Números do Jornal do Commercio desta quinta-feira (14) mostram que Alagoas tem uma das piores situações fiscais do Nordeste, comprometendo 47,41% de sua sua receita com pagamento de pessoal. Com essa condição, o Estado está acima do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 46,55%. O limite máximo é 49%.
Com isso, o Governo terá de ou aumentar a arrecadação ou não reajustar nem os salários nem fazer novos contratações. É possível que o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) sequer anuncie novos concursos públicos.
Apesar dos números, outros estados estão em situação pior na região. O Rio Grande do Norte (48,01%), Sergipe (48,27%) e a Paraíba (49,83%) estão mais comprometidos que Alagoas.
Pernambuco é o único a região que está dentro da lei: 45,19%. Próximo, mas abaixo do limite prudencial. Por conta do “aperto”, a situação provocou uma suspensão de novas contratações e realizações de concursos públicos até abril, quando será analisado o desempenho das receitas estaduais. Se não mostrarem vigor suficiente para acenarem para um crescimento de, pelo menos, 8%, aumento nos quadros do Estado continuará descartado.









Respostas de 2
NAO ENTENDO, SE ESTÁ COM SITUAÇAO FISCAL RUIM, PORQUE PERDOU A DÍVIDA DOS USINEIROS ? A SITUAÇAO FISCAL É RUIM PRA FAZER CONCURSO, PRA DÁ AUMENTO DE SALÁRIO MESMO SENDO O ESTADO QUE PIOR PAGA O FUNCIONÁLISMO PÚBLICO,MAS PERGUNTE AOS USINEIROS SE ESSE GOVERNO É RUIM !?
É Frederico!! concordo com vc. Enquanto tivermos uma população entorpecida e governantes com laços estreitos com os usineiros. Estaremos sempre com os piores índices sociais. Este governo, realmente, é um dos piores. Temos pela segunda vez o Presidente do Senado, alagoano, mas vamos ver se o nosso estado terá destaque nacional com investimento, Espero que não seja com um curral de bois de ouro, novamente,