Caso ‘Choquei’: Gigante da tecnologia intensifica diálogo com deputados

A Meta, empresa controladora do Instagram e Facebook, se prepara para uma nova ofensiva contra o Projeto de Lei das Fake News, que tem gerado discussão sobre a regulamentação das redes sociais.

O motivo para o debate ganhar destaque foi a trágica morte de Jéssica Vitória, que foi exposta em uma notícia falsa divulgada pelo perfil “Choquei” no Instagram, perfil esse que possui uma grande quantidade de seguidores.

O Projeto de Lei 2630/2020 – conhecido como PL das Fake News – prevê regulação de conteúdos publicados em redes sociais e outras plataformas digitais.

LEIA MAIS+ Janja rebate comentário irônico de Elon Musk: “Não me surpreende”

A morte de Jéssica causou sérias discussões nas redes sociais e movimentou políticos e causas. O influenciador Whindersson Nunes chegou a pedir por uma “Lei Jéssica Vitória” que regulamente as redes sociais.

Veja o posicionamento de Whindersson: 

Isso motivou ainda mais o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do PL 2630, a considerar que a Câmara dos Deputados está mais preparada para discutir o projeto agora.

No entanto, as grandes empresas de tecnologia enfrentam o desafio de ter que lidar com o apoio político do governo ao projeto.

O presidente Lula solicitou ao atual presidente da Câmara, Arthur Lira, que dê prioridade ao PL 2630 no próximo ano, com o objetivo de sancionar o projeto antes do período eleitoral em 2024.

LEIA MAIS+ ‘Canalhice’: Lula se pronuncia sobre ataques a Janja nas redes sociais

A invasão da conta de Janja da Silva na rede social X (antigo Twitter), impulsionou ainda mais a tramitação do texto. Confrontando a big tech, a primeira-dama está sendo vista como um símbolo da necessidade de regulamentação das redes sociais.

.