Lasanha ao Creme de Mandioquinha com Alho-Poró

Lasanha ao Creme de Mandioquinha com AlhoPoró

Ingredientes:

 

Molho Branco:

5 colheres (sopa) de Margarina Puro Sabor

5 colheres (sopa) de Farinha de Trigo Finna

2 litros de leite

sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto

 

Creme de Mandioquinha:

2 colheres (sopa) de azeite

3 dentes de alho, picados

1 cebola pequena, picada

1 kg de mandioquinha, picada

2 tabletes de caldo de legumes

Sal

 

Refogado de Alho-Poró:

2 colheres (sopa) de azeite

2 dentes de alho, picados

3 xícaras (chá) de alho-poró, em rodelas

2 tomates, sem sementes e picados

sal e salsinha picada a gosto

 

Para a Montagem:

1 embalagem de Lasanha de Sêmola Estrela (500g)

400g de presunto, em fatias

queijo parmesão, ralado

 

Modo de Preparo:

 

– Comece preparando o molho branco. Numa panela média, aqueça margarina e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acerte o sal, tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada, retire do fogo e reserve.

 

– Prepare o creme de mandioquinha. Numa panela de pressão, aqueça o azeite, refogue 3 dentes de  alho e  cebola. Junte a mandioquinha, caldo de legumes, 1 ½ litro de água e deixe cozinhar até a mandioquinha ficar bem macia. Retire do fogo e bata tudo no liquidificador até formar um creme, acerte o sal, se necessário e reserve.

 

– Prepare o refogado de alho-poró. Numa frigideira média, aqueça o azeite e refogue o alho. Junte o alho-poró e os tomates e deixe refogar por 5 minutos. Acerte o sal, salpique salsinha, mexa delicadamente e reserve.

 

– Monte a Lasanha de Sêmola Estrela num refratário grande e fundo. Divida o molho branco e o creme de mandioquinha em 3 partes, as tiras de lasanha em 4, as fatias de presunto e o refogado de alho-poró em 2.

 

– Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho branco, fatias de presunto, tiras de lasanha, creme de mandioquinha, refogado de alho poró, tiras de lasanha, molho branco, fatias de presunto, tiras de lasanha, creme de mandioquinha, refogado de alho poró, tiras de lasanha, molho branco, creme de mandioquinha e finalmente queijo parmesão. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos.

 

– Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.

 

Rendimento: 15 porções

Preparo: Forno & Fogão

Tempo de Preparo: 1 hora e 50 minutos

Grau de Dificuldade: Elaborado

Calorias por Porção: 388kcal

.