BLOG

Contexto brasileiro: salve a subjetividade

Os elementos trazidos pela atual conjuntura brasileira são deploráveis, do ponto de vista da qualidade política, levando a escrita sobre a contemporaneidade, ao juízo de responsabilidade, em não disseminar apenas a tristeza alcançada pelos anos todos de negligência social, dos quais cada um de nós fez parte.

Precisamos compreender a dinâmica histórica que atua como um cabo de aço, aquela brincadeira que nos empolga a puxar a corda para o lado que nos convém. Alguns o fazem por escolha, outros por indução, convencimento, cooptação… o certo, é que vence o lado mais forte.

Mesmo essa vitória, contudo, é temporária, como todas as vitórias. E quando se trata de história política, ainda não existiu vitória definitiva. Pois a energia está sempre em curso – mesmo quando o curso é desviado.

Assim sendo, e desse modo compreendendo, não podemos nos permitir ser vencidos pelo rolo compressor de agora. Nenhuma máquina de morte, venceu a todos, e enquanto houver resistência, há possibilidade de renovação, e renovando, poderemos mudar.

Tudo se move encadeado, somos isso, coletividade.

Assuma você também sua parte na luta pela manutenção da esperança e não permita que suas utopias rolem ladeira abaixo. Se há um precipício nos chamando, os cumes não silenciaram. Ouça o futuro falando, olhe na direção do que vale a poesia.

Eis a política da sobrevivência em patamares racionais. Quando não conseguir o que gostaria, salve a subjetividade e garanta o recomeço outro dia.

SOBRE O AUTOR

..