Comunidades exigem entrega de casas prometidas na orla lagunar

Moradores protestam por entrega de apartamentos na orla lagunar. Foto: Repórter Nordeste

Com risco de enchente, moradores das comunidades Favela Mundaú e Sururu de Capote, localizadas na orla lagunar de Maceió, protestam por entrega de apartamentos. Eles vivem um impasse com a Prefeitura desde o início das obras de um programa habitacional. Para que a obra avançasse, os moradores precisam deixar suas habitações precárias e receber auxílio aluguel.

Na prática há atrasos no pagamento do aluguel, dizem líderes comunitários. Os atrasos dificultam bastante a vida de quem está aguardando um novo lar.  A falta de prazos e o risco de perder o pouco que se tem com enchentes preocupam lideranças.

Na manhã de hoje (05), moradores se reuniram em frente a Secretaria Municipal de Infraestrutura, no Centro de Maceió, para protestar. Eles querem dialogar com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional e encontrar soluções para ao problema.

De acordo com uma líder comunitária, viviam quase 2 mil famílias na região e poucas já estão em posse do apartamento. Atualmente, 49 barracos compõe a Favela Sururu de Capote. No ano passado, a comunidade também sofreu com enchentes da lagoa Mundaú. Ao menos 7 bairros –  Levada, Vergel, Ponta Grossa, Trapiche, Pontal da Barra, Fernão Velho e Rio Novo – sofreram com as consequências das chuvas no mês de julho.

Procurada pelo Repórter Nordeste, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) informou em nota que os pagamentos do auxílio moradia estão em dia. Reforçou ainda que os que fizeram o recadastramento após a convocação do órgão continuam recebendo mensalmente.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional (SEMHAB) segue em negociações com as lideranças.

Veja as notas na íntegra:

SEMDES

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social informa que o pagamento do auxílio moradia dos beneficiários está sendo pago normalmente.
Todos os beneficiários que fizeram o recadastramento, após a convocação da Semdes, estão recebendo o auxílio mensalmente.
Caso não tenha recebido, poderá comparecer ao Centro de Atendimento Socioassistencial (CASA) no Centro, na Rua Praia, n 71, próximo a Praça Sinimbú, de segunda a sexta, das 8h às 14h.

SEMHAB

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional destaca que desde o início de 2021 já foram entregues 3.580 moradias, beneficiando 14.320 pessoas. A Secretaria está atenta e disponível para receber qualquer pauta da população de Maceió, assim como informa que será montada uma comissão junto aos moradores para ouvir as demandas e buscar uma solução conjunta, como é a prática e prioridade da gestão.

.