como eu e todos têm. Abraçar doentes é difícil, e não necessariamente será contagiado. Se ele se aproxima de políticos corruptos mas consegue ajudar suas crianças, está tirando deles para dar a quem precisa.. Então, vc que não está fazendo nada, nem parecido, dê sua contribuição permanente a uma instituição sem perguntar se o administrador é tão bom quanto vc..

  48. Então…. é verdade que o Divaldo exagera um pouco na especulação às vezes (ao dizer que tinha a impressão que “o coronavirus foi o segundo elemento que Deus mandou recentemente apiedados de uma guerra nuclear e total”, por exemplo). Não dá para saber o que viria e é até inconveniente ficar especulando sem benefício para a moral.

    Mas a fala dele, quanto ao fundo, não está totalmente destituída de sentido não.

    O homem é culpado por muitas coisas, mas não é apropriado esvaziar o papel da Providência como muitos pretendem.

    Não acho que a Providência deva estar envolvida e intervir no crescimento de cada folhinha de grama que nasce em algum lugar, mas nos grandes acontecimentos que impactam a humanidade, é difícil não supor que ela esteja envolvida de alguma forma, mesmo naqueles casos em que a culpa é inteiramente humana (no caso das guerras, por exemplo), porque se é o homem que joga o jogo da vida, deve ser a Providência quem seleciona e posiciona os jogadores cada um no lugar em que precisa atuar.

    E o Espiritismo apregoa um Deus que recompensa e pune. Não tem “graça” (no sentido que os cristãos tradicionais entendem), nem recompensa sem mérito. Essa visão não é arcaica.

    1. Com todo respeito às suas convicções, mas exergo um engano no seu pensamente quando diz que o espiritismo prega um DEUS que recompensa e pune. Deus não pune ninguém. Nós é que escolhemos caminhos tortos e sem entender as causas e as consequências colocamos nela as responsabilidades pelo que acontece ou deixa de acontecer. DEUS é soberanamente justo e bom. O que o espiritismo esclarece é que as reencarnações são o resultado desse amor de DEUS, dando-nos oportunidades seguidas para a nossa recuperação moral. Ao estar vivo na matéria passamos por experiências com duas finalidades : Provar que aprendemos e que estamos curados de muitos males morais ou depois de aprendido como trabalho para exemplificar e ajudar os outros, como missão. Apenas pedir o perdão e no momento seguinte repetir tudo não salvara ninguém do que tenha feito. Acima de tudo DEUS é misericordioso.

  49. Fora da Caridade não há Salvação . Mas o que é caridade? Já assistí uma palestra de um cientista social que disse que se transferisse metade do PIB dos EUA para a Á frica, ela continuaria pobre. Entendí então que o fundamental é a Educação, que é capaz de trasnformação de cada sujeito num ser pensante, crítico e autônomo. Concluo dizendo que os pobres de Divaldo, sempre continuarão pobres, seja o rumo que seguirem na Vida. Inclusive, pobres de espírito s.

  50. Simplesmente, uma reportagem movida pelo ódio que a jornalista sente ao capitalismo e principalmente, pelo presidente atual, me desculpa, mas por mais que se descorra linhas e linhas sobre o assunto, o resumo é esse. E assim como a repórter muitos vão pelo mesmo caminho. É um direito que assiste a todos no seu livre arbítrio. Aqui não precisa defender nem acusar, pois sobre Divaldo, assim como todos nós, pesa o livre arbítrio. Reconhece a árvore pelos seus frutos, vejamos o que estamos produzindo e teremos a real situação de nossa vida. Se alguém quer julga-lo por discordar do seu pensamento, lembre-se de Jesus: atirai a primeira pedra quem nunca pecou, e se mesmo assim acha que tem o direito de atacar, lembre-se também: “Pai, perdoa-me, assim como perdoamos os nossos inimigos”. Fiquem com Deus e reflitam.

  51. Eu tenho uma profunda antipatia pelo espiritismo, não pela sua doutrina, mas pelos seus membros. Eles tem uma mentalidade e umas atitudes que não me agradam.

  52. Sou espírita e concordo com a Ana Cláudia Laurindo o Divaldo perdeu a oportunidade de ficar calado,e também penso quem concorda com esse desgoverno não é cristão!

  53. Parabéns disse tudo essa elite espírita está acabando com o espiritismo um monte de médiuns fascinados isso sim ! Você entende mais que ele sobre Deus ele não tem irá e sim compaixão,nos só colhemos o que plantamos e ainda sim o fardo é leve e o jogo suave.O espiritismo deixa bem claro que Deus não castiga ninguém.

  54. Ana Cláudia, se preocupe mais em servir e deixe de tentar justificar suas ideologias políticas dentro da Doutrina.
    O Espiritismo não é palanque!
    Tenho certeza que será mais feliz assim!
    Divaldo segue sendo exemplo de fé, perseverança e amor ao próximo!
    att 🙂

  55. O texto da Ana Claudia Laurindo é lúcido, corajoso e firme no proposito de descortinar tendencias políticas travestidas de “mensagens edificantes”. Parabéns Ana Claudia!!!

  56. “Fora da Caridade não há salvação!”
    A única coisa que eu sei do Sr. Divaldo Franco é o quanto dedica a socorrer ao próximo. Aos 18 Divaldo e 20 anos Nilson, edificaram a Mansão do Caminho, no Bairro do Pau da Lima – BAHIA, socorrendo o população daquela região. 75 anos socorrendo e divulgando a Doutrina Espírita pelo mundo.

    Quando alguém que critica Divaldo, edificar uma instituição benemérita com 75 anos de fundação, não vai abrir a boca para criticar ninguém!

    Como Allan Kardec sempre nos diz: “FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.”

    “…A CARIDADE DE JESUS PROSSEGUE SOCORRENDO-NOS, SEM QUE NOS DEMOS CONTA SEQUER DAS SUBLIMES MERCÊS QUE NOS OFERECE.”

    Oremos.

    Paz e bem a todos!

  57. Não tenho religião, me considero espiritualista e busco meu desenvolvimento sozinho, procurando me manter livre das amarras de doutrinas, apesar de me alimentar de várias delas. De tudo que vejo, em minha opinião, a atitude mais coerente com os ensinamentos do Cristo é a do Papa Francisco.

  58. Divaldo perdeu a REFERÊNCIA doutrinária do espiritismo, desde que passou a se envolver a falar, comentar sobre politica, e passou a fazer companhia e apoiar governantes, pessoas influentes ma politica, que não merecem o mínimo de confiança e credibilidade tanto pessoal como na gestão pública que atua. Cometeu um erro que lhe causou um grande desgaste na sua reputação como um grande semeador da DOUTRINA ESPIRITA.

    1. Muito bem exposto seu comentário é como Espirita enxergo dessa forma também. Fiquei triste pois o admirava muito…

  59. Postei e matéria e entrei para ler e não sabia que o Divaldo tinha dito isto mas já escrevi algumas vezes no meu face que achava que Deus mandou o corona para limpar um pouco os ares do planeta em relação aos fundamentalistas religiosos malucos em geral, beatos e fanáticos, e lunáticos, trombando com a realidade maior de tudo, violando livre arbítrio, lei maior de Deus, contra as ciências, história e filosofia, e física quântica comprovando o Deus real, diferente dos deuses porretes das religiões toda, imposto de cima para baixo e de fora para dentro aos cidadãos, com velha edudação heterônomas, inclusive no vaticano kardecista deturpando tudo do Kardec e do espiritismo ciências ou real igual metafísica ou física quântica, e sem igreja, livros, revista, sociedade e até biografia do Kardec foram adulterados após sua morte, e pior ainda todas as religiões afora violarem em primeiro lugar o livre arbítrio ou a plena liberdade dos cidadãos, sempre impedem mudanças ou avanços ou democracia e liberdade que libertasse as massas como gado para a paz, o amor, o bem, justiça, fraternidade, solidariedade, bondade, compaixão, etc., ou tudo o que Jesus e Buda ensinaram falando de física quântica e não de amebas ou crenças religiosas com suas verdades absolutas, e nada disto tinha com Jesus no cristianismo primitivo do grupo de Maria Madalena e Tomé, ela a principal apóstola e a mais próxima de Jesus e que melhor entendeu tudo e pouco ou nada deturpou como deturpou o grupo paulino, de Paulo, após morte de Jesus copiando o templo que pediu a cabeça de Jesus mesmo antes deste grupo ser incorporado pelo Estado ou império romano primeiro do oriente na Grécia, no século II onde já tinha até bispo mandando queimar textos dos outros por não gostar, ou já tinha chefes e hierarquia ou templo ou igreja ou religião, o que não tinha com Jesus. Nunca gostei do Divaldo e nunca tinha conseguido ler algum livro dele embora tentasse até que mais recentemente por acaso conheci videos do psicólogo espírita Vitor Antenori Rossi comentando livro da Joana de Angelis A Busca do Auto Conhecimento, e nem sabia que ela escrevia livros de psicologia profunda ou transpessoal, e embora não cheguei a ouvir os 103 vídeos desta obra, e ouvi só até o 14, resolvi comprar outros livros da Joana de psicologia profunda pois me interesse e fiz quase 25 anos de terapias em diversas linhas, inclusive do Petwork da Eva Pierrakos, da psicologia transpessoal afora ler livros dela, e adorei e recomendo a todos o livro “Conflitos Existências” que li em menos de dois dias como acontece quando o livro desce na alma, e fora disto demora e desisto e nem adianta eu forçar minha alma a digerir mesmo com cabeça querendo devido achismos dos outros como as tentativas quanto a ler livros dos que diziam serem os clássicos ou os melhores da literatura brasileira e global…Este livro é terapia de choque ou rápida aos cidadãos. Agora quanto ao Divaldo sempre soube separar mesmo em conversas com espíritos através de alguns poucos médiuns nos últimos 30 anos, a cabeça do médium mero encarnado e cheia ainda de crenças ou ilusões, vaidade, orgulho, etc., do que falam os espíritos, e quando o médium é bom mesmo, inconsciente ou semi, diferente dos conscientes, tem como perceber a diferença e pensamento ou de tudo, ou são duas cabeças diferentes, e neste caso do Divaldo basta separar a cabeça dele de encarnado que errar como todos nós, do que espíritos como Joana escrevem. E além deste psicólogo também ouvi vídeos do psiquiatra Alírio Alírio de Cerqueira Filho da federação espirita do Mato Grosso, onde achei 6 vídeos sobre fascinação aprofundado este tema nunca feito no meio do vaticano kardecisa, e divulgo tudo isto na relação das pesquisas na foto do face, mas ele comentado ou baseia seus vídeos sobre doenças mentais no livro do espirito Philomeno de Miranda via Divaldo. Eu acho até que o Divaldo não regula bem mentalmente mas espíritos usam ele em missão para ajudar ele e todos. Quanto as críticas ao vaticano kardecista e a hipocrisia cultural repetindo católica em tudo sobre discurso de suposta caridade ou assistência social somente através dos templos ou igrejas, diferente do que Jesus ensinou ao próximo mais próximo em toda parte, família, amigos, trabalho, escola, ruas, etc., se eu já detonava vaticano kardecista faz décadas, após cursos e livros do Gaspareto virando espiritualista, resgate do cristianismo primitivo do grupo de Maria Madalena e Tomé, e diversas pesquisas fora do vaticano, ouvindo vídeos de física quântica do Hélio Couto, etc., após pesquisas do Paulo Henrique de Figueiredo e da Simoni Privato o circo do vaticano kardecista acabou mas mesmo assim vejo maioria total dos beatos kardecistas indiferentes aos livros do Paulo sobretudo comprovando que nestes 150 anos nunca houve espiritismo ciências neste vaticano kardecista. Sumiram com educação libertária revolucionária autônoma dos espiritualistas racionais da França e isto fez toda a diferença e acho tudo isto foi coisas dos “capetas” ou fascinadores dominando os ambientes religiosos em geral pois eles dominam soberanos do mundo e fabricam todas as ideologias para transformar cidadãos ou massa em gado e reinarem e impedirem libertação dos cidadãos dos cabrestos das ideologias das trevas, as religiosas, políticas e econômicas, como a besta ou anticristo e agora na nova era falta derrubar todos estes velhos muros de Berlim das ideologias em enorme Perestroyka e Glasnot global. E apocalipse em grego é apenas revelação das verdades ocultas nestes dois mil anos justo pelos supostos e cínicos “cristãos” mas ideologias em geral sobretudo religiosas no terceiro mundo como Brasil geram males como favelas e periferias, fome e miséria, crimes e violência, estupros, corrupção, violência contra crianças, mulheres e animais, guerras, guerras civis, atentados, e exploração dos seres humanos e do meio ambiente e sempre foi assim na história documentada do planeta inteiro desde os Sumérios ao menos e pouco coisa mudou e apenas mudam a fachada de tudo mas Egito dos faraós funcionava como agora ainda…soberanos, sacerdotes, ministros, militares, homens de negócios…castas, cleros, feudos, reinos, tronos, cartórios, privilegiados, exclusão, etc., Em que pensar fora das velhas caixas de crenças ou ideologias.

  60. Roustanguistas adulteraram quase tudo do Kardec depois da sua morte e até vaticano da FEB no Brasil. Educação autônoma sumiu para imporem a heterônoma das velhas igrejas e nada mudar.
    Adulterações comprovadas dos livros “A Gênese” e “Obras Póstumas” depois da morte de Kardec, além da Revista Espírita e a Sociedade do Kardec terem virado roustanguistas contrariando o Kardec e o espiritismo, assim como o vaticano da FEB também roustanguista deturpa espiritismo e Kardec devido as legiões trevosas de fascinadores ou “capetas” dominando o kardecismo nestes 150 anos.
    https://www.linkedin.com/pulse/roustanguistas-adulteraram-quase-tudo-do-kardec-depois-garrucino/?published=t

    Fundamentalismo e Espiritismo
    http://www.sergiobiagigregorio.com.br/palestra/fundamentalismo-e-espiritismo.htm

    Podemos comemorar o fim do roustainguismo na FEB?
    https://blogabpe.org/2019/08/12/podemos-comemorar-o-fim-do-roustainguismo-na-feb/comment-page-2/#comment-2581

  61. Divaldo é um homem íntegro e de fé. Todos precisam se posicionar diante dos fatos. O fato é que nosso Presidente veio para mudar esse país, tirá-lo da corrupção desenfreiada que há muito assolava nossas instituições. Houve avanços? Sim, mas também muito desvio de dinheiro… em nome de quem? Dos pobres, a turma do cabresto, que dominada pela ditadura do proletariado e por um prato de feijão (Fome Zero, que foi um fracasso enquanto programa, mas um fenomenal cabide de emprego) acreditaram que haviam recuperado sua dignidade. Me poupe. Hoje o Bolsa Familia atende quem realmente precisa e ainda tem 13°, graças à fiscalização do atual governo que detectou milhares de irregularidades, e ajustou as contas. Dentre tantas outras irregularidades. Divaldo tem que se posicionar SIM; é ser transparente. #somostodosbolsonaro

    1. Divaldo Franco é um homem de ideologias; ele é tendencioso a uma minoria que suga dos pobres, mas faz doações generosas. Senti nojo ao ouvi-lo falar sobre ideologia de gênero, parecia o próprio presidente atual. Como um homem de Deus usa discursos que excluem, magoam, ofendem? Deus não é isto; Divaldo é pequeno em seu entendimento do que é Deus.

  62. Nossa realmente chocada com as pessoas que acharam esse texto bom.
    Não sei quem escreveu mas acredito que essa pessoa precisa de duas coisas urgentes:
    Aulas de interpretação de texto, pq deturpou tudo oq o Divaldo falou e segunda coisa : Terapia.
    Se não é da religião favor não opinar sobre oq é dito nela, vai além da sua compreensão. Se não é espírita não pode julgar um posicionamento feito dentro dessa esfera.
    As pessoas estão tão mentalmente e espiritualmente doentes que levam tudo , absolutamente tudo para o lado político. Uma briga sem fim e sem vencedor.
    Lamentável.

  63. Pensei que fosse um comentário sobre à visão espírita do momento atual.
    Acho que errei o lugar pois o comentário tem cunho político.
    Me pareceu uma certa dor de cotovelo.
    Muita pobreza de espírito.

  64. Não se responde os maus com lamas.Que é esse moço para falar de Divaldo,garanto que não tem uma obra social para fazer bem a qualquer pessoa.Seus comentários são políticos. O maior de todos os seres evoluídos que pisou aqui na terra,JESUS, com certeza receberia deste rapaz os mesmos comentários. Ele, o mestre, deixou bem claro , o meu poder não é deste mundo. Divaldo é um homem de luz, só faz o bem.Todos os anos aqui em Salvador, faz uma caminhada pela paz.A insensatez destes comentários merecem uma resposta de amor,ou seja, não faca com os outros o que você não gostaria que fizesse com você.

    1. Divaldo e Chico são uns irresponsáveis. Só não enxerga quem não quer. Espiritismo é mais que esses dois!

  65. Não conheço a autora e também não tenho procuração do sr. Divaldo Franco para defendê-lo. Mas é lamentável a utilização de palavras nervosas que provocam, hostilizam e ofendem uma considerada pessoa (em todo o Planeta) e a coloca como mensageiro meândrico do Espiritismo. Pior ainda, rotula o cidadão em questão como “militante” de direita.
    Ora, a nossa Sagrada Doutrina jamais se postou como direita ou esquerda( poliiticamente falando), mas sempre em uma única direção – a busca de uma auto-renovação rumo aos Planos Maiores.
    A autora deixa claro sua paixão por coisas extra-doutrinárias, no caso a política, e pior: com tendências esquerdistas.
    Numa resposta aí acima, o confrade sugere que a autora estude um pouco mais a Doutrina. Não tenho como discordar.

  66. Se não estamos preparados para filtrar esse tipo de texto entramos no desequilíbrio energético ao que o texto se propõe . A autora é sem dúvida uma pessoa que merece nosso respeito, o que é totalmente diferente de concordarmos ou não com o que ela escreve. A humanidade está diante de esplêndida oportunidade de reformulação dos seus alicerces e não haverá espaço para outro caminho que não seja o amor. Esta dicotomia política é a prova que precisamos evoluir nosso pensamento em direção de uma unidade. Quem não está preparado para o fim das “castas” sempre irá buscar essa divisão patética e infantil de uma sociedade jovem e em fase de amadurecimento.

  67. Eu li o artigo de Ana Cláudia, não a conheço.

    A pergunta que me faço é, por que eu deveria dar mais crédito a opinião dela do que a de Divaldo?

    Abraços Fraternos!
    Rubem

  68. É muito triste ver uma pessoa com conhecimento misturar sua ideologia política com o espiritismo. E, já que ela afirmar que o capitalismo é responsável pela fome e sofrimento, gostaria de saber onde e quando o comunismo ou o socialismo acabou com a fome e sofrimento de uma nação. Estudando Allan Kardec, não encontraremos nenhuma citação a qualquer ideologia. Não use espiritismo para divulgar questões políticas e seus gostos e heróis.

  69. Concordo plenamente com o texto. Chico Xavier era um exemplo de humildade e conhecimento espírita. Kardec sempre acreditou na ciência. O discurso de Divaldo Franco sempre me assustou pois ele transmite uma falsa humildade e uma carga de preconceitos que não condiz a um líder espiritual. Além disso faz análises sobre política apoiando a direita, o que mais assusta. Sua influência é motivo de preocupação entre os espíritas mais esclarecidos .

  70. “Divaldo Franco” e “Desserviço” são duas palavras que não cabem na mesma frase!
    Este homem dedica a vida em SERVIÇO ao próximo!
    Admiro, respeito e honro todo o trabalho dele em serviço do bem!

  71. É uma pena que muitos usem de frases de efeito, procedimento básico dos promotores de “fakes”, para terem seus artigos lidos. Não sei de qual mensagem de Divaldo o ilustre repórter retirou os textos. As que ouvi são mensagens de ânimo e esperança, para uma pandemia que foi totalmente politizada e que deixou a população estressada e confusa. Como disse alguns preferem procurar algumas frases, para a partir daí tecerem mirabolantes análises e parecerem os donos da verdade.

  72. A obra de Divaldo fala por si. As pessoas que o criticam não tem obras. Biografia irretocável dedicada ao bem, ao espiritismo e ao Evangelho. Todos os bem-feitores da humanidade recebem críticas, com ele não seria diferente. Até Jesus, acima de todos nós aqui da Terra, recebeu duras críticas de quem se dizia defensor da verdade e da moralidade. Não merecem consideração tais palavras.

  73. Quero deixar meus parabéns a quem escreveu, Ana Claudia. Continue combatendo nosso querido Divaldo, suas idéias e seus princípios, pois lendo a matéria e certos comentários me lembro dessa passagem: Mateus 12:22-32 Nova Versão Internacional (NVI-PT)

    A Acusação contra Jesus
    22 Depois disso, levaram-lhe um endemoninhado que era cego e mudo, e Jesus o curou, de modo que ele pôde falar e ver. 23 Todo o povo ficou atônito e disse: “Não será este o Filho de Davi?”

    24 Mas quando os fariseus ouviram isso, disseram: “É somente por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa demônios”.
    Siga então, semeando, porém, pense que todos nós iremos colher.

  74. Esse texto sem-noção foi elaborado por uma admiradora da “auma maizonesta do huniverço”, vulgo corrupto de nove dedos?

    1. Concordo..Divaldo jamais mereceria tanta Sandisse.
      A obra por si só realmente fala da pessoa de Divaldo.
      Não e POP star e sim um enviado de Deus, cumprindo a missão de ajudar, esclarecer, consolar os pobres e cuidar do corpo e da alma.
      Queria saber o que de bom faz a pessoa que escreveu este texto além de criticar algo que não conhece ??
      Jesus nos ensinou a amar o próximo, Kardek nos ensina a entender o processo ..
      Então a vc que esteve …só resta esperar que recupere-se e escreva matérias relevantes .
      Que Deus te ilumine e guarde e te coloque algo de bom no coração e no cérebro

  75. Essa é a contribuição da universidade pública nas ciências sociais e humanas, pseudo cientistas de cérebro engessado que escrevem bonito e só fazem publicar artigos e teses inúteis. Fanáticos limitados dentro dessa bolha maniqueísta e extremamente hipócrita! Militância de conveniência!

  76. Quanto à questão espirita deixo ao crtitério de cada um.
    Mas um jornalista a escrever “pop estar”. Fico com bastantes dúvidas quanto ao merecimento dessa carteira de profissão e por conseguinte à capacidade de fazer um trabalho sério.

  77. Tanto ele (Divaldo) quanto vc Ana Cláudia Laurindo, são completamente dispensáveis.
    Ele pela soberba que ja o acometeu, e vc pela sua ignorância fundamentalista Kardequiana agravada pela sua vontade de se sobrepor a ele, coisa que sera muito difícil de acontecer.
    Volte para uma sala de aula, de preferencia interpretação de texto, ou mesmo um simples curso de oratória com enfase a poesia e outras coisas abstratas que enriquecem a retorica e a escrita. Se a doutrina de Kardec não foi suficiente para amolecer seu coração, não sera a ciência social que o fará.

    1. Parabéns por seu comentário. As pessoa pegam partes soltas de uma fala ou escrita e transcrevem de forma como que fogem do contexto. Na minha opinião, o kardecismo ou “espiritismo ” são maiores que Divaldos, Joãos ou Marias.

  78. Não concordo com uma palavra. Suas acusações lembram-me daquele repórter que passou a vida toda acusando Madre Teresa de Caucutá de monstro, porque ela sanava a fome de quem tinha fome e estava doente, sem perguntar quem era, quem era o culpado, se o governo, a sociedade, ela apenas fazia. Muito fácil a crítica. Isso só demonstra a fera que trazemos dentro de nós. Ainda bem que ele é sábio e não a responde!

  79. Faça alguma coisa pelo próximo, assim com divaldo fez e faz durante sua vida toda, antes de tentar denegri -lo. Deveria ter vergonha de escrever tantas grosseiras e inverdades sobre o querido Divaldo. As ações dele em benefício do próximo são a melhor resposta aos caluniadores.

  80. o Espiritismo , doutrina dos Espíritos e não dos médiuns, veio como uma resposta filosófica e baseada na fé raciocinada para os dilemas humanos. O movimento espírita brasileiro está tornando essa doutrina rica, libertária em uma seita cheia de “igregismo” fajuto, ressuscitando quase o céu e o inferno dogmático, idolatrando figuras que como médiuns, que afinal são espíritos não agraciados e privilegiados por Deus com dons , mas seres endividados que através da mediunidade vem para resgatar e expiar, ajudando a evolução e não o retrocesso . E são passíveis porque humanos , falhos e dignos de misericórdia, de críticas sim e não de adoração incondicional. O texto tem muitas verdades, sobre a postura do médium, só acredito que há que se tecer criticas guardando o respeito e a coerência com o Fora da Caridade não há salvação pra esse nosso mundo atribulado. Se quisermos ser Espiritas.

  81. Como dizem, preferível ler que ser cego.

    Quem acusa apresenta a mesma posição que critica, mas sob outra bandeira, esquerdista.

  82. O nome do blog é: livre pensadora. Mas a ideologia marxista que ela defende é contra o livre pensamento. Critica o capitalismo e propõe o que? Comunismo? Diz que capitalista é genocida, mas esquece de Stalin, Mao, Castro, e toda a corja de líderes totalitários assassinos. Incoerência e hipocrisia.

  83. Divaldo, de acordo com o que prega Jesus, não ataca ninguém, só não coaduna com os erros, mas muita gente está longe de entender esta postura, já que não possui ” luz” suficiente para isso. A contribuiçåo que ele tem trazido para o adiantamento moral da humanidade é indescritível.

  84. “Pop estar espirita” kkkk…
    Essa livre pensadora é uma petista frustrada, coitada.
    Livre Pensadora é uma piada.

  85. *MAIS AMOR POR FAVOR*

    Essas discussões são para nos diviarmos do caminho.

    Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos.

    1 Tessalonicenses 5:15

  86. Desserviço é o seu, que fala mal de um cidadão íntegro e bondoso como Divaldo Franco sem conhecê-lo (pq se o conhecesse realmente não falaria esses absurdos). O que vc fez de bom na sua vida para poder criticar publicamente alguém como ele?
    Ao invés de perder tempo escrevendo textos venenosos na net, faça o bem para alguém que precisa… #maisdivaldoemenosblogueirasarrogantes

  87. PARABÉNS PELO TEXTO!!! NÃO TERIA DITO MELHOR. DIVALDO FRANCO SE ACHA, NENHUMA HUMILDADE E DEPOIS QUE JOANNA REENCARNOU ELE ANDA METENDO OS PÉS PELAS MÃOS….

  88. Quem disse que um regime violento que trouxe morte e dor por onde passou seja algo bom. E verdade que o capitalismo explora mas o comunismo mata e persegue quem discorda. Enfim… pensem… Um regime que em seu início fuzilou os filhos do czar e criou campos de trabalhos forçados na extinta URSS, vendia alemães orientais pela ganância financeira e fuzilada como afirmou Che Guevara na ONU nunca será libertador.

    1. Vc não sabe o q diz.

      Ficará surpresa ao analisar a teoria comunista e constatar q tem toda a semelhança com o cristianismo raiz. O pregado diretamente pelo Jesus Cristo

  89. Os regimes políticos e as estruturas sociais são os resultados dos estágios evolutivos dos habitantes do planeta. Jesus não acusou os Césares, apenas exemplificou como evoluir ao Pai. Misturar política partidária e concepções econômicas com doutrina espírita parece ser um descompasso com os objetivos do Espiritismo.

  90. Apenas uma desconhecida atacando a quem só fez caridade por mais de 70 anos. Divaldo adotou mais de 700 crianças. Deu formação e acolhimento a todos e é assim até hoje na Mansão do Caminho. Gostaria que esta senhora provasse todas as inúteis alegações.

    1. Lamento quem acredita que onisciência existe para mortais, que, como encarnados, podemos errar e consertar erros. Adotar e ser pai, de verdade, de 700 pessoas, é possível? Não precisa responder, apenas pensar.

  91. Todo comentário crítico deve estar acompanhado de alguma sugestão inteligente. Se vc demoniza o capitalismo, o que vc sugere? Se eu tivesse adivinhar a julgar pelo tom político ideológico, dirá que vc e comunista cor de rosa com ressonância aos militantes petistas e psolistas. A carapuça deve ter servido.

    1. Quem sabe quem acredita que o Governo não funciona, apenas na parte em que não é de governantes, mas da Sociedade. Exemplos? SUS, educação pública, Defensoria Social, Vacinação. Suficiente?

    2. Pessoas de Dureita aceitam a sorte (ou o azar) dos desassistidos como algo natural. Do mérito ou do demérito daquele ser humano.

      A Direita religiosa é aquela q aceitava queimarem supostas bruxas. Concordava com a “Santa” Inquisição.

      A Direita dita religiosa emprega de todo o seu egoísmo para tentar conseguir um terreninho no “nosso lar”.

      Engano. Vamos todos pro umbral

  92. Que texto abominável! A mestra, destilou um veneno ácido em suas sublinhas, com um conteúdo oculto de esquerdista, atirando para todos os lados. Critica um homem que faz pelos carentes, que lhes mata a fome, oferece hospital, médicos, escolas, tudo construído com os próprios braços. É, dona mestra, criticar Divaldo da posição de mero observador que torce pelo fracasso do governo democraticamente escolhido pelo povo, é muito fácil. Quero ver é a sua teoria, virar ação em benefício de alguém. Mas é claro que não irá virar, afinal, vc não vai contribuir para “manter estas pessoas dependentes” , preferindo deixá-los morrer à mingua. Quantas palavras para deixar tão clara a incoerência entre falar e agir! Respeite Divaldo!

    1. Minha cara, a Esquerda prega exatamente o q Jesus Cristo pregava.
      Somos nós, da Esquerda, quem somos altruístas e empáticos.

      A Direita é individualista. Meritocrática.

      Então, se vc tem afinidades com a Direita, vc está distante do q Cristo pregava

  93. Acuse os do que vc é…., a perseguição aos Cristãos escancarada na fala do blogueiro à figura do Cristo representada por um homem de fé.
    Pessoa totalmente desconexa da realidade. Diga então, o que foi o ataque a fé católica em uma igreja em Curitiba promovida pela esquerda? Sem Cristo , assim são os esquerdistas. Seja luz colega, não destile sua insatisfação contra aqueles que fazem o bem. Levanta e vai ajudar.

  94. Interessante como o próprio Cristo condenou a idolatria e vemos pessoas q se dizem religiosas (espíritas) idolatrando seres humanos. E seres muito defeituosos. Com os piores dos defeitos humanos: a soberba e a vaidade.
    Este erro da idolatria não é de hoje.
    Gostaria q os colegas espíritas refletissem e nos explicassem como os dois maiores ícones do espiritismo brasileiro, Chico Xavier e Divaldo Franco, ficaram 22 anos (vinte e dois anos) sem se falarem. Brigados. E por qual motivo? Ah, supostos plágios psicográficos. Caramba: ultrapassaram o limite de diversos defeitos humanos. A arrogância, a vaidade, o “roubo” de psicografias (mas não são de espíritos???). Defeitos morais muito graves.
    E um destes dois ícones q brigaram por esta migalha , o Chico, também apoiou a ditadura militar de 1964-1985 (referência: Programa Pinga Fogo – ano 1972). E disse, de viva voz, q os “espíritos de luz” o haviam confidenciado q os “irmãos militares” fizeram o “bem” nos dando um golpe. Impondo a ditadura. Matando adversários.
    E o outro ícone, o Divaldo, apoiou um Moro, juiz julgado e condenado como incompetente e parcial pela Suprema Corte (parcial = perseguidor, opressor, corruptor das leis, operador político com a toga) em diversas palestras. Divaldo “condenou” uma pessoa inocente com o seu julgamento arrogante e ignorante. Divaldo saiu abraçado com o Doria em uma foto: Doria, q mandava a equipe de limpeza pública jogar água nos mendigos nas ruas de São Paulo. Em pleno inverno. E q teve a brilhante ideia de fazer ração humana para distribuir para os pobres com restos de comidas vencidas.
    Sinceramente, vejo q grande parte dos espíritas é de gente ruim. Gente com muitos defeitos. Q nem sabem o q é empatia. Mas q buscam o abrigo de uma religião para se ‘protegerem” do maior dos nossos medos: o q vem depois da morte??? Será q terei q sofrer dps de morrer??? Isto apavora. E é por este motivo q vemos tantas pessoas aderindo às religiões. Inclusive ao kardecismo (coloquei de propósito).

SOBRE O AUTOR

..