Chuvas aumentam riscos e deixam Alagoas em alerta

A Semarh publicou na manhã desta segunda-feira (05) um alerta para a ocorrência de chuvas nas regiões do Litoral, que inclui a região metropolitana, Baixo São Francisco e Zona da Mata de Alagoas. Em Maceió, já choveu 104mm em 24h de acordo com a Defesa Civil. Com a persistência das chuvas aumentam as áreas de alagamento, que já causam transtornos no trânsito da capital, elevam-se também as chances de deslizamentos em área de encostas.

O alerta meteorológico indica que as condições atmosféricas sobre a Região Nordeste do Brasil e áreas oceânicas adjacentes seguem favoráveis a ocorrência de acumulados de chuvas significativos durante esta segunda-feira (05). Segundo a Defesa Civil somente uma ocorrência foi registrada em Maceió: uma queda de muro no bairro do Feitosa, sem vítima.

O órgão continua monitorando as previsões que são favoráveis para a continuidade de chuvas e risco alto de movimentação de massa e alagamentos.

Segundo a Semarh as demais regiões ambientais do Estado de Alagoas devem sofrer variação de nebulosidade e possibilidade de chuva passageira, intercalando com períodos de tempo seco.

O Inmet (Instituo Nacional de Meteorologia) renovou o alerta paro 70 municípios alagoanos com previsão de chuvas entre 20 a 30 mm/h ou de até 50 mm/dia até esta terça-feira (06).

O alerta amarelo é válido para os municípios de:

Anadia, Arapiraca, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Belém, Boca da Mata, Branquinha, Cajueiro, Campestre, Campo Alegre, Campo Grande, Capela, Chã Preta, Coité do Nóia, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Coruripe, Feira Grande, Feliz Deserto, Flexeiras, Girau do Ponciano, Ibateguara, Igreja Nova, Jacuípe, Japaratinga, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Maribondo, Mar Vermelho, Matriz de Camaragibe, Messias, Murici, Novo Lino, Olho d’Água Grande, Palmeira dos Índios, Paripueira, Passo de Camaragibe, Paulo Jacinto, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Pindoba, Porto Calvo, Porto de Pedras, Porto Real do Colégio, Quebrangulo, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, Santana do Mundaú, São Brás, São José da Laje, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Satuba, Tanque D’Arca, Taquarana, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.

Para prevenir riscos, o Instituto instrui que moradores dos munícipios em alerta devem evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas e que evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Para mais informações pode-se entrar em contato com a Defesa Civil (199) e com o Corpo de Bombeiros (193).

 

.