60% dos precatórios do Fundef vão para professores, diz Teófilo

Direcionar 60% dos precatórios do Fundef para o rateio entre os professores da rede municipal de Arapiraca é um dos principais compromissos do prefeito Rogério Teófilo com a categoria para este ano. A intenção do gestor foi reforçada na manhã desta segunda-feira (23) durante audiência pública organizada pelo deputado federal João Henrique Caldas no Clube dos Fumicultores.

Durante o evento, que contou com a participação de representantes do Sinteal, CUT, Legislativo Municipal e OAB, estiveram presentes professores de vários municípios da região e até mesmo do município pernambucano de Itaíba.

Ao tomar a fala, o prefeito arapiraquense ressaltou que por se tratar de recursos públicos, no ano passado foi assinado um acordo entre a Procuradoria do Município e o Sinteal, solicitando a permissão para o rateio do valor entre os professores. “Fomos o primeiro município do Nordeste a tomar essa iniciativa. Não temos nenhuma dúvida que os 60% dos precatórios serão distribuídos entre os professores. Só precisamos de segurança jurídica para fazer o rateio”, garantiu o prefeito.

O rateio também foi defendido pelo presidente do Sinteal, André Luiz da Silva. “O sindicato vê com bons olhos a iniciativa do prefeito Rogério Teófilo, que há um ano esteve conosco para formalizar a intenção em ratear parte dos recursos com a categoria”, afirmou.

Educação como prioridade

A partir do dia 1º de abril deste ano entrou em vigor a Lei nº 3.285/2018, estabelecendo reajuste salarial na ordem de 6,81% aos servidores da Educação. Com a medida, Arapiraca foi a única no Estado de Alagoas a conceder um reajuste naquele percentual.

O reajuste beneficiou 3.562 servidores, sendo 2.458 ativos e 1.104 aposentados/pensionistas, que no último dia 1º de maio já receberam seus salários com o reajuste já implantado em seus contracheques.

Fonte: Assessoria

.