BLOG

Você conhece o Coletivo Mulheres que Escrevem?

No dia 29 de março de 2025 o Coletivo Mulheres que Escrevem completará seis anos de existência.

Em uma sociedade que reitera a misoginia através de variados recursos, formar e manter um conglomerado cultural com esta característica é uma ação política de resistência que amadurece e avança, pedindo novos recursos para manifestar a criação.

O que temos feito?

Vivemos um período basilar no qual muitas mulheres partilharam experiências e vivências, gerando o amálgama das energias criadoras sob olhares críticos com relação ao mundo e à literatura, pois na sociedade capitalista não podemos viver de enganos e nem sempre basta o reflexo da beleza para que uma coisa seja verdadeiramente bela.

Compreendemos parte do que luta no lado contrário do nossos desejos e projetos, mas também identificamos as estratégias de fortalecimento, que passam sempre pela materialização da escrita, alimentando a irmandade da proposta.

Celebramos a beleza e a poesia da continuidade em grandioso luau nas areias mornas da praia de Jatiúca, em Maceió. Assim como fizemos o sarau na beira do mar, no Marco dos Corais, na praia de Ponta Verde e em outros ambientes onde fomos recebidas com carinho, no incentivo da prática cultural festiva, que também é caráter da vivência literária.

Mas agora chegou o momento de organizar a primeira publicação coletiva, e estamos arregimentando força e coragem para iniciar o processo de luta pelo financiamento aberto, participativo, no qual qualquer indivíduo poderá incluir o seu nome na página dos incentivadores culturais e fazer vingar a voz das mulheres que escrevem Alagoas e o mundo, através do abraço social.

Este é o desafio do sexto ano de vida e todas as colaborações serão bem-vindas, porque a nossa escrita não tem fronteiras!

Para saber mais sobre o Coletivo Mulheres que Escrevem o contato é público: (82) 98808-4903

VEJA TAMBÉM

SOBRE O AUTOR

..