Dilma inaugura Canal do Sertão na próxima 3ª. Veja programação

O Governo liberou, na noite desta sexta-feira (8), a programação da visita da presidente Dilma Rousseff a Alagoas, que acontece nesta terça-feira (12), a partir das dez da manhã.

Dilma inaugura, ao lado do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), os primeiros 65 quilômetros do Canal do Sertão. A solenidade acontece no Povoado Alto dos Coelhos, em Água Branca.

A solenidade terá, lado a lado, Vilela e o senador Fernando Collor (PTB), que vêm disputando a paternidade do Canal (Collor diz ter autorizado a obra quando era presidente da República; Vilela foi o primeiro a inaugurar a maior obra hídrica de Alagoas).

Ambos tentam antecipar a agenda eleitoral de 2014 e ter Dilma no palanque.

Segundo o Governo, os 65 quilômetros inaugurados fazem parte dos dois primeiros trechos, já concluídos.

A terceira etapa foi iniciada, com serviços em andamento e recursos garantidos pelo Ministério da Integração Nacional até o km 78. Quando estiver concluído, o canal alcançará a marca de 250km de extensão, ligando Delmiro Gouveia a Arapiraca.

O Canal do Sertão entrou em operação no último dia 28 de janeiro e, até agora, já teve um investimento de cerca de R$ 1 bilhão, incluindo a contrapartida de R$ 100 milhões do Estado. A construção, inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), é a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas e uma das maiores do Nordeste.

O início da operação já permite a distribuição de água ao longo dos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha e Água Branca, já na divisa com Olho D’Água do Casado. O Canal do Sertão, porém, vai beneficiar 42 cidades e mais de um milhão de alagoanos, melhorando a qualidade de vida da população sertaneja e desenvolvendo a economia regional.

Ao longo dos dois primeiros trechos da obra, foram instaladas sete comportas que serão equipadas com sensores de nível de água e três estações de tomada d’água, utilizadas como pontos de coleta de água para irrigação. Para possibilitar o acesso aos povoados próximos, foram construídas passagens sobre o Canal que permitem a travessia segura de veículos e pedestres.

.