Câmara de Estudos Políticos de Alagoas traz ministro Paulo Teixeira para discutir agricultura familiar e economia solidária

Alexandre Câmara /Ascom Vice-Governadoria

A Vice-Governadoria de Alagoas vai promover a terceira edição da Câmara de Estudos Políticos, que desta vez vai contar com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e do governador Paulo Dantas. O evento ocorrerá no Palácio República dos Palmares, no auditório Aqualtune, no dia 4 de setembro, às 16h.

Com o tema “Agricultura Familiar e Economia Solidária como Fatores de Crescimento Econômico”, o encontro vai reforçar o compromisso do governo estadual com o desenvolvimento sustentável e inclusivo. Pela manhã, o ministro Paulo Teixeira vai participar do lançamento do Plano Safra em Arapiraca, com a presença do vice-governador Ronaldo Lessa.

Após a palestra do ministro no auditório Aqualtune, haverá um debate com os presentes, permitindo uma troca de ideias e aprofundamento dos temas discutidos. O debate servirá como objeto de estudo para os doutores que compõem a Câmara de Estudos Políticos, possibilitando uma análise detalhada das informações apresentadas e destacando nuances que possam ser utilizadas em futuros estudos e políticas públicas. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, por meio da Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, que tem à frente o sociólogo Adalberon de Sá Júnior.

Durante a gestão de Paulo Dantas, o Governo de Alagoas tem se destacado por suas ações voltadas ao fortalecimento de cooperativas, economia solidária e agricultura familiar. Diversos programas e iniciativas foram implementados para promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo no estado.

“O cooperativismo sempre foi um dos pontos principais de minha gestão. Em 2022, firmei o compromisso de criar uma secretaria que atuasse exclusivamente com o cooperativismo e assim fiz. Alagoas é um dos estados que mais possuem pessoas inseridas no cooperativismo e é uma das nossas fontes de renda. Milhares de pessoas sobrevivem por meio das cooperativas e, por isso, o nosso Governo dá toda a atenção necessária. Quanto mais fortalecidos, mais o nosso estado se fortalece”, declarou o governador.

Uma das principais iniciativas é o Programa Alagoas + Cooperativa, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics). O programa visa fortalecer o cooperativismo e o associativismo através de ações integradas de formação e capacitação para membros de cooperativas e empreendimentos de economia solidária. Além disso, foi criada a Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, com o objetivo de focar exclusivamente no desenvolvimento desses setores. A secretaria tem beneficiado agricultores familiares e membros de cooperativas com programas de fomento e apoio ao crédito, incentivando práticas de sustentabilidade ambiental, econômica, social e financeira.

Para o vice-governador Ronaldo Lessa, a importância dessa temática de agricultura familiar e economia solidária é prioritária no âmbito da Câmara de Estudos. “Desde a criação da Câmara, priorizamos a economia solidária devido à sua importância para qualquer tipo de economia e desenvolvimento, especialmente na atividade produtiva que precisa ser estimulada. A economia solidária e as pequenas empresas são grandes geradoras de emprego. A agricultura familiar também é um tema constante no governo Paulo Dantas”, afirmou o vice-governador.

No campo da agricultura familiar, a gestão de Paulo Dantas tem implementado políticas de fomento que incluem a abertura de mercados para produtos de cooperativas e apoio a inovações no setor. O cooperativismo em Alagoas gera cerca de 200 mil empregos diretos e indiretos e alimenta mais de 300 mil pessoas, evidenciando a importância do setor para a economia local. Essas ações demonstram o compromisso do governo em promover o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo, fortalecendo cooperativas e a agricultura familiar em Alagoas.

Adalberon de Sá Júnior, secretário executivo do Cooperativismo e Economia Solidária da Sedics, enfatizou que Alagoas é o único estado brasileiro com uma secretaria dedicada ao cooperativismo e à economia solidária, destacando a centralidade dessas temáticas na agenda do governo.

“No momento da história do Brasil, que a gente carece tanto de formação política, de uma base política da nossa sociedade, a Câmara vem cumprir esse papel, trazer temas relevantes para o debate com a academia, com os atores governamentais, trazer a necessária e urgente atenção que precisa ser dada sobre temas relevantes. E a Câmara cumpre esse papel não só em promover esses debates, mas também em se debruçar sobre esses temas para produzir conteúdos e apontar direções para a construção de novas políticas públicas nos órgãos do governo e do Estado”, afirmou.

O secretário ressalta ainda que a Câmara, ao cumprir o papel relevante de promover o debate, coloca luz sobre determinados temas, mas também sobre a produção. “De produção acadêmica, de produção de conteúdo que vá nortear a partir da ciência, a partir dos debates científicos e políticos, a construção de novas agendas públicas e políticas para o estado de Alagoas. Então a câmara cumpre um papel extraordinário conectando a academia e a ciência da agenda do governo e fazendo com que a nossa ação enquanto governo seja voltada para promover resultados naquilo que realmente afeta a vida da nossa sociedade”, concluiu Adalberon de Sá Júnior.

PAULO TEIXEIRA

Paulo Teixeira, atual ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, tem uma longa trajetória política. Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), iniciou sua carreira como subprefeito de São Miguel Paulista entre 1991 e 1993, durante a gestão de Luiza Erundina na prefeitura de São Paulo. Em 1994, foi eleito deputado estadual em São Paulo, sendo reeleito em 1998.

Entre 2001 e 2004, Teixeira ocupou o cargo de Secretário Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano de São Paulo e, simultaneamente, foi diretor-presidente da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB) de 2003 a 2004. Em 2004, foi eleito vereador da cidade de São Paulo.

Desde 2007, Paulo Teixeira exerce o mandato de deputado federal por São Paulo, sendo reeleito consecutivamente em 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022. Em 2011, atuou como líder do PT na Câmara dos Deputados.

No dia 29 de dezembro de 2022, foi anunciado como ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, assumindo o cargo em 1º de janeiro de 2023. Em junho de 2023, foi promovido ao último grau da Ordem do Mérito da Defesa, recebendo a Grã-Cruz suplementar.

.