A Grande Família morreu e esqueceram de avisar

Talvez o maior erro desta nova fase tenha sido a traição de Nenê enquanto Lineu estava no hospital

Odair Braz Junior- R7

Era, sem dúvida, um dos melhores programas em exibição da Globo. A Grande Família, desde seu início, sempre foi uma série que chamava a atenção de muita gente por causa do humor, do roteiro bem feito e pelos ótimos personagens. Toda essa receita fazia com que a atração fosse uma das mais vistas do canal durante anos, com ótima audiência.

Mas de uns anos para cá, o seriado já vinha dando sinais de cansaço na fórmula. Normal, acontece o mesmo com muitas séries lá fora, só que por lá, quando isso surge, o caminho a seguir é o do cancelamento. Aqui, a Globo quis usar uma nova estratégia e reformulou A Grande Família, jogando esta temporada alguns anos no futuro. Lineu voltou de um coma, Dona Nenê estava de caso com o médico do marido, Agostinho agora é um empresário de sucesso, Paulão aparece pouco, Tuco virou outra coisa qualquer, Beiçola anda sumido e assim vai.

Talvez o maior erro desta nova fase tenha sido a traição de Nenê enquanto Lineu estava no hospital. O fato deve ter decepcionado muitos fãs, afinal os dois sempre foram um casal exemplar, com um grande amor e que nada parecia abalar. Isso aconteceu no primeiro episódio e pode ter sido um golpe fatal na trajetória do seriado.

Assim, a história toda ficou completamente descaracterizada, meio sem graça, com os personagens desencontrados e não mais à vontade como acontecia anteriormente. O principal lance é que A Grande Famíliaparece mesmo ter perdido o viço, o que a tornava diferente e interessante. E isso não é culpa apenas desta nova temporada. As situações já vinham se repetindo, a diversão aos poucos foi sumindo apesar dos grandes atores que estavam e estão envolvidos na trama. Esses problemas estão presentes nas últimas três temporadas, pelo menos.

Com as novas séries da emissora, como Louco por Elas e Tapas e BeijosA Grande Família parece ter perdido terreno e está hoje num segundo plano. Quando uma atração começa a dar esses sinais, e neste caso os avisos rolam há algum tempo, o melhor é encerrar o seriado de uma boa maneira.

Veja o caso de House, por exemplo. É uma ótima série, ainda dá audiência, tem um grande ator e histórias incríveis, mas vem se repetindo. O resultado? Será cancelada para que não fique uma lembrança ruim na cabeça dos fãs daqui a alguns anos. Esticar A Grande Família muito mais tempo será um desperdício de tudo de bom que o programa deu à emissora.

.