Paul McCartney: 70 anos

Diário de Pernambuco

Paul McCartney comemora nesta segunda-feira (18) 70 anos. Foram três casamentos (Linda Eastman, Heather Mills e Nancy Shevell), quatro filhos (James, Stella, Mary e Beatrice), muitos parceiros musicais (Quarrymen, Beatles, Wings, The Firemen, etc). A vida de Paul McCartney é movimentada nos palcos e fora deles. Relembre alguns fatos importantes.

1942 – Nasce James Paul McCartney no dia 18 de junho no hospital Walton, em Liverpool, na Inglaterra. A mãe, Mary, era enfermeira. O pai teve várias profissões e era também músico amador. Paul tem um irmão dois anos mais novo, Michael.

1956 – Aos 14 anos, Paul perde a mãe, vítima de complicações de um câncer de mama. Escreve para ela a canção I lost my little girl. Anos mais tarde, sonharia com a mãe, o que inspirou a letra de Let it be: “mother Mary comes to me…” (mãe Maria vem ao meu encontro…)

 

1957/1960 – Conhece John Lennon em uma festa da igreja e entra na banda The Quarrymen. Os dois começam a compor juntos. Um ano depois, George Harrison, amigo de Paul, entra na banda. Em agosto de 1960 o grupo muda o nome para The Beatles.

1962 – Ringo Starr entra nos Beatles e o quarteto chega a sua formação definitiva. Assinam contrato com uma grande gravadora. Lançam alguns singles, incluindo Love me do, e tem início na Inglaterra a Beatlemania.

1964 – I want to hold your hands chega ao topo das paradas dos Estados Unidos e o grupo faz sua pimeira viagem ao país, sendo recebidos por mais de quatro mil fãs no aeroporto de Nova York. A beatlemania se espalha pelo mundo.

 

 

1969 – Paul conhece Linda Eastman, fotógrafa norte-americana. Três meses depois os dois estão morando juntos. O casamento civil acontece em Londres. Os Beatles lançam Abbey Road, o décimo primeiro disco de estúdio da banda. O ano também contou com rumores que Paul havia morrido.

1970/71 – Os Beatles oficialmente terminam. Lançam Let it be, último disco da banda, pouco depois do anúncio oficial. Em abril, Paul lança McCartney, seu primeiro disco solo, que fica por três semanas como o álbum mais vendido dos Estados Unidos. Em maio do ano seguinte, ele lança Ram com ataques a Lennon e Yoko Ono.

1973 – Vai com a banda Wings para Lagos, capital da Nigéria, para gravar o disco Band on the Run, que é lançado em dezembro do mesmo ano. Grava Live and let die para um filme de James Bond, até hoje um dos seus maiores sucessos.

1980 – Em dezembro, John Lennon é assassinado a tiros na frente do edifício Dakota, em Nova York. O assassino, Mark Chapman, foi preso minutos depois, sentado na calçada do prédio. Anos mais tarde, Paul disse que passou o dia em frente à TV chorando e acompanhando as notícias da morte de John.

1981/ 1983 – Wings acaba oficialmente em 81. No mesmo ano começa a trabalhar com Stevie Wonder com quem lança, no ano seguinte, o hit Ebony and ivory. Em 1983 grava duas músicas com Michael Jackson: The girl is mine e Say, say, say.

 

 

1997 – Em março, a Rainha Elizabeth oferece a Paul o título de Cavaleiro do Império Britânico. Desde então, ele é deve ser chamado de “Sir”.

1998 – Morre Linda McCartney, vítima do câncer de mama. Os dois foram casados por quase 30 anos, gravaram mais dezenas de músicas juntos e tiveram três filhos, além de Paul ter adotado Heather, filha do primeiro casamento de Linda.

2001 – 
Em outubro, Paul McCartney organiza um grande show em Nova York para ajudar na reconstrução da cidade após os atentados terroristas do 11 de Setembro. Amigos como Eric Clapton, Elton John, Mick Jagger e David Bowie participam do evento. Em novembro, morre George Harrison.

Abril de 2012 –
 Paul McCartney vem pela primeira vez ao Nordeste do Brasil para fazer dois shows da turnê On The Run no estádio do Arruda para mais de 100 mil pessoas.

 

 

 

.