A história do dia 1o de abril

Mariana Riscala-Jovem Pan

Hoje é dia 1º de abril, consagrado como o Dia Mundial da Mentira. Há varias suposições sobre a origem do primeiro de abril, mas é fato que cada vez menos as pessoas estão fazendo brincadeiras umas com as outras.

Até hoje, não se sabe ao certo quem contou a primeira mentira na história do 1º de abril. A brincadeira poderia remontar à época dos antigos romanos, que comemoravam na data uma grande festa em homenagem à deusa Vênus. Orgias e diversos tipos de brincadeiras faziam parte da celebração.
Outra explicação aponta a decisão da cidade alemã de Augsburg de unificar a moeda estatal em 1530. A data escolhida para a unificação da moeda foi o dia 1º de abril. No entanto, isso não aconteceu nessa data e muitos especuladores perderam dinheiro e foram acolhidos com gozação e deboche.

Porém, a explicação mais plausível é que o rei francês Carlos IX tenha iniciado essa brincadeira. Com a reforma do calendário gregoriano, ele estabeleceu em 1564 que o Ano Novo, até então comemorado em 1º de abril, passasse a ser comemorado em 1º de janeiro.

Muitas pessoas não ficaram sabendo e comemoraram na antiga data, sendo zombados por aqueles que sabiam da nova data. Ao longo dos anos. a mídia foi responsável pelas brincadeiras de 1º de abril.

Em uma delas, em 1951, Geraldo José de Almeida narrou um jogo pela Rádio Panamericana, onde o Milan ganhou do São Paulo por 8 a 1. Claro que esse jogo só existiu no imaginário do narrador, mas deixou muitos torcedores do São Paulo furiosos com o time.

Nos últimos anos, a brincadeira tem se perdido no tempo e no espaço. E você, qual a mentirinha que costuma contar nesta data?

.