BLOG

Projeto em defesa da juventude negra gera polêmica em Alagoas

A Secretaria da Mulher e Direitos Humanos em Alagoas, leva adiante um projeto que tem como objetivo dizer que a vida da juventude negra importa.

Mas o que pareceu curioso ao blog, foi o evento promovido e a repercussão do mesmo entre intelectuais e militantes.

Abaixo, o chamado ao evento, com link para inscrição, inclusive:

” O projeto “Juventudes Negras: Vidas Importam” dá mais um passo largo em favor da juventude periférica da capital.

O Rapper GOG, premiado poeta do rap nacional e importante ativista do meio cultural, vem a Maceió para uma roda de conversa com jovens negros e estudantes de escola pública das regiões menos favorecidas de Maceió.

O encontro tem data marcada: dia 06/09, a partir das 18h30, no Jatiúca Hotel & Resort.

Para participar você deve se inscrever pelo link abaixo. Corre, pois as vagas são limitadas!

https://doity.com.br/juventudes-negras

Participe e aproveite este dia especial com GOG para falar sobre sua comunidade!”

Falas contrárias, foram manifestas na rede social facebook. Pois o local escolhido para a roda de conversa é um luxuoso hotel na área considerada nobre da cidade, o que parece distópico.

Com ironia, escreveu o antropólogo Edson Bezerra, que é professor doutor e tem pesquisa com temáticas periféricas

Edson Bezerra Bezerra …. gostei do local. Morre muito negro e pobre na Ponta Verde. Além de que, maioria dos moradores de lá são pretos, pobres e periféricos. Eita povinho burro da porra!!! É promoção de qual entidade mesmo?

Militante e engajado na causa da juventude negra, registrou Geysson Santos:

Geysson Santos Esse evento só comprova o descompromisso que o governo do Estado, tem com os corpos negros.
Trazer o GOG pra falar na ponta verde é só mais uma característica do racismo institucional. 

Genocídio não é festa, é crueldade.

No entanto, a blogueira performática da periferia maceioense, Alyne Sakura, fez importante mediação:


Alyne Sakura
 Se vamos falar sobre os jovens negros, então vamos para onde eles estão. Pois são os jovens negros das quebradas que estão abandonando as escolas, são os jovens negros das quebradas que estão morrendo.

Nós do blog seguimos com o engajamento social em defesa da vida e torcemos para que o projeto ouça as vozes dissonantes e fortaleça a luta, pois precisamos estar juntos.

Secretaria responde

Sobre o evento Juventudes Negras: Vidas Importam

O projeto Juventudes Negras: Vidas Importam foi idealizado pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) com o intuito de abrir um canal de diálogo com os jovens negros que moram na periferia de Maceió. Está dividido em várias etapas. A primeira delas, ainda em andamento, são escutas dos jovens negros dos bairros periféricos. Desde julho, a Semudh tem ido a escolas e associações em diversos locais da periferia, tais como: Escola Benedita de Castro – Clima Bom e Região; Escola Estadual Rubens Canuto – Benedito Bentes e região; Barraca da Celina no Projeto Lagoa Aberta – Vila Brejal e região; Grota Canaã; Escola Nosso Lar – Levada e Vergel ; Escola Estadual Geraldo Melo – Graciliano e região; Associação Paulo Bandeira – Benedito Bentes I e II; Escola Estadual Maria José das Graças- Jacitinho e região.
Concomitantemente a essa etapa de escutas, a Semudh está organizando a Roda de Conversa com o rapper GOG, personalidade que conhece a periferia brasileira. Para isso, escolheu um lugar agradável e
acessível a pessoas com deficiência, garantindo a inclusão dos diversos públicos que são atendidos pela Secretaria. Um espaço adequado que comporte 200 a 300 pessoas, confortavelmente.
A terceira etapa desse projeto é realizar oficinas temáticas com esses jovens, durante um seminário ainda este ano. E para 2020 está previsto a efetivação do
Fórum Estadual sobre a Juventude Negra, num local que comporte cerca de 500 pessoas, incluindo pessoas com deficiência.

VEJA TAMBÉM

SOBRE O AUTOR

..