Após conquistar universo de séries e filmes, tecnologia de streaming invade o mundo dos jogos online

O mercado de streaming conquistou bastante espaço entre os brasileiros, principalmente com plataformas como a Netflix e a Amazon Prime Video. Atualmente, essas produtoras possuem mais usuários do que as empresas que oferecem serviço de TV paga no país. O uso dessa tecnologia, devido à aceitação do público, também está começando a mudar outras áreas da indústria do entretenimento, e um dos exemplos é a forma como os fãs de jogos online, seja de apostas, como oferecem os cassinos online, ou então de eSports, jogam. O crescimento de sites como a Twitch TV é um dos melhores exemplos dessa mudança.

No início de 2018, por exemplo, a Twitch atingiu recordes de audiência e viu um crescimento da plataforma. Foram mais de 86% de usuários com algum tipo de filiação com a empresa subsidiária da Amazon, conforme indicado em matéria disponível em http://blogs.diariodonordeste.com.br/. Dessa forma, é possível verificar como o serviço de streaming ganhou espaço no âmbito de jogos online, seja ele de eSports ou não.

Com faturamento na casa dos bilhões, os jogos online devem atingir, até o final de 2019, mais de 440 milhões de pessoas em audiência. Uma reportagem do jornal Folha de São Paulo, que pode ser acessada em https://f5.folha.uol.com.br/, demonstra como existe um crescimento na área de eSports por todo o mundo, inclusive aqui no Brasil. A tecnologia de streaming, principalmente em tempo real, é um dos mercados que mais chama a atenção, em especial de quem busca entretenimento virtual.

Entretanto, não é apenas o setor de eSports que tem utilizado esse tipo de tecnologia. Portais que oferecem jogos mais tradicionais e casas de apostas online também têm se beneficiado dessa inovação. Plataformas como a da Betfair, por exemplo, que pode ser acessada em https://casino.betfair.com/pt-br/, utilizam live streams para tornar a experiência em cassinos virtuais cada vez mais real, substituindo simulações por transmissões com pessoas reais. Essa estratégia funciona também em plataformas como a Microsoft Mixer, que, com as transmissões via streaming, permite a interação da audiência, como é possível ver em https://mixer.com/.

Mercado de streaming

Enquanto os jogos online começam a explorar o mundo do streaming, a Netflix se consolida no Brasil com mais investimento. Em anúncio oficial, que pode ser lido em https://www.startse.com/, a empresa confirmou o investimento de R$ 350 milhões para produções originais em português. O objetivo é ter cada vez mais presença por aqui e agregar cada vez mais usuários. Atualmente, são mais de 10 milhões de brasileiros que utilizam a plataforma, que é a mais popular em termos de streaming.

Fonte: Pixabay

O que, entretanto, assusta a atual líder de mercado não são as TVs pagas, mas sim outras plataformas. A Amazon Prime Video, por exemplo, chegou no país em 2018 e está conseguindo chamar alguma atenção. Assim como a rival, a empresa que fez sucesso no e-commerce também tem investido em produções próprias. Isso sem contar a presença da HBO, que também é grande quando o assunto é internet.

Com diferentes alternativas, o público brasileiro deve entrar de vez na febre de streamings. Isso não acontece apenas por aqui, já que em boa parte do mundo esses serviços estão cada vez mais comuns e é provável que fiquem ainda mais fortes nos próximos anos, visto que ideias e oportunidades não faltam para essas produtoras estrangeiras.

Deixe uma resposta