A mais nova lista dos 140 gestores públicos que tiveram suas contas rejeitadas, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em Alagoas, traz sobrenomes de peso da política local, velhos frequentadores da lista (como o ex-prefeito de Traipu, José Afonso Freitas Melro), o ex-deputado federal e ex-prefeito de Pilar, Carlos Alberto Canuto, e até mesmo o irmão de um desembargador.
A lista do TCU de 2012 traz a ausência do nome do deputado estadual João Beltrão (PRTB), que já teve as contas rejeitadas pelo tribunal e, pelo visto, conseguiu resolver a pendência com a União- pendências estas detectadas quando ele era prefeito de Coruripe.
A lista foi entregue nesta terça-feira, pelo TCU, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que utiliza o material como critério para aprovar (ou não) o registro eleitoral de um candidato.
Isso significa que, mesmo ganhando uma eleição, sem o registro, o candidato não assume o cargo.
Os famosos
A lista do TCU cita José Rafael Torres Barros, um dos chefes do esquema de falsificação da licitação da merenda escolar descoberto em 2005 pela Polícia Federal- na Operação Gabiru.
Há ainda o ex-prefeito de Olho DÁgua, Welington Damasceno Freitas, o Xepa- irmão do desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas e irmão do deputado Inácio Loyola; e o ex-prefeito de Paripueira, Henrique Manso, filho do desembargador Orlando Manso.
Ex-gestor do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica, Mário César Jucá, também aparece na lista dos gestores que tiveram suas contas desaprovadas pelo TCU.
Aparece ainda o ex-prefeito de Satuba, Adalberon de Moraes Barros, acusado de matar e queimar, no próprio carro, o professor de Educação Artística, Paulo Bandeira, em junho de 2004, por denunciar o desvio de recursos da Educação.
O ex-prefeito de Maceió, na década de 80, Djalma Falcão, também aparece na lista do TCU, com duas contas não aprovadas.
Há ainda: o ex-prefeito de União dos Palmares, Afrânio Vergetti; de Dois Riachos, José Damacena Filho; de Santana do Ipanema, Marcos Davi Santos; de Olivença, Mailson Bulhões de Oliveira.







