BLOG

‘A cara do monstro está exposta’, diz Renan, associando Bolsonaro a Hitler

Ao usar as redes sociais para criticar a incitação de Jair Bolsonaro para apoiadores irem às ruas contra o Congresso Nacional, o senador Renan Calheiros (MDB) citou o incêndio ao Reichstag, em Berlim, que completa nesta quinta-feira (27), 87 anos.

O episódio é considerado na história alemã um duro golpe contra a democracia. O ataque foi conduzido por um jovem holandês mas Adolf Hitler, que comandava a Alemanha naquele momento, aproveitou o ataque para construir uma teoria da conspiração: a de existiam interessados na derrubada do seu Governo.

Para os nazistas, o incêndio do Reichstag oferecia uma oportunidade única, o que Hitler reconheceu de imediato. A população estava profundamente insegura. E as elites conservadoras de burocratas, políticos e militares temiam uma tomada de poder pelos comunistas, explica o DW

E continua:

Grande parte da população acreditava naquilo que estava escrito nos jornais, ou seja, que os comunistas tinham tentado dar um golpe. Um periódico bávaro aplaudia: “Por isso, saudamos as últimas medidas de emergência”.

O fim das liberdades democráticas era aceito em silêncio. Hitler deixou-se festejar como o salvador da Alemanha diante do perigo do comunismo. Uma sobrevivente de Hamburgo lembra que “a fama de Hitler foi às alturas”. A portaria de emergência do dia 28 de fevereiro de 1933 foi um duro golpe na frágil democracia da República de Weimar e uma importante etapa na caminho para a ditadura nazista.

Uma resposta

  1. Quero que esse nazifacista caia fora do Planalto . Tipos assim o país dispensa..
    Queremos outro governante, com novas eleições.O Brasil precisa de uma pessoa digna que governe em paz.!!!

SOBRE O AUTOR

..