Violência no México: mais de 40 corpos encontrados em sacos plásticos

Os crimes geraram uma mobilização de todas as forças de segurança, entre as quais o Exército mexicano e as polícias Federal, estadual e municipal de Monterrey, que isolaram o local

Por volta de 49 corpos mutilados foram encontrados ontem numa estrada do Norte de México, próxima à zona metropolitana de Monterrey, a terceira cidade mais povoada do país. Segundo a Procuradoria do Estado de Nuevo León, 43 das pessoas mortas são homens e seis, mulheres. Inicialmente, as autoridades haviam contabilizado 37 corpos, abandonados na madrugada dentro de sacos plásticos pretos.

A identificação dos cadáveres foi difícil pelo estado em que se encontravam. Os achados estavam em uma zona deserta da rodovia Cadereyta-Reynosa, a 180 quilômetros da fronteira com os Estados Unidos. Foi encontrada no local uma mensagem do tráfico de drogas, porém o conteúdo deixou de ser revelado pela Procuradoria.

Os crimes geraram uma mobilização de todas as forças de segurança, entre as quais o Exército mexicano e as polícias Federal, estadual e municipal de Monterrey, que isolaram o local.

Violência cresce

A violência no México cresce de maneira inesperada, e tem se agravado tanto devido ao narcotráfico quanto também devido a outras ações criminosas.

“O desânimo social já chegou em níveis nunca vistos neste país”, advertiu Alejandro Martí, presidente da organização não-governamental (ONG) México SOS, que teve um de seus filhos sequestrado e morto.

O problema vem aumentando desde dezembro de 2006, quando o presidente Felipe Calderón tomou posse e enviou a campo cerca de 100 mil militares e policiais para combater o narcotráfico. Até agora, os confrontos deixaram pelo menos 28 mil vítimas fatais, segundo dados oficiais.

As ONGs também denunciaram que a escalada de violência que atinge o país se deve em parte ao descumprimento do Acordo Nacional pela Segurança, Justiça e Legalidade, firmado em 2008 como uma tentativa de melhorar o quadro. (das agências de notícias)

.