Alerta de ‘Maré Vermelha’ é emitido em AL após 191 banhistas serem intoxicados

Um alerta preocupante foi emitido nesta quinta-feira (1º) na Barra de Santo Antônio, Litoral Norte de Alagoas, devido ao surgimento de 191 casos de intoxicação causados por algas marinhas em uma unidade de emergência do município.

Em um curto espaço de tempo (24h), a Secretaria de Saúde prestou atendimento aos banhistas que estavam na Praia de Carro Quebrado e apresentavam sintomas como enjoo, dor de garganta, dor de estômago, tosse, coriza, obstrução nasal e sinais de conjuntivite. Como medida de precaução, uma parte da praia precisou ser interditada.

Veja o alerta da Prefeitura:

Fonte: Assessoria

No alerta emitido, a Prefeitura orienta os banhistas que apresentarem sintomas semelhantes a procurarem a unidade de emergência de São Sebastião, que funciona 24 horas por dia. Além disso, é altamente recomendável evitar frequentar as praias e tomar banho de mar até que a situação esteja normalizada.

“Maré Vermelha”

Esse fenômeno, conhecido como “Maré Vermelha”, ocorreu na Praia de Ipojuca, no litoral pernambucano, na quarta-feira (31). Ele acontece devido a floração de algas nocivas ocorre ao longo de todo o litoral durante um período transitório, geralmente de curta duração.

A proliferação intensa de algumas espécies de microalgas nocivas é favorecida pelas condições ambientais e climáticas, bem como pela temperatura da água do mar, o que resulta na ocorrência desse fenômeno.

.