BLOG

3 personagens podem resolver falta de água e luz no norte de AL

Na cidade de Tuntum, no interior do Maranhão e bastante influenciada pelo Pará, Maragogi é conhecida como “o Caribe brasileiro”.

É assim também em São Luís, a capital. Existe quem nunca tenha tomado um banho na praia de Antunes, no litoral da bela cidade na área Norte de Alagoas, e a descrição das águas é linda demais.

Alagoas é um dos estados do Nordeste que mais atraem turistas pelo Brasil. Nas revistas que circulam dentro dos aviões, praias, gastronomia e lazer são as principais atrações.

A realidade, porém, é outra.

Neste final de ano, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) não tinha serviços de emergência para resolver a falta d’água em Matriz do Camaragibe, Paripueira e São Luiz do Quitunde, ambas na rota de Maragogi.

Ouvidos, os moradores dizem, que no final do ano, problemas com a água e a luz na região são comuns. Repetem-se há décadas.

A voz do povo parece ter razão. Neste domingo, o litoral norte registrou um apagão.

A Casal funciona em parceria com a iniciativa privada. O senso comum diz que deveria funcionar.

A Ceal foi privatizada. Vamos assistir aos próximos passos.

Na política, a região norte de Alagoas teve como deputada estadual mais votada Cibele Moura.

Cibele é filha de Abrahão Moura, colecionador de prefeituras na região e dono da SMTT em Maceió.

O desembargador do Tribunal de Justiça, Klever Loureiro, tem um filho na prefeitura de Japaratinga e ele mesmo frequenta bastante o litoral norte, principalmente no Carnaval, quando os problemas de água e luz afetam ainda mais os moradores e turistas que vão para Maragogi e outras praias do belo litoral em direção a Pernambuco.

São representações de peso que podem e devem chegar junto ao governador Renan Filho (MDB). Os moradores se acostumaram estranhamente a viverem na rusticidade.

Não se pode apostar num turista que olhe uma cidade sem água ou luz como um desejo de Deus.

Hora destes personagens construírem uma agenda comum para o litoral norte. Melhorar a oferta de serviços básicos exige posição política, não necessariamente eleitoral.

Água e luz precárias são problema dos homens.A falta delas não pode virar um hábito estranho, incorporado na paisagem.

Aviso da Casal: São Luiz do Quitunde tem sistema próprio e abastecimento, não fazendo parte do sistema da estatal alagoana

SOBRE O AUTOR

..