Alagoas registra os dois primeiros casos de dengue 4

De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica, Cleide Moreira, não há como saber onde os pacientes contraítam o vírus porque eles estiveram, recentemente, em São Paulo e Sergipe. Ambos estão sendo monitorados pela secretaria e passam bem

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, nesta quinta-feira, os primeiros dois casos de dengue tipo 4- um vírus que não circulava no Brasil há 28 anos e que reapareceu, desde agosto de 2010, em nove estados: São Paulo, Roraima, Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, Piauí, Bahia e os vizinhos Pernambuco e Sergipe.

Os dois casos são das cidades de Palmeira dos Índios- no sertão alagoano- e Piaçabuçu- cidade-fronteira a duas cidades sergipanas: Ilha das Flores e Brejo Grande.

De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica, Cleide Moreira, não há como saber onde os pacientes contraítam o vírus porque eles estiveram, recentemente, em São Paulo e Sergipe. Ambos estão sendo monitorados pela secretaria e passam bem.

“Com a introdução do novo vírus é necessária a realização de um trabalho integrado com os gestores municipais de saúde e entidades (sindicatos, igrejas, associações, ONGs e outros segmentos) e a população, no sentido de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.”, disse Cleide Moreira.

“Vamos intensificar as ações, porque com a introdução do vírus tipo quatro, corre o risco de aumentar o número de casos clássicos e graves”, completou.

Nesses três primeiros meses foram notificados 2.188 casos de dengue em Alagoas: 856 foram confirmados, 1.153 estão sendo investigados e 179 foram descartados.

Quanto a forma mais grave da doença: 91 notificações, sete confirmações, 77 estão sob investigação e quatro descartados.

.