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“Você só precisa ser branca para vencer”: propaganda de creme branqueador gera polêmica

BBC BRASIL

só precisa ser branca para vencer”. A frase, dita em um comercial de creme branqueador na Tailândia, gerou polêmica e reacendeu o debate sobre racismo no país.

A busca por uma pele branca é quase obsessiva na Tailândia.

Diversos cosméticos nas prateleiras de farmácias e perfumarias prometem clarear a pele. As mulheres tailandesas expostas ao sol diariamente tentam dissimular a cor da pele com maquiagem branca, evidenciando a diferença do tom entre o rosto e o corpo.

A busca por uma pele de porcelana e o racismo introjetado em mensagens deste tipo ganhou uma nova dimensão com o lançamento de mais um comercial que promete “embranquecer” os tailandeses.

“(A campanha) sugere que as pessoas de pele escura são perdedoras, é definitivamente racista”, escreveu um usuário da rede social tailandesa pantip.com, onde a campanha virou polêmica.

Na propaganda do creme clareador, uma famosa atriz local afirma: “Sabe de uma coisa? Para estar onde estou agora a competição foi muito alta. Não é fácil ficar aqui por um longo tempo. E uma vez que eu parar de tomar conta de mim mesma, tudo o que tenho dedicado, (ao) investimento da (minha) brancura, tudo se acabará”.

Neste ponto, a câmera mostra outra atriz, que pouco a pouco vai se tornando ainda mais pálida, enquanto a atriz famosa vai se tornando negra. A mensagem final da propaganda resume: “Você só precisa ser branca para vencer”.

No Twitter, um popular blogueiro inglês radicado no país, Richard Barrow, qualificou a campanha como a “mais racista que eu já vi”.

“Os tailandeses tiveram a cabeça ‘perfurada’ há muito tempo pela ideia de que a brancura te faz belo (…) Branco é mais bonito. Negro não é bonito”, escreveu um usuário chamado Ban Bua Ver Chomph.

Vários usuários pediram um boicote às empresas que defendem o branqueamento da pele.

A empresa produtora do creme teve de se retratar após a polêmica. Por meio de uma nota pública, a Seoul Secret pede desculpas pelo “erro”.

Após afirmar que a empresa não tinha o objetivo de enviar uma mensagem racista, na mesma nota, a Seoul Secret reafirma que aparência é um elemento importante para o êxito – neste caso, ser branco.

“O que tentamos transmitir é que automelhoria em termos de personalidade, aparência, habilidades e profissional é crucial”, diz o documento. Após a polêmica a empresa decidiu retirar de circulação o vídeo e suspendeu outros materiais publicitários relacionados à campanha.

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