Católicos pedem e praça Dandara vira Nossa Senhora; prefeito é contra

Maioria dos vereadores em Maceió decidiu pela troca do nome da praça Dandara dos Palmares para Nossa Senhora da Rosa Mística. A praça fica no bairro de Jatiúca, área nobre da capital alagoana. Nela existe a Igreja Nossa Senhora da Rosa Mística.

Uma fonte na Câmara disse que a praça é conhecida como Rosa Mística, assim como a paróquia. Um nome determinado pela tradição. Disse ainda que o prefeito João Henrique Caldas (PSB), que vetou a troca do nome, pediu que sua bancada votasse contra a iniciativa dos católicos. Mas o veto foi derrubado.

O blog apurou também que o pedido de alteração do nome atendeu a desejo dos católicos. Um abaixo assinado, com mil nomes, pediu a troca da homenagem.

O defensor público Othoniel Pinheiro disse, pelas redes sociais, que vai entrar com ação popular na Justiça contra a iniciativa.

“A mudança do nome atenta contra o patrimônio histórico e cultural, contra o Estado laico, bem como evidencia claro racismo estrutural e institucional”.

O prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PSB), chegou a assinar decreto alterando o nome da praça, mas voltou atrás após repercussão negativa.

Dandara dos Palmares, mulher de Zumbi dos Palmares, é reconhecida pela história mundial como defensora do Quilombo dos Palmares. Suas técnicas de capoeira além da administração e defesa da fortaleza dos Palmares, erguida na Serra da Barriga (hoje na cidade de União dos Palmares, Alagoas), foram fundamentais para prolongar a sobrevivência deste que é conhecido como o maior quilombo das Américas.

Caçada pelos bandeirantes paulistas, em uma das investidas contra a fortaleza dos Palmares, Dandara cometeu suicídio.

Uma resposta

.